http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

domingo, 5 de julho de 2009

TECMATRÔNICA

ATERRAMENTO


ATERRAMENTO


Falar sobre aterramento e rede Elétrica pode parecer algo fora do comum na área de informática, mas se a rede elétrica que for ligada o computador não estiver bem preparada podem ocorrer choques ao usuário ou danos ao equipamento.


A vida útil dos seus equipamentos de informática depende da qualidade da sua instalação elétrica; levando-se em consideração o aterramento e os equipamentos de energia: estabilizador, nobreak e filtro de linha.


Antes de continuarmos devemos ter uma noção do que é Eletricidade, ela só existe quando há diferença de potencial. Por exemplo, se temos dois fios, um com potencial 110V e outro com potencial 0V, então temos uma diferença de potencial de 110V. Se tivermos dois fios com potencial 110V, então não há diferença de potencial e a tensão elétrica obtida entre esses dois fios será zero. A unidade de medida para tensão elétrica é Volt (V).


Assim, a rede elétrica é formada por dois fios, um chamado fase e outro chamado neutro. O fio neutro possui potencial zero e o fio fase é por onde a tensão elétrica é transmitida. Como haverá diferença de potencial entre a fase e o neutro, haverá tensão elétrica. Na rede elétrica a tensão é alternada, já que potencial elétrico do fio fase é uma forma de onda senoidal, isto é, varia ao longo do tempo.



Qualquer computador pode ser ligado a essas redes que funcionaram sem problemas. Entretanto, os fabricantes de microcomputadores recomendam que as redes em que esses equipamentos serão ligados tenham um terceiro fio, denominado fio TERRA.


O fio TERRA deverá estar ligado realmente a terra, ao solo, segundo determinadas especificações, de forma a fazer o real aterramento. O aterramento protege contra interferências e choques elétricos.


Você deve estar se perguntando qual é a diferença entre o terra e o neutro, já que ambos possuem potencial zero.


Acontece que o fio neutro pode ficar "sujo" devido a fugas apresentadas pelos equipamentos elétricos presentes na sua casa ou trabalho. Por exemplo, ele vem da rua com potencial zero, mas, devido aos equipamentos que existem em sua casa, houve uma fuga (que é normal) e o neutro passou a ter um potencial ligeiramente maior, digamos 6 V. Se comparado com o fio fase, então, a diferença de potencial baixou, nesse caso, 6 V. Mas, como os equipamentos elétricos normalmente possuem uma tolerância alta, essa queda na tensão não alterará funcionamento deles (a tensão baixou de 110 V para 104 V nesse exemplo, o que fará com que os equipamentos continuem funcionando normalmente).




Como Funciona?


O "terra" funciona da seguinte forma, como a terra é uma fonte inesgotável de elétrons, o seu potencial é inalterável. Caso algum equipamento tente "sujar" o terra (como ocorre com o neutro), o excesso de tensão é encaminhado para a terra, mantendo o potencial elétrico sempre em zero.


Um bom aterramento é conseguido enterrando-se uma haste metálica a dois metros de profundidade, no solo (por isso o nome Terra), e ligando-se o fio TERRA nela. Esse aterramento serve para qualquer aparelho elétrico. Como em nossas casas isso não é feito, uma saída seria ligar o fio TERRA ao NEUTRO, mas isso não é muito aconselhável.


Pode-se, ainda, obter o aterramento ligando-se o fio às partes metálicas existentes na casa, tubulações de água, da própria rede elétrica, na caixa onde fica presa a tomada de energia. Cuidado janelas de alumínio não servem para fazer o terra.




A tomada, que fica na parede, onde será ligado o micro deve possuir três terminais. Pode ser comprada em casas de material elétrico e é a mesma utilizada para ligação de aparelhos de ar condicionado. Sua instalação é bem simples, mas deve ser feito com cuidado por se tratar de ligação elétrica.


O problema será com prédios, pois muitos não possuem o fio terra e muitas vezes sai caro (e complicado) criar o terra porque será necessário enterrar uma barra de ferro na terra e se você morra no 8º andar de um prédio. A solução mais viável será o terra virtual.



Terra Virtual

O terá virtual é equipamento facilmente encontrado em lojas de materiais de informática e em alguns casos já vem junto dentro do filtro de linha. Ele possui recursos necessários para solucionar os problemas com aterramento, amortece os picos de tensão e proporciona energia pura, para que seus equipamentos, computadores e periféricos funcionem com segurança.




Caso queria mais não é aconselhável você mesmo pode fazer seu "terra virtual", ele funciona para igualar o potencial elétrico dos seus equipamentos e fazer com que eles não se queimem caso exista diferença de potencial entre eles. Para isso, basta interligar os terras dos equipamentos, o que é feito simplesmente conectando os equipamentos ao estabilizador de tensão já que ele interliga os pinos terra dos equipamentos. O pino terra dos cabos de força não poderão estar cortados, caso contrário essa técnica não funcionará. É claro que se você não tiver uma ligação de terra real, você terá de cortar ou então deixar desconectado o pino terra do estabilizador de tensão. Ou seja, o estabilizador será responsável por conectar os terras dos equipamentos nele conectados, porém seu próprio terra não estará ligado a lugar algum.


Outro cuidado a ser tomado é o de não ligar o pino terra da tomada do estabilizador ao neutro da rede elétrica. O problema é que algum dia se você se equivocar e inverter o fase e o neutro na caixa de distribuição seu micro vai queimar.




Porque tomamos choque quando tocamos no gabinete do nosso micro?


Você já tomou choque ao abrir a porta de uma geladeira? Isso ocorre caso o potencial elétrico da carcaça da geladeira não é igual a zero. Como você está com os pés no chão (que possui potencial zero), haverá uma diferença de potencial entre você e a geladeira, que criará uma corrente elétrica tão logo você encoste na carcaça metálica da geladeira, fazendo com que você sinta o choque.


Esse mesmo tipo de problema pode ocorrer com o gabinete do seu computador ou com qualquer equipamento elétrico ou eletrônico que possua carcaça metálica.



Agora imagine que você esteja ligando o micro a uma impressora. Essa ligação é feita através de um cabo, correto? O que acontecerá se o potencial elétrico da carcaça do computador for diferente do potencial elétrico da carcaça da impressora? Na pior das hipóteses, você queimará a porta paralela do seu micro ou da sua impressora.


Outra situação muito comum é entre micros conectados em rede através de cabo coaxial. Se os micros não estiverem aterrados, você poderá queimar a placa de rede deles, caso a carcaça deles possuam potenciais elétricos diferentes. O cabo da rede fará o papel de interligar a carcaça dos micros, fazendo com que haja um choque entre eles. Esse choque é uma diferença de potencial e fará com que a rede não funcione e até queimar as placas de rede dos micros que possuem diferença de potencial entre eles.

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs