Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA
sexta-feira, 26 de junho de 2009
12 truques para o Firefox 3
Conheça funções escondidas ou não exploradas que tornam a navegação mais completa. O Firefox 3 foi lançado há duas semanas, o que faz com que a fase do deslumbramento pelas novidades já tenha passado e, entre os entusiastas, comece a aparecer um desejo de procurar pelas funções escondidas ou não exploradas no software. Entre as dicas compiladas abaixo, é possível fazer com que o navegador abra seu Gmail ao encontrar um link mailto: ou encontrar uma brincadeira escondida sobre robôs, entre outros truques. Antes de começar, um conselho: uma das maneiras mais fáceis de hackear o Firefox 3 é pelo "about:config", que permite que o usuário altere muitas configurações e preferências do browser. Para usar o "about:config", você precisará repetir alguns passos básicos: 1. Na barra de endereços, digite "about:config" e aperte Enter 2. Uma mensagem que diz "Isto pode anular sua garantia!" aparecerá. Ignore o alerta sem muito sentido (não estamos lidando com um software aberto, afinal?) e clique em “Serei cuidadoso, eu prometo!”
3. Na caixa de filtro, digite o nome da propriedade que quer ajustar. Você verá a função aparecer no grande campo central abaixo. (Caso o nome da mudança seja muito longo, a digitação da sua primeira parte gerará uma lista) 4. Faça as mudanças como instruído. 1. Klaatu barada nikto! Você pode não saber, mas o Firefox tem um mascote - um robô que você encontra como "easter egg" (nome para brincadeiras escondidas) no Firefox 3. Na barra de endereços, digite "about:robots" e você verá o avatar do robô com sua pele prateada e suas antenas vermelhas. As frases listadas na brincadeira vêm de livros e filmes da cultura pop que tratam de robôs, como "Blade Runner", "Eu, robô" e "O guia do mochileiro das galáxias". Caso preste atenção ao título da página, verá que se trata de uma frase sem muito sentido em português ou inglês, certo? Mais ou menos. A frase foi usada por Helen Benson no clássico de ficção científica "O dia em que a terra parou", em ordem para que o robô Gort não destrua a Terra. 2. Firefox 3 integrado ao Yahoo Mail Sabe quando você clica em um endereço de e-mail na web e imediatamente seu Outlook abre uma tela criando uma nova mensagem para aquele endereço? Com o Firefox você pode fazer o mesmo com o seu webmail.
O navegador já traz integração nativa ao Yahoo Mail - se você souber procurar. Também funciona com o Gmail, extra-oficialmente. Siga os passos: 1. Selecionar Ferramentas, depois Opções e clicar no ícone Programas 2. Clicar em “mailto” e selecionar Usar o Yahoo! Mail 3. Clicar em OK 3. Firefox 3 integrado ao Gmail O Gmail não aparece na lista do “mailto”, mas você pode usar um truque para configurá-lo. Siga os passos: 1. Na barra de endereço, digite “about:config” e aperte Enter e ignore o alerta de garantia; 2. Na caixa de filtro, digite “gecko.handlerservice” 3. Entre as opções da lista, selecione: gecko.handlerServiceAllowRegisterFromDifferentHost Isso mudará o valor de falso para verdadeiro 4. Volte à barra de endereços, copie e cole o código abaixo e aperte Enter: javascript:window.navigator.registerProtocolHandler("mailto", "https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s","GMail") 5. Abaixo da barra de endereço aparecerá uma mensagem perguntando se você quer adicionar o Gmail como aplicação para o “mailto”. Clique em Adicionar Programa 6. Repita o procedimento do item anterior, selecionando Usar Gmail. 4. Usar o botão de identificação de sites para baixar gráficos e mídia Uma das funções mais legais do Firefox 3 é o botão de identificação do site, à esquerda do link na página da barra de endereços. Além das informações sobre o site, este botão traz alguns outros truques interessantes. Clique nele e em seguida opte por Mais Informações. Nesta tela você verá uma série de botões na parte superior. Veja o que você pode fazer com eles:
Uma das extensões populares da versão anterior do Firefox era o DownloadThemAll, que permitia baixar todos os gráficos da página. Com o Firefox 3, isso pode ser feito sem add-on. Clique no botão de Mídia da Página de Informações. Será exibida uma lista com todos os gráficos da página. É possível ver uma prévia de cada uma delas e salvá-las individualmente (com o botão Salvar Como) ou em grupo, usando a tecla Ctrl e selecionando Salvar Como. Para baixar todos, aperte Ctrl-A e selecione Salvar Como. 5. Acessar detalhes de uma página Se você está no ramo da criação de sites, há muitas informações úteis que você pode saber sobre uma página - a do seu concorrente, por exemplo - e o Firefox 3 dá acesso a elas. Informações como as metatags usadas, quando a página foi alterada ou o tamanho da página (em kilobytes) são dados úteis que podem ser encontrados na aba de informações na aba Geral. 6. Diminua o botão Voltar O botão de Voltar do Firefox 3 parece uma flecha “bombada”. Se isso te incomoda, você pode reduzi-la ao tamanho normal. Clique em um espaço em branco com o botão direito, selecione Personalizar e clique na caixinha Ícones pequenos. O botão Voltar ficará menor, mas todos os demais também. 7. Encontre todas as suas senhas Se você é como a maior parte das pessoas, você tem diversas senhas associadas a sites diferentes. O Firefox lembra suas senhas, portanto você será autenticado automaticamente nos sites. Mas e se você precisar se logar em outro PC? Com o Firefox 3 você pode recuperar suas senhas e usuários. 1. Selecione Ferramentas, clique em Opções e depois clique no ícone de Segurança 2. Na seção de Senha, clique em Senhas Memorizadas. Aparecerá uma lista com sites e nomes de usuário lembrados pelo navegador 3. Clique em Exibir senhas. Uma tela de alerta questionará se você quer mesmo exibi-las. Clique em Sim. Você verá a lista de URLs, com nomes de usuário e senhas ao lado. Anote ou copie a lista - e guarde-a em um lugar seguro.
8. Mude o número máximo de resultados da Barra Sensacional A nova barra de endereços do Firefox - que de tão inovadora ganhou da própria Mozilla o modesto apelido de Barra Sensacional - também pode ser personalizada. Antes, algumas informações sobre ela: nas outras versões do Firefox, conforme você digitava um texto, uma lista de URLs começadas da mesma forma aparecia à medida que a digitação progredia. Por exemplo, se você digitasse um “c”, todos os sites começados em “c” eram listados. E daí em diante. Mas em vez de exigir que o usuário lembre a URL da página que visitou, a Barra Sensacional vasculha o endereço, o título, as tags e o conteúdo das páginas atrás de palavras-chave digitadas pelo usuário. No modo padrão, a barra traz até 12 resultados possíveis, mas você pode alterar isso. 1. Digite “about:config” na barra de endereço e clique em “Serei cuidadoso, eu prometo!” 2. Copie e cole o texto a seguir no campo de filtro: browser.urlbar.maxRichResults 3. Dê um clique duplo no resultado e digite o número de resultados que você deseja visualizar. 9. Retirar os favoritos da Barra Sensacional Se por alguma razão você não quer que os seus favoritos apareçam na Barra Sensacional, há uma forma simples de bani-los. Baixe e instale o add-on Hide Unvisited 3 e somente páginas visitadas recentemente aparecerão. Lembre-se que se você visitou favoritos recentemente, eles entrarão na lista. Se você preferir fazer o procedimento sem a ajuda de add-ons, siga as instruções: 1. Digite “about:config” na barra de endereços 2. Copie e cole o texto a seguir: browser.urlbar.matchOnlyTyped 3. Clique duas vezes no resultado para mudar o valor de falso para verdadeiro
4. Limpe seu histórico. A partir de então, só os sites vistos recentemente aparecerão, os favoritos não. 10. Matando (mais ou menos) a "barra sensacional" Se você é o tipo de pessoa retrô, é fácil matar a "barra sensacional", nova barra de endereços do Firefox, o que fará com que ela pareça e tenha as mesmas funções do antigo Firefox. O add-on "oldbar" fará com que a nova ferramenta pareça com a do Firefox 2. A mudança, vale avisar, é apenas estética, já que, nos bastidores, o Firefox 3 continuará aplicando um algoritmo para determinar quais endereços serão reproduzidos, apenas tirando os detalhes. 11. Force antigas extensões a trabalhar com o Firefox 3 Ao ser instalado, o Firefox 3 checa se antigas extensões foram atualizadas para a nova versão do navegador. Se elas ainda não forem compatíveis, são desabilitadas. Se você gosta de viver perigosamente, pode mudar uma série de configurações para forçar o Firefox a usar as antigas extensões. Esteja avisado, porém, que fazer isto pode causar problemas de compatibilidade e outras questões. Vá ao "about:config" e mude ambos os parâmetros para falso clicando duas vezes sobre eles: extensions.checkCompatibility extensions.checkUpdateSecurity Se você não quer mexer no "about:config" mas ainda assim que forçar antigas extensões a funcionar no Firefox 3, instale a extensão Nightly Tester Tools. 12. Altere e nova função Zoom do Firefox 3 O Firefox 3 conta com algumas novas funções de zoom muito interessantes, que ampliam tanto imagens como textos. Mas se isto não é tudo que você quer fazer, ou você não gosta e de alguma função, elas podem ser hackeadas. Você pode aproximar ou afastar de páginas no Firefox usando os comandos Crtl+ ou Ctrl-, ou selecionando o menu Zoom em View. Quando você dá um zoom em uma página específica (como idgnow.com.br), a próximo ver que você voltar ao domínio, o Firefox 3 se lembrará da sua configuração. Você pode preferir, no entanto, que o navegador sempre reproduza uma página com zoom normal, independente de como ela foi reproduzida na última vez. Para tanto, mude a função "browser.zoom.siteSpecific" clicando duas vezes sobre ela dentro do "about:config".
Dica extra: turbine os seus favoritos O Firefox 3 traz novos recursos interessantes na Biblioteca de Favoritos, que podem ser acessada via menu Favoritos, clicando em Organize seus Favoritos ou pressionando Ctrl-Shift-B. Uma mudança interessante é o uso de tags - na versão em português, “marcadores” -, que facilita a organização dos favoritos por categorias. Elas podem ser acrescentadas com um clique duplo na estrela que aparece ao lado do endereço do site, na barra de endereços. Uma vez marcado com uma tag, o site pode ser facilmente localizado pela Barra Sensacional - digitando o nome da tag os sites associados serão listados -, ou pela opção Marcadores recentes, no menu Favoritos. Outro recurso novo são as pastas inteligentes de favoritos. Elas agregam novos sites relacionados ao termo que define a pasta automaticamente. Por exemplo, se você criar uma nova pasta inteligente relacionada ao termo “café”, na próxima vez que você visitar um site que tenha a palavra - como a página da Wikipédia sobre o “café” - o link será automaticamente salvo na pasta Café. Saiba como criar pastas inteligentes: 1. Na Biblioteca de Favoritos, faça uma busca por um termo ou por uma combinação de termos 2. Aperte o botão Salvar e dê um nome à sua pasta inteligente 3. A nova pasta aparecerá no menu Favoritos O mesmo processo pode ser aplicado ao menu Histórico, clicando em “Exibir todo o histórico”.
Nomenclatura dos processadores AMD
Nomenclatura dos processadores AMD
Atualmente, existem vários modelos de processadores AMD no mercado, como o Semprom, Athlon e Phenom. Cada um deles possui várias versões, como “Athlon 64”, “Athlon X2” e “Athlon II X2”. Essa variedade faz com que interessados fiquem confusos na hora de escolher a CPU AMD mais adequada para seu propósito, visto a grande quantidade de especificações distintas.
Há um tempo atrás, nossa equipe desenvolveu um artigo sobre os processadores AMD de uma forma mais informativa, utilizando um ponto de vista geral. O nosso foco agora será mais técnico voltado para as especificações de cada modelo, incluindo atributos como clock, cache, soquetes, entre outras características.
Para começar, vamos abordar as principais versões do Athlon, o principal processador da AMD utilizado atualmente nos desktops. O nosso foco será as CPUs AMD Athlon, Semprom e Phenom, priorizando os modelos utilizados em desktops. Por esse motivo, não vamos abordar os processadores Opteron e Turion.
Modelos do Athlon
O AMD Athlon possui vários modelos distintos, cada um com suas próprias particularidades. Entre eles, os mais famosos são o “Athlon 64”, “Athlon FX” e “Athlon X2” . Abaixo, vamos detalhar as principais características de cada um deles.
Athlon 64
Lançado em meados de 2003, o Athlon 64 foi a primeira CPU comercial a utilizar a arquitetura x86-64 (AMD64) , ou seja, instruções de 64 bits de tamanho. A princípio, funcionava somente com um único núcleo, trabalhando com frequências entre 1.8 Ghz e 2.6 Ghz. Este modelo chegou a operar em três soquetes distintos, os obsoletos “Socket 754” e “Socket 939” e o atual “AM2”.
Todos as versões do Athlon 64 acompanham uma indicação numérica como “Athlon 64 3200+”, a qual NÃO se referem à frequência do processador, indicando somente uma identificação de modelo . Por exemplo, o mesmo 3200+ trabalha somente a 2.0 Ghz. Os modelos atuais do Athlon 64 possuem frequências que variam desde 1.8 Ghz até 2.6 Ghz, conforme a tabela acima. Como é possível perceber, o 64 tem somente 512 KB de cache L2, valor muito baixo comparado com os padrões atuais.
Athlon X2
Por sua vez, o Athlon X2, também conhecido por Athlon 64 X2, é a versão dual-core do modelo original, também utiliza instruções de 64 bits. Seus modelos trabalham entre 1.9 Ghz e 3.2 Ghz por núcleo. Ele utiliza o ultrapassado socket 939 e o atual AM2. O tamanho da cache L2 varia entre 512 KB e 2 MB, dependendo do modelo. A sua nomenclatura também segue o mesmo padrão do Athlon 64.
