Verifique:
- Alinhamento da Matriz de Agulhas;
- Ausência de Agulhas na Matriz indicando que alguma agulha quebrou;
- Indutores abertos ou em Curto na cabeça de impressão;
- Flat Cable com fios partidos;
- Transistores na Placa Lógica de acionamento das agulhas em curto ou abertos.
B) Falha de Caracteres a partir do meio da linha
Verifique:
- Flat Cable semi-partido causando este defeito.
C) Impressora trava e entra em falha quando liga ou quando vai iniciar a Impressão
Verifique:
Verifique:
- Falta de Lubrificação no eixo guia do Carro;
- Problemas no sensor de posição do carro;
- Peças soltas ou Quebradas no caminho da cabeça de Impressão;
- Correia frouxa;
- Motor do carro com defeito.
D) Impressão sai fraca e falhada
Verifique:
- Fita gasta ou com defeito;
- Cabeça com agulhas gastas;
- Alavanca de número de vias desajustada;
- Papel úmido;
- Defeito na placa lógica.
E) Não puxa papel
Verifique:
Verifique:
- Alavanca de seleção de entrada de papel desajustada;
- Engrenagens e/ou motor de alimentação de papel com defeito;
- Defeito nos transistores de acionamento dos indutores do motor de papel que ficam na placa lógica.
JATO DE TINTA
A) Falha de caracteres e/ou cores ao imprimir ou não imprime nada e o papel passa normalmente
Verifique:
Verifique:
- Usando papel toalha a saída de tintas em proporções iguais no cabeçote de impressão (cartucho de tinta), a desproporção de saída de tinta nos ejetores de diferentes cores indicam falta de alguma tinta ou ejetores entupidos, o cartucho deve ser substituído, recarregado ou se tentar desobstruir os ejetores entupidos;
- Com multímetro todos os pontos de testes possíveis cartucho de impressão, a falha em algum dos pontos pode provocar a falha em uma das cores mesmo havendo tinta;
- Examine os contatos dos flats com os cartuchos se há pontos de contatos queimados;
- Defeitos no kit de limpeza dos ejetores e depósitos de resíduos de tinta do cabeçote de impressão podem estar sujando o cartucho ao invés de limpar;
- Certifique-se que não há umidade no papel.
B) Ao ligar o carro para no meio e pisca led de erro (amarelo/Vermelho)
Verifique:
Verifique:
- Teste com outros cartuchos;
- Teste os cartuchos em outra máquina ou verifique os mesmos com o multímetro;
- Os encaixes dos cartuchos no carro de impressão, a falha de contatos destes com os flats causam este defeito;
- Teste os contatos dos flats para ver se não estão queimados (o ideal seria ter outro para testar);
- Mau contato dos flats na placa lógica;
- Teste com outra placa lógica.
C) Não liga nada ou não desliga
Verifique:
1. Tensões AC na entrada da fonte e tensões CC na saída da fonte de tensões da impressora (interna ou externa);
2. Teste com outro painel, defeito na chave liga/desliga pode estar causando isto;
3. Substitua a fonte;
4. Substitua a placa lógica.
Verifique:
1. Tensões AC na entrada da fonte e tensões CC na saída da fonte de tensões da impressora (interna ou externa);
2. Teste com outro painel, defeito na chave liga/desliga pode estar causando isto;
3. Substitua a fonte;
4. Substitua a placa lógica.
D) Não comunica com o micro ou imprime caracteres estranhos
Verifique:
- Mau contato nos cabos de comunicação;
- Driver de impressão que está instalado pode estar corrompido;
- Se possível teste a impressora em outro micro ou outra impressora no micro a fim de isolar o defeito;
- Confira a configuração no Setup do micro está de acordo com a Interface aceitável pela impressora.
E) Não puxa papel ou ao puxar puxa mais que uma folha
Verifique:
- O desgaste no Pickup Roller (rolete de Puxada de papel);
- O desgaste nos roletes e borrachas de separação de folhas que trabalham juntos com o Pickup;
- As alavancas de ajuste de largura e comprimento de papel estão ajustadas para o tipo de papel carregado na bandeja (Ex.: A4 / Carta ou Legal);
- Umidade nas folhas fazendo com que colem uma Nas outras e sejam puxadas juntas;
- Evite deixar papel na bandeja de um dia para o outro
IMPRESSORAS LASER
A) Falha de caracteres, Impressão sai com riscos ou borrões na vertical ou na horizontal
Verifique:
Verifique:
- Defeitos, manchas e/ou riscos na superfície do cilindro fotocondutor que fica dentro do cartucho de toner, defeitos neste cilindro ou na lâmina que limpa o mesmo causam estes defeitos;
- Se for possível teste com outro cartucho para isolar o defeito;
- Sujeira, poeira ou pó de toner derramado no Interior da impressora e no caminho do papel desde a entrada na bandeja até a saída, se possível aspire ou limpe com pincel ou dê um jato de ar (tome cuidado com o pó de toner que pode ficar em suspensão no ar, a respiração do mesmo pode causar alergias e problemas respiratórios, utilize máscara de proteção);
- Utilize o método de parar a impressão no meio antes que a folha entre na unidade fusora, se o defeito na impressão já existir é sinal que o defeito é gerado antes do fusor e que este não é a causa, porém, se o defeito só aparecer após a folha passar pelo fusor é sinal de que os rolos fusor ou pressor podem estar causando o defeito, se for o caso desmonte a unidade fusora e verifique possíveis defeitos;
- Defeitos ou desgastes nos cilindros de transferência, roletes de tracionamento, pickups e separação de papel.
B) Impressora agarra papel constantemente e fica dando erros de atolamento de papel ou puxa mais que uma folha
Verifique:
- Desgaste nos roletes de tração e separação de papel;
- A posição em que o papel está agarrando e substitua as peças gastas;
- Se há umidade no papel , teste com outra resma de papel.
C) Informa código de erros através de LCD ou painel de Leds
Verifique:
- Manual do usuário ou no Manual Técnico se houver o que significa o Código apresentado e em que localização da Impressora o mesmo se encontra
Ex.:
- 50 FUSER ERROR (Erro de aquecimento no Fusor, normalmente causado por queima da lâmpada, Resistência ou Fusível Térmico de Proteção);
- 13 PAPER JAM (Atolamento de papel dentro da Impressora);
- 22 MEMORY REQUIRED (requisição de memória);
- 12 OPEN OR NO CARTRIDGE ( Porta aberta ou sem cartucho)
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