Defeitos e Soluções (Impressão Laser)
Veremos a seguir a maioria dos "defeitos de impressão" que uma impressora Laser pode gerar quando estiver com algum tipo de defeito e a solução para corrigi-los:
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Erro 01 | Defeito: Partes da impressão não foram impressas.
Causa: À margem do papel não esta configurado corretamente.
Solução: Configure a margem na impressora ou no software instalado no computador. |
Erro 02 | Defeito: Sujeira de toner por todo papel.
Causa: Papel de baixa qualidade ou impressoras suja.
Solução: Utilize um papel de boa qualidade e limpe a parte interna da impressora. |
Erro 03 | Defeito: Impressão parcial dos caracteres.
Causa: Papel de baixa qualidade, utilização do modo econômico,baixa densidade de impressão ou cartucho danificado.
Solução: Utilize papel de boa qualidade, verifique as configurações de impressão ou substitua o cartucho. |
Erro 04 | Defeito: Linhas verticais aparecem na impressão.
Causa: O cilindro do cartucho está danificado ou existe um defeito na unidade de fusão.
Solução: Troque o cartucho ou verifique a unidade de fusão. |
Erro 05 | Defeito: Impressão com fundo cinza.
Causa: A densidade de impressão está muito alta, o papel esta muito úmido ou o cartucho esta danificado.
Solução: Verifique e diminua a densidade de impressão, utilize estufa ou desumidificador para aquecer o papel ou substitua o cartucho. |
Erro 06 | Defeito: Impressão torta em algum ponto.
Causa: Defeito nos roletes de tração, cartucho danificado ou o sistema de fusão não está aquecendo suficientemente.
Solução: Verifique se todos os roletes estão funcionando corretamente, substitua o cartucho ou verifique a unidade de fusão |
Erro 07 | Defeito: O toner não fixa no papel e a impressão sai com um simples toque do dedo.
Causa: O papel pode estar muito úmido, a tensão de entrada pode estar muito baixa, toner de baixa qualidade ou existe um defeito na unidade de fusão
Solução: Utilize desumidificador o estufa para aquecer o papel, verifique a tensão ou o estabilizador, substitua o cartucho ou verifique a unidade de fusão. |
Erro 08 | Defeito: Defeito verticais repetitivos.
Causa: Cartucho danificado ou problemas na unidade de fusão.
Solução: Substitua o cartucho ou verifique a unidade de fusão. |
Erro 09 | Defeito: Caracteres com impressão interna defeituosa
Causa: Toner de baixa qualidade, papel de baixa qualidade ou driver incorreto.
Solução: Substitua o cartucho, utilize papel de boa qualidade ou verifique se o driver de impressão está correto. |
Erro 10 | Defeito: Impressão torta ou desalinhada.
Causa: O papel esta sendo instalado errado, muitas folhas na bandeja ou sistema de tração danificado.
Solução: Verifique a instalação correta do papel, verifique a quantidade máxima de papel permitida na bandeja ou verifique se o sistema de tração está trabalhando corretamente. |
Erro 11 | Defeito: O papel esta saindo torto ou amassado.
Causa: Papel muito úmido, papel maior que o formato aceito, sistema de fusão aquecendo além do normal.
Solução: Utilize desumidificador o estufa para aquecer o papel, verifique o tamanho máximo do papel ou verifique a unidade de fusão. |
Erro 12 | Defeito: Sombra de toner envolvendo os caracteres.
Causa: Papel ou toner de baixa qualidade.
Solução: Substitua o papel ou o toner por suprimentos de boa qualidade. |
Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Defeitos e Soluções (Impressão Laser)
DEFEITOS DE IMPRESSORAS
- Alinhamento da Matriz de Agulhas;
- Ausência de Agulhas na Matriz indicando que alguma agulha quebrou;
- Indutores abertos ou em Curto na cabeça de impressão;
- Flat Cable com fios partidos;
- Transistores na Placa Lógica de acionamento das agulhas em curto ou abertos.
B) Falha de Caracteres a partir do meio da linha
Verifique:
- Flat Cable semi-partido causando este defeito.