Athlon FX
O Athlon FX é a versão dos Athlon 64 e Athlon X2 destinada para a realização de overclocks, pelo fato deste modelo vir com o multiplicador de clock destravado. O FX Foi lançado com o nome incial de Opteron, o qual foi alterado depois de um tempo. Este modelo trabalha nos soquetes 939, 940, AM2 e o “Socket F”. Todos os seus modelos acompanhavam uma cache de 1MB, o dobro do Athlon 64 comum.
É possível descobrir o número de núcleos utilizado através da paridade do número de identificação do modelo. Se o último dígito for par, então é dual-core, se for ímpar, é single-core. Por exemplo, o Athlon 64 FX-62 é dual-core e o Athlon 64 FX-57 single core. Essa família atinge entre 2.2 Ghz e 3.0 Ghz.
Athlon II
O Athlon II á mais nova versão desta CPU, lançada em Junho de 2009. Sua principal característica é o uso da tecnologia multi-core, trabalhando inicialmente com dois núcleos ( Athlon II X2). Já está em desenvolvimento versões com 3 e 4 cores. Essa CPU trabalha tanto nos soquetes AM2+ e AM3, assim suportando a comunicação com memórias DDR2 e DDR3. Cada um dos núcleos possuem uma cache L2 exclusiva com 1 MB de tamanho.
Sempron
Sempron é o nome utilizado para os processadores de baixo custo desenvolvidos pela AMD, possuindo vários modelos distintos e diversas tecnologias. Mesmo hoje, este processador trabalha somente com um núcleo. Na maioria dos seus lançamentos, esta CPU é uma versão mais simplificada e mais barata do Athlon 64. Seus modelos foram desenvolvidos para vários sockets diferentes, incluindo o atual AM2, o que implica no fato dos Semprons atuais rodarem sobre a arquitetura AMD64. Existem planos da criação de um modelo específico para o soquete AMD3, o qual será chamado de Sempron 140.
Desde o seu lançamento, em 2004, este processador trabalhou em frequências que variam desde 1.4 Ghz até 2.2 Ghz. Por ser um modelo de baixo custo, o valor de sua cache sempre foi muito baixo comparado com os demais CPUs da AMD. Por exemplo, somente as últimas versões do semprom possuem cache L2 de 512 KB, enquanto as demais variam entre 128 e 256 KB.
Phenom
O Phenom é a mais recente linha de processadores da AMD, lançado no mercado em outubro de 2007, sendo o primeiro modelo Quad-Core desenvolvido por esta companhia. Essa CPU está disponível em duas versões distintas, a Phenom X4 (codinome Agena) e Phenom X3(codinome Toliman) , que trabalham com quatro e três núcleos, respectivamente. O seu valor de clock varia entre 1.8 Ghz até 3.1 Ghz, dependendo da versão de seu lançamento.
Cada core possui sua própria cache L2, sendo que existe uma cache L3 que é compartilhada por todos os núcleos ao mesmo tempo. Nesse quesito, o Phenom é o modelo mais potente da AMD, possuindo L2 com 512 KB de capacidade para cada núcleo e L3 de 2 MB.
A primeira versão do Phenom (B2) possuía um bug envolvendo a tabela de páginas da memória, o que poderia causar pequenos atrasos. Normalmente, tal problema diminuía em torno de 10% o desempenho da CPU. Tal situação foi resolvida com o lançamento do Phenom B3, pouco tempo depois.
Phenom II
Por sua vez, Phenom II é a linha de processadores de altodesempenho que sucede o Phenom original, lançada em dezembro de 2008. Suporta ambos sockets AM2+ e AM3, assim, trabalhando com tanto memórias DDR2 e DDR3. Seu valor de clock também aumentou, trabalhando entre 2.5 e 3.2 Ghz. Este modelo está disponível em versões com 2, 3 e 4 núcleos.
DICAS DE MONITORES
EQUIVALENTE PARA SSH5N90 (MONITOR IBM G-40) (900V - 5A - 150W) 2SK1358 - 2SK872 | ||
EQUIVALENTE PARA ON4873 (IBM G-40) TSH BU2520 | ||
SAMSUNG CQB4147
Após ligar, a imagem demora alguns minutos para aparecer. Então, surge muito escura e sómente minutos depois se normaliza. Verificar capacitores eletrolíticos na alimentação do filamento. Se estiverem Ok, verifique capacitores da fonte de alimentação. Em ultimo caso, pode ser o próprio tubo. | ||
SAMSUNG MODELOS 15GE/GLE E 14NE Controles do Painel não Atuam - Verificar CI 201 e componentes associados. Não Ajusta Contraste - Verificar Q173 (KSC945), Q172 (KSA733), Q181 (2N3904), Q182 (2N3904), D174 (APD 2,7) E CI 101 (LM1207)
VERTICAL DISTORCIDO Verificar os capacitores C306, C308, C310 e C312. NÃO AJUSTA VOLTAGEM NA FONTE ATRAVÉS DE VR601 Verifique o Diodo D626 (UZ-12BM) CI 602 (ACOPLADOR OPTICO - CQY80NG), CI 603 (REGULADOR 431) E CI 601 (3844) e os componentes a eles associados. | ||
| ||
SAMSUNG SYNC 3 NE Ao ligar ouve-se um clik e em seguida a fonte desarma. Verifique o CI KA3882 (UC3842A). Cheque o pino 7 (alimentação) para ver se a voltagem está entre 16 e 17V. Nunca deve estar abaixo de 11. Caso esteja, verifique capacitores, diodos e resistor de partida no caminho. Se a voltagem estiver normal cheque a saída (output) pino 6. Confira também os capacitores eletrolíticos da fonte. Alguma linha de alimentação do secundário pode estar em curto. Normalmente é a linha que alimenta o estágio Horizontal. Despolarize o Transistor de Saída Horizontal para ver se a fonte arma. Em caso afirmativo verifique o Transistor e o Flyback. KA3882
Uma maneira de verificar este CI sem ter que retira-lo do chassis e medir os pinos 5, 6 e 7 como se o pino 5 fosse a base de um transistor NPN. MEDIDA DE TENSÕES NO CIRCUITO Pino 8 = 5V Pino 7 = 16V | ||
SAMSUNG CQA4147 Monitor com fusível queimado. Verificar o Posistor PTC601, os diodos D601,D604, D608, o Transistor Q602 e os resistores R603 e R622. | ||
SAMSUNG CQA4147 Monitor não liga - Fonte inativa Verificar CI 201 e os transistores Q204 e Q205.
|
DICAS DE MONITORES
HITACHI HM-4119D |
Linha Vertical na Tela | Q204, T201, L1, L202, L201 |
Linha Horizontal na Tela | C308, R316, R305, C306, IC300 |
Monitor não liga - Fusível Ok | FR100, R150, ZD100, SP12, PHC1, PHC11, ZD101, D9, Q4, Q5, Q100, Q101. |
Monitor com fusível queimando | D100, C103, C104, R100, R102, C105, D101, Q100, Q101, IC2, Q6, Q7, C13 |
ACER 7134 |
Monitor com fusível queimando | D601-D604, C605, C606, D606, Q601, R608, R621, R609, IC601 |
Fonte não parte - Fusível Ok | C601, ZD603, D608, C631, Q604, ZD605, R606, D65, D612, C609, C617, Q603, IC601, Q603, IC602, Q607, IC603, SR701 |
Ajuste de contraste não atua | IC101 |
ADI DM14 |
Sem Video | R821 , R824 , Flyback , C707 . |
AOC 4NLr |
Perde o sincronismo minutos após ligar | IC201 WT8042-N32 |
CTX CPS1760 |
Monitor não Liga | Q401 , C308 4, Q305 2, R353 . |
DAEWOO CMC1418AD | |
Fusível Queimando | Verificar: C806, D801 e IC801. |
Não Liga - Fusível Ok | R803, R804, R621 e IC801 |
Deficiência na Voltagem da Fonte | C813, C814, R615 e IC801 |
Sem Imagem | Q805, Q806, IC501 e IC801 |
Falta uma das Côres | IC801, Q821, Q824, Q811, Q814,Q801 e Q804. |
Não ajusta contraste | Q401, Q402, VR401, VR402, R403,C813 e IC801 |
Não ajusta brilho | D113, C123, VR501,VR502 |
Falta de Sincronismo | IC 502 |
Altura Irregular sem ajuste | IC101, Q203 e Q205 |
Sem alta Voltagem | Q104, D107, D108, C116 e C117 |
Linha Vertical no Video | L105 e C126 |
Sem ajuste de largura | IC202 e C212 |
DAEWOO CMC1424S/1425S | |
Fusível Queimado | D001, C001, DP001, RP001 e IC001 |
Sem ajuste de Brilho | R201, D201, C201, VR201, R203 e R206 |
Linha Vertical na Tela | C317 e C421 |
SAMSUNG CVL495 | |
Fusível queimado | Verifique D601, D604, C613 e IC601. |
Não Liga | Verificar R602, R603, R604, D606 e IC601. |
Voltagem deficiênte na Fonte não ajuste através de VR601 | Verifique o próprio VR601 e C616 e IC601. |
Não ajusta brilho através de VR501 | VR501, VR101, R507, Q501, D501, D502, C501, C503 e R501. |
Não ajusta contraste | Q187, R198, VR191, Q186, C189 e D190 |
Ativando proteção da fonte | Q402, D405, D409, C421, C423 e T402 |
Linha vertical na tela | C423 e C424. |
Não ajusta largura horizontal | Q403, Q404 e C425. |
Imagem rolando para cima ou para baixo | C317, Q306, Q307, D305 e D307 |
Vertical reduzido | R308, R309, VR302, Q303 e IC301 |
TECHMEDIA MODELO TCM1400G | |
Barras Verticais Coloridas na Tela | Verificar: C708, C709 e C711 |
AOC MODELO CM-336 | |
Sem ajuste de Brilho | Verificar: R822 e D804 |
GOLDSTAR MODELO GT3051 | |
Fonte não Arma | Verificar: D906, Q901, IC901, R911 e R912 |
TATUNG MODELO TM3401 | |
Fonte não Arma | Verificar: R805 (500 Ohms/2W) e D814 |
HITACHI MODELO HM-4119D | |
Fonte parada - Fusível queimado | Verifique: D100, C103, C104, R100, R102, C105, D101, Q100, Q101, IC2, Q6, Q7, C13 |
Fonte parada - Fusível está ok | Verifique: FR100, R150, ZD100, SP12, PHC1, PHC11, ZD101, D9, Q4, Q5, Q100, Q101. |
Linha Vertical na Tela | Verificar Q204, T201, L1, L202, L201 |
SAMSUNG MODELOS 15Ge/Le/4NE | |
Fonte parada - Fusível Queimado | Verificar D601, D604, C601, C604, IC601, Q601, C607 e C608 |
Fonte parada - Fusível OK | Verifique L601, L602, IC601, Q601, IC604, IC605, R602, R603, Q602, D610 e C616. |
Voltagem da fonte não ajusta através de VR601 | Verifique: D626, IC602, IC603 e IC601. |
Não ajusta regulagem no painel | Verifique CI 201 e componentes associados. |
Não ajusta contraste | Verifique: Q173, Q172, D174, Q181, Q182 e IC101. |
Linha Horizontal na Tela | Verifique: C301, C303, C435, C436, IC401, R310, IC301, C310 e C311 |
Linha Vertical na Tela | Verificar: C453, C462, C463 e D410. |
Não ajusta largura horizontal | Verifique: IC402 (#1), IC402 (#2) Q421, Q412, Q413 e C451 |
Vertical com distorções | Verifique: C306, C308, C310 e C312 |
IDENTIFICANDO PLACAS DE VIDEO E MONITORES DESCONHECIDOS Muitas vezes necessitamos de um driver de placa de video, ou até mesmo identificar o fabricante de um modelo de monitor desconhecido. Nestes casos, devemos recorrer ao número de registro FCC-ID que vem gravado nas placas de video e também nos monitores. Neste último, o número pode estar numa etiqueta na parte trazeira do gabinete ou na placa principal. De posse deste número, podemos acessar o Site da FCC Ruller e na pesquisa do site informar este número. Assim podemos descobrir o fabricante da placa. Existem muitos monitores de marcas desconehcidas cujo chassis foi fabricado pela Samsung, LG, Philips, etc...
|
CABO DE SINAL DE MONITORES DE VIDEO - DESCRIÇÃO DOS PINOS Existem diferenças entre os pinos dos conectores dos cabos de alguns monitores. Quanto testar um monitor use sempre o próprio cabo do equipamento. | ||||||||||||||||
MONITOR DAEWOO MODELO 712D/902D | MONITOR SAMSUNG SYNC 3NE
|
TESTE DE FLYBACK
DEFEITOS COMUNS EM FLYBACK DE MONITOR
CAPACITOR INTERNO EM CURTO OU ABERTO
CAPACITOR EM CURTO
Efeitos:
Sem alta Voltagem
B+ com baixa voltagem
Diodo do secundario ira queimar ou entrar em curto
Transistor de Saida Horizontal irá entrar em curto
Led do power piscando
Desarma a fonte na maioria dos modelos de monitores
Queima de componentes no circuito de ABL.
CAPACITOR ABERTO
Efeitos:
Desligamento do monitor devido a alta voltagem (proteção)
Monitor emite o som de um CLICK
Transistor de Saída Horizontal irá queimar algumas horas após ser substituído
Distorções na Tela.
