Impressoras Matriciais Todas as impressoras são acompanhadas do seu respectivo manual, são acompanhadas também de um cabo para a conexão as redes elétricas, geralmente a impressora é também acompanhada de um cabo para a conexão ao computador, seja ele na porta LPT ou na porta USB.
Os modelos de impressora a LASER e JATO de TINTA vêm acompanhados de um CD-ROM com um driver (ou programa) para ser utilizado com o sistema operacional, a impressora é ainda acompanhada de um cabo (de dados) para a conexão no computador e outro (cabo de força) para ligação à rede elétrica.
As impressoras se encontram em uma variedade de diferentes tipos e marcas, e são classificadas por suas funções e estruturas, neste texto me refiro às impressoras matriciais, com seus principais defeitos e as possíveis soluções, sem esquecer, é claro, dos cuidados.
Os cuidados podem ser os básicos, mas são essenciais para que a impressora tenha durabilidade e tenha também pouca manutenção, segue uma listinha de cuidados básicos:
a) Sempre usar o tipo de fita entintada que é sugerida pelo fabricante, evite fitas de má qualidade, elas vão comprometer a vida útil da cabeça de impressão.
b) Obedeça as condições climáticas e elétricas conforme o manual que é fornecido pelo fabricante.
c) Não use papel contínuo com picote muito grosso, isso pode travar a impressora quando o papel passar pelo picote.
d) Não coloque a cabeça de impressão muito próxima do papel, isso com certeza vai diminuir a vida útil da cabeça de impressão.
Os principais defeitos a as possíveis soluções são listadas a seguir:
Se a impressora não liga:
* Verifique se o cabo de alimentação da impressora está em boas condições de conduzir energia (quebrado ou esfiapado).
* Verifique se a tomada em que está a impressora está energizada (use um multímetro) * Verifique se a impressora está na tensão correta (impressora de 220 volts não funciona em 110 volts).
* Acione a assistência técnica.
Se a impressora não imprime:
* Verifique se a fita entintada não está travada.
* Verifique se a fita não acabou a tinta da tinta.
* Faça o autoteste na impressora.
* Verifique se o papel esta acionando o sensor de fim de papel.
* Verifique se o cabo está bem conectado.
* Se persistir o problema troque o cabo (por via das dúvidas).
* Troque a placa controladora.
* Se persistir o problema troque a placa controladora.
Se a impressora está falhando na impressão:
* Verifique se a fita entintada não está travada, (ou trava algumas vezes).
* Verifique se não há restos de tinta, fita ou papel na frente das agulhas.
* Faça uma limpeza na cabeça de impressão (não a desmonte).
* Se ainda persistir o problema acione a assistência técnica.
Se a impressora está travando na impressão:
* Verifique se a fita entintada não está travada.
* Verifique se a alavanca de aproximação da cabeça de impressão não está na posição máxima (cabeça muito próxima).
* Verifique se o eixo do carro de impressão não está sujo, se estiver sujo, passe solvente num pano limpo e limpe o eixo do carro de impressão, lembre-se, não passe graxa, óleo ou similares, apenas limpe com solvente, esta é a dica que quem faz manutenção de impressoras tanto esconde, no caso do eixo estar muito seco por falta de uso, passe vaselina líquida depois de passar o pano umedecido com solvente.
* Analise se a impressora trava também no autoteste.
* Verifique se não há nada trancando o movimento do carro de impressão, vale também a dica acima.
* Verifique se os cabos estão bem conectados (cabo de força da impressora e cabo de transmissão de dados).
* Troque o cabo (por via das dúvidas).
* Troque a placa controladora (se for possível).
* Acione a assistência técnica.
Se ao começar a imprimir em modo MS-DOS ou dentro de qualquer outro aplicativo do Windows, a impressora se desliga, a ao liga-la novamente imprime normalmente, verifique:
* Se a fita não está travando. (por estar usada demais e/ou rasgada).
* Se o carro de impressão não está sendo obstruído do seu curso normal.
* Se o cabo que alimenta a impressora está bem conectado à tomada de força, se tiver com mau contato, ao pedir mais energia os contatos da tomada causam faíscas, causando erros de leitura, por isso ao liga-la novamente corretamente funciona normalmente.
* Se o cabo de transmissão de dados está bem preso aos contatos, tanto na CPU quanto na impressora.
* Persistindo o defeito, o defeito está na fonte da impressora ou na ROM (EPROM) da impressora.
* Chame a assistência técnica.
USB 4
Há 5 meses
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