Verifique:
- Falta de Lubrificação no eixo guia do Carro;
- Problemas no sensor de posição do carro;
- Peças soltas ou Quebradas no caminho da cabeça de Impressão;
- Correia frouxa;
- Motor do carro com defeito.
D) Impressão sai fraca e falhada
Verifique:
- Fita gasta ou com defeito;
- Cabeça com agulhas gastas;
- Alavanca de número de vias desajustada;
- Papel úmido;
- Defeito na placa lógica.
Verifique:
- Alavanca de seleção de entrada de papel desajustada;
- Engrenagens e/ou motor de alimentação de papel com defeito;
- Defeito nos transistores de acionamento dos indutores do motor de papel que ficam na placa lógica.
Verifique:
- Usando papel toalha a saída de tintas em proporções iguais no cabeçote de impressão (cartucho de tinta), a desproporção de saída de tinta nos ejetores de diferentes cores indicam falta de alguma tinta ou ejetores entupidos, o cartucho deve ser substituído, recarregado ou se tentar desobstruir os ejetores entupidos;
- Com multímetro todos os pontos de testes possíveis cartucho de impressão, a falha em algum dos pontos pode provocar a falha em uma das cores mesmo havendo tinta;
- Examine os contatos dos flats com os cartuchos se há pontos de contatos queimados;
- Defeitos no kit de limpeza dos ejetores e depósitos de resíduos de tinta do cabeçote de impressão podem estar sujando o cartucho ao invés de limpar;
- Certifique-se que não há umidade no papel.
Verifique:
- Teste com outros cartuchos;
- Teste os cartuchos em outra máquina ou verifique os mesmos com o multímetro;
- Os encaixes dos cartuchos no carro de impressão, a falha de contatos destes com os flats causam este defeito;
- Teste os contatos dos flats para ver se não estão queimados (o ideal seria ter outro para testar);
- Mau contato dos flats na placa lógica;
- Teste com outra placa lógica.
Verifique:
1. Tensões AC na entrada da fonte e tensões CC na saída da fonte de tensões da impressora (interna ou externa);
2. Teste com outro painel, defeito na chave liga/desliga pode estar causando isto;
3. Substitua a fonte;
4. Substitua a placa lógica.
D) Não comunica com o micro ou imprime caracteres estranhos
Verifique:
- Mau contato nos cabos de comunicação;
- Driver de impressão que está instalado pode estar corrompido;
- Se possível teste a impressora em outro micro ou outra impressora no micro a fim de isolar o defeito;
- Confira a configuração no Setup do micro está de acordo com a Interface aceitável pela impressora.
E) Não puxa papel ou ao puxar puxa mais que uma folha
Verifique:
- O desgaste no Pickup Roller (rolete de Puxada de papel);
- O desgaste nos roletes e borrachas de separação de folhas que trabalham juntos com o Pickup;
- As alavancas de ajuste de largura e comprimento de papel estão ajustadas para o tipo de papel carregado na bandeja (Ex.: A4 / Carta ou Legal);
- Umidade nas folhas fazendo com que colem uma Nas outras e sejam puxadas juntas;
- Evite deixar papel na bandeja de um dia para o outro
IMPRESSORAS LASER
Verifique:
- Defeitos, manchas e/ou riscos na superfície do cilindro fotocondutor que fica dentro do cartucho de toner, defeitos neste cilindro ou na lâmina que limpa o mesmo causam estes defeitos;
- Se for possível teste com outro cartucho para isolar o defeito;
- Sujeira, poeira ou pó de toner derramado no Interior da impressora e no caminho do papel desde a entrada na bandeja até a saída, se possível aspire ou limpe com pincel ou dê um jato de ar (tome cuidado com o pó de toner que pode ficar em suspensão no ar, a respiração do mesmo pode causar alergias e problemas respiratórios, utilize máscara de proteção);
- Utilize o método de parar a impressão no meio antes que a folha entre na unidade fusora, se o defeito na impressão já existir é sinal que o defeito é gerado antes do fusor e que este não é a causa, porém, se o defeito só aparecer após a folha passar pelo fusor é sinal de que os rolos fusor ou pressor podem estar causando o defeito, se for o caso desmonte a unidade fusora e verifique possíveis defeitos;
- Defeitos ou desgastes nos cilindros de transferência, roletes de tracionamento, pickups e separação de papel.