VERIFICANDO AS CONDIÇÕES DO ENROLAMENTO PRIMÁRIO
Este teste deve ser feito com auxílio do LOPT TESTER. Ele identificará falhas no enrolamento primário. Para efetuar o teste, coloque as pontas de provas nos pontos A e B do esquema acima. Um gráfico de barras no display do aparelho irá demonstrar se o enrolamento esta ok ou em curto.
DIAGNÓSTICO DO CAPACITOR INTERNO
Para verificar se o capacitor esta aberto ou em curto, utilizando um multimetro analógico e um capacímetro.
Um capacitor bom deve estar na faixa de 1.5 a 3 nanofarad.
Coloque o multimetro na faixa de x10R. Coloque suas pontas de prova nos pontos D e E do diagrama. O ponto D é o que está ligado ao cabo de alta tensão. Retire a "chupêta" para uma medição mais precisa. O ponto E está ligado ao terra do monitor.
Se a leitura mostrar uma baixa resistencia, é sinal de que o capacitor interno está em curto. Se o ponteiro não se mover, não significa que o capacitor esteja bom.. Neste caso você deverá confirmar com o capacímetro. Se a leitura no capacímetro for de aproximadamente 2.7nF é sinal de que o capacitor está ok. Se a leitura acusar algo em torno de 0.3nF é certo de que o capacitor se encontre aberto.
TRANSPLANTE DE TUBOS
Existem três fatores que devem ser levados em consideração para a troca de tubos de marcas diferentes: A resistência das bobinas de deflexão, medida do "pescoço" do tubo e a pinagem do soquete do CRT.
Utilizar o conjunto completo aumenta as possibilidades do sucesso no "transplante" principalmente no que se refere a convergência, pois estará mantido o alinhamento de fábrica. No caso de se utilizar somente o tubo do outro monitor com o conjunto do yoke do antigo, poderão ocorrer problemas de ajuste de convergência que dificilmente serão resolvidos.
Compare a resistencia das bobinas de deflexão vertical e horizontal. Se forem bem próximas, as chances serão maiores. A utilização de bobinas com resistências mais baixas, podem provocar uma sobrecarga e a imagem ficará distorcida. Neste caso desligue o monitor rápidamente para não danificar o circuito.
Outra tentativa que pode ser feita é utilizar o conjunto de bobinas de deflexão do tubo antigo. Neste caso, certamente deverá ser feito o ajuste de convergência e pureza através dos anéis magnéticos.
O outra fator importante a ser observado no intercâmbio é a pinagem do soquete do tubo que deve ser eletrônicamente idênticas.
PINAGEM DE SOQUETE DE CRT DE MONITOR DE 14"
pin 1 - G3
pin 2 - Não usado
pin 3 - Não usado
pin 4 - Não usado
pin 5 - G1
pin 6 - GK (cátodo verde)
pin 7 -G2
pin 8 - RK (cátodo vermelho)
pin 9-H (filamento)
pin 10-H (filamento)
pi
SAMSUNG CVP423P/486PL Monitor não liga - Fusível queimado
| ||
SAMSUNG CVP* CHASSIS CVX SEM ALTA VOLTAGEM Verificar os componentes assinalados abaixo | ||
DICAS DE REPARAÇÃO | ||
MONITORES FALTANDO CORES OU SEM SINAL DE VIDEO Antes de procurar defeitos na parte interna do monitor, verifique os conectores do cabo de sinal, que liga o monitor ao microcomputador. Não se esqueça que os sinais RGB vem da placa de video através deste cabo. Um pino amassado ou com mau contato pode fazer uma das cores desaparecer, ou até mesmo todo o sinal de video.
| ||
TESTANDO O ACOPLADOR OPTICO
|
CIRCUITO PRÉ-AMPLIFICADOR DE VIDEO O LM1203 é um dos CI's mais utilizados no estágio pré-amplificador de Video. Problemas de contraste podem estar relacionados com falhas neste CI ou nos componentes ligados ao pino 12. Em alguns modelos de monitores o CI fica localizado na placa de cinescópio, em outros como o Sync 3 NE fica na placa principal sob uma blindagem atrás da carcaça do flyback. CI LM1203
Outro CI mais sofisticado que vem sendo utilizado pela SAMSUNG como no modelo 450b, é o KA2504 cujas características técnicas e diagrama você pode ver nas figuras abaixo:
DESCRIÇÃO DOS PINOS
| ||||||||||||||||||||||||
MONITOR IBM G-50 Sem ajuste de brilho Normalmente este defeito e causado pelo resistor R424 (180K) aberto. | ||||||||||||||||||||||||
COMPATIBILIDADE
O Monitor Packard Bell modelo 3010 usa o chassis GOLDSTAR CA-32 o mesmo do Studioworks 74i. (LG) O Monitor HP D2818A FDD-IC A3LCMG737 utiliza chassis SAMSUNG. O NCD CM3800 e fabricado pela PHILIPS ELETRONIC Monitor AJV 1428SN usa o mesmo chassis do Daewoo 1428, Samurai e FiveStar. Existe um modelo PROVIEW com o mesmo chassis do FIVSTAR 5015 Monitor Compaq modelo 524 utiliza chassis ETJ SAMSUNG Monitores Compaq modelos 471P e 472P tambem usam chassis SAMSUNG Monitor Facit Modelos M400/M430 - Esquema identico ao Videocompo 1412E Monitor Itautec 14NI - Mesmo esquema do 1428NI Monitor Itautec 15NI - Mesmo esquema do 15MM Monitor Dell Modelo D1028 utiliza chassis Philips CM6800 Monitor Gateway ev700 - Utiliza chassis LG CA-65
| ||||||||||||||||||||||||
MONITOR SAMSUNG CVP4237P Linha Vertical na Tela Verifique se existem 12V nos pinos 10 e 20 CI 401 (LA7851/KA2138). Se nao houver, verifique os seguintes componentes: C402, D617, D618, IC602 (Acoplador Optico CQY80NG), Q604 (TIP 29) e IC 604 (7805). Havendo 12 V nos pinos de alimentacao do CI401, devemos verificar a existencia de pulsos no pino 12 do LA7851. Em caso negativo, verificar o circuito associado a ele e o substitua se for o caso. Havendo pulsos, verifique entao Q402 (2SC4762), Q401 e T402.
| ||||||||||||||||||||||||
SAMSUNG 15GE/GLE - 4NE MONITOR NÃO LIGA E O FUSÍVEL ESTÁ OK Verificar os diodos D601 e D604, os capacitores C601, C604, C607 e C608, o transistor Q601 e o CI 601 | ||||||||||||||||||||||||
SAMSUNG - CVP4237* DEFICIÊNCIA NO AJUSTE DE LARGURA Veja abaixo o diagrama do circuito de largura do monitor Verifique os componentes assinalados acima, deficiência neste circuito causa largura reduzida ou em excesso no monitor. O transistor responsável pela largura neste modelo é o KSA614-Y que fica localizado no lado esquerdo da parte frontal do monitor fixado em um dissapador próprio.
| ||||||||||||||||||||||||
IRF9610 REGULADOR DA FONTE ALTA
É MUITO FÁCIL TESTAR ESTE FET. COM O MULTIMETRO DIGITAL NA ESCALA DIODO SÓ DEVE HAVER CONDUÇÃO COM A PONTA DE PROVA VERMELHA NO DRENO E A PONTA PRETA NO SOURCE. | ||||||||||||||||||||||||
MONITOR SAMSUNG CVP4237P Linha Horizontal na Tela Verifique inicialmente se tem 24V no pino 8 do CI 301 (LA7838). Se os 24V estiverem presentes e houverem pulsos no pino 12 (40Vp-p) verifique entao o conector DY e proprio CRT. Se os 24V nao estiverem presentes no pino 8 testes os seguintes componentes: C309 ,C636, D616 e R302). Agora, se os 24V estiverem presentes no pino 8 e nao houverem pulsos no pino 12 voce devera verificar se existem pulsos (5Vp-p) no pino 10 do CI201 (KSC2146).. Em caso negativo verifique o CI201 e os componentes associados a ele. Se houverem pulsos, verifique entao os seguintes componentes: C302, C303, D301, D302, IC301 e Q202).
OSCILADOR VERTICAL - OUTPUT Ao verificar este CI tenha especial atenção aos pinos de alimentação e a saída. A alimentação é feita através dos pinos 1, 8 e 13 e a saída (pulsos verticais) se dá através do pino 12. Se faltar alimentação em um destes pinos verifique todos os componentes associados, principalmente capacitores. Veja diagrama abaixo do circuito utilizado em alguns monitores de video:
| ||||||||||||||||||||||||
MONITOR SAMSUNG CVP423P/486PL Monitor lnão iga - Fusível OK Verifique os componentes assinalados abaixo: |
SAMSUNG CVP4237P FALTA UMA DAS CORES Verificar os transistores marcados no diagrama abaixo e os componentes associados
TELA VERMELHA OU CYAN Verifique IC101, QR01, QR04, e RR12 TELA VERDE OU MAGENTA Verifique IC101, QG01, QG04 e RG12 TELA AZUL OU AMARELA
|
Quase super busca
VIDEOS
O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA
- TECMATRÔNICA
- NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.
blogs
-
Hello world!Há 4 meses
-
USB 4Há 7 meses
-
-
-
-
-
A corrupçãoHá 5 anos
-
-
-
-
ροϊόντωνHá 10 anos
-
-
-
-
Artur BernardesHá 13 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-