B) Impressora agarra papel constantemente e fica dando erros de atolamento de papel ou puxa mais que uma folha
Verifique:
- Desgaste nos roletes de tração e separação de papel;
- A posição em que o papel está agarrando e substitua as peças gastas;
- Se há umidade no papel , teste com outra resma de papel.
C) Informa código de erros através de LCD ou painel de Leds
Verifique:
- Manual do usuário ou no Manual Técnico se houver o que significa o Código apresentado e em que localização da Impressora o mesmo se encontra
Ex.:
- 50 FUSER ERROR (Erro de aquecimento no Fusor, normalmente causado por queima da lâmpada, Resistência ou Fusível Térmico de Proteção);
- 13 PAPER JAM (Atolamento de papel dentro da Impressora);
- 22 MEMORY REQUIRED (requisição de memória);
- 12 OPEN OR NO CARTRIDGE ( Porta aberta ou sem cartucho)
Principais defeitos de impressoras
Principais defeitos de impressoras |
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Media (Papel) varia lateralmente à medida que é feita a impressão | Verificar se a guia do papel está ajustada a largura; Aumentar a pressão no rolo dispensador (em especial os dispensadores que possuem embreagem); Cabeça desalinhada em relação ao rolo de borracha. |
Falhas transversais na impressão, observados junto com o enrugamento da ribbon. | Aumentar a pressão no eixo do dispensador de ribbon, verificar estado e limpeza da fricção e rolos auxiliares, se houverem. Verificar o alinhamento da cabeça de impressão com o rolo de borracha, alinhar a cabeça observando o parafuso lateral corrigindo o angulo no sentido de cima para baixo de forma a que a cabeça toque a media completamente paralela; Verificar o alinhamento da cabeça no sentido de frente para trás, observar os parafusos posicionados na lateral esquerda e direita. A cabeça de impressão deve tocar o topo do rolete de forma completamente paralela. |
Falta de nitidez no todo ou em parte da impressão | Verificar o alinhamento da cabeça no sentido de frente para trás, observar os parafusos posicionados na lateral esquerda e direita. A cabeça de impressão deve tocar o topo do rolete de forma completamente paralela; No caso de total falta de nitidez, verificar a adequação do ribbon a media. Ex.: Papel couchê e ribbon cera. Rolo de impressão desgastado. |
Risco na impressão em posição permanente. | Limpeza da cabeça de impressão com álcool isopropilico, com cabeçote frio. Persistindo o problema trocar cabeça de impressão, possivelmente um pichel está queimado. |
Avanço da media sem impressão | Falha no dimensionamento da etiqueta no programa. Possivelmente um item a ser impresso invadiu o espaço da próxima etiqueta; Sujeira no sensor de media (GAP), limpar com ar comprimido ou pincel; Falta de nitidez da impressão da tarja reflexiva; Variação lateral no corte da etiqueta, desposicionando a media em relação ao sensor; Ajuste na corrente do sensor através do trimpod, observando o sensor correspondente. |
Ribbon e media avançam, mas não ocorre impressão. | Ribbon invertido; Baixa temperatura no cabeçote para impressão. |
Não tracionamento do ribbon, com impressão fraca. Observado de maneira intermitente e principalmente no final do rolo. | Verificar fricção do rolo frontal de rebobinamento do ribbon, e principalmente limpeza das partes em contato com o ribbon e rolete de borracha. |
Impressora só imprime no auto teste. | Possível falha de comunicação: Verificar cabo de conexão com microcomputador; Verificar estado da saída serial do microcomputador; Verificar estado da entrada da impressora. Verificar parâmetros de configuração da porta serial. |
Falha de impressão intermitente em apenas um dos lados. | Verificar rolete de borracha, rolamentos e buchas do rolete. Ajustar a tensão da cabeça de impressão de acordo com a largura do papel. |
Impressora não apresenta movimento, nem no auto teste. | Possível problema com o motor. Retirar o motor e testar em outra unidade. Verificar a UDN (chip de controle do motor de passo) Verificar estado das correias. |
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