http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Como instalar o Windows 7

Como instalar o Windows 7


W7

Você certamente já leu muito sobre o Windows 7 Release Candidate, mas agora é hora de colocar a mão na massa e instalá-lo no seu computador. Com performance melhorada, suporte ao multitoque e melhorias na interface, o Windows 7 foi recebido com entusiasmo pelos críticos do Windows Vista - que não são poucos.

A instalação é mais rápida e o sistema é mais customizável, porém, vá com calma. Alguns cuidados são necessários antes de mergulhar de cabeça no novo sistema.

Antes de mais nada, organize-se. Há algumas possibilidades de instalação: começar do zero em um PC antigo, particionar seu HD atual, fazer um dual-boot ou fazer o upgrade do Vista.

W7




A instalação do zero certamente é a melhor escolha, quando ela é possível. Você apaga completamente o Windows XP, por exemplo, e instala o Windows 7 com o PC reformatado. Essa é a opção que causa menos problemas. Em nossos testes, aliás, não causou absolutamente nenhum.

Fazer o upgrade sem apagar o sistema antigo é possível, mas só para quem tem o Vista. O Windows 7 não faz upgrade do XP. Caso queira fazer o upgrade de apenas uma partição, siga as instruções no instalador automático do Windows 7.


W7




Para instalar o Windows 7 em uma partição específica, é preciso antes de mais nada iniciar diretamente do CD de instalação. Mas você não pode simplesmente redimensionar o tamanho de uma partição, ainda que possa deletá-la ou recriá-la. Em último caso, você usar um software de terceiros para redimensionar a partição, como o Paragon Partition Manager.

Também é importante lembrar que o Windows 7 Release Candidate vai parar de funcionar no dia 1º de junho de 2010. Depois dessa data, ele só volta a funcionar se você pagar a licença. E o sistema vai avisar você que a data está chegando de forma pouco educada: o PC vai simplesmente desligar a cada 2 horas, para que você saiba que o Release Candidate está com a data de licença expirando. Para contornar o inconveniente, será necessário instalar uma versão final do sistema antes de 1º de março de 2010. Até lá, vocêtem um ano para usar o Windows 7 de graça.


Prepare seu computador para o Windows 7
Antes de mais nada, rode o Windows 7 Upgrade Advisor Beta, que vai checar a compatibilidade do hardware e avisar eventuais problemas e conflitosque possam vir a ocorrer. Nesse primeiro estágio, você terá que aceitar o famigerado UAC (Controle da Conta de Usuário, em inglês) antes de instalar qualquer coisa.

Depois disso, ele testará a CPU, a RAM, o HD e as placas gráficas do computador. Certifique-se de ter o mínimo necessário para instalar oWindows 7:
- 1 GHz de CPU com 32 bit (x86) ou 64 bit (x64);
- 1 GB de RAM (32 bit) ou 2 GB (64 bit);
- 16 GB de HD livres para 32 bit ou 20 GB para 64 bit;
- Direct X9 GOU com drive WDDM 1.0 ou mais recente.

Não é exatamente a coisa mais recomendável do mundo você instalar um sistema operacional ainda em desenvolvimento no seu computador principal, aquele onde você trabalha. Em nossos testes, por exemplo, o sistema empacou na webcam (uma QuickCam, da Logitech) e em uma versão antiga do CorelDraw.

No geral, porém, a performance do Windows 7 foi tão boa que parte da redação aqui da PC Magazine já o adotou em definitivo para o trabalho diário.

W7



De qualquer modo, se você está fazendo uma atualização em cima do Windows Vista ou usando um PC que estava encostado, use o aplicativo Windows Easy Transfer Utility. Ele permite que você migre todos os arquivos e preferências de seus principais programas para um disco externo, por exemplo, ou um pendrive USB.

É uma boa maneira de garantir o backup para o caso de algo dar errado. O Windows Easy Transfer Utility está no menu inicial do Vista ou na pasta Acessórios/Ferramentas do Sistema do XP.


Faça o download e - importante! - grave no DVD
Até julho, você pode baixar o Windows 7 e ativá-lo em 3 computadores diferentes. E dessa vez a Microsoft foi esperta e não limitou o download só para quem tem tem Internet Explorer. Usuários de Firefox podem baixar numa boa.

Tenha paciência, pois o arquivo é imenso: 2,36 GB. Mas a Microsoft usa um administrador de downloads baseado em Java, da Akamai Technologies, que permite a rápida retomada do imenso download, no caso de ele ser interrompido. Use-o para agilizar o processo.

Depois de baixar o arquivo no formato ISO, é preciso queimá-lo em um DVD. Há programas gratuitos excelentes, como o ImgBurn ou o CDBurnerXP, que são leves e transformam arquivos ISO em discos bootáveis.

Você deve então reiniciar o computador pelo DVD, para iniciar a instalação do sistema. Há a opção de instalar de um pendrive USB, desde que você tenha um drive com espaço suficiente para o sistema. Na verdade, instalar de um pendrive é até mais rápido, porém, instalar de um DVD dá menos problema e é menos complicado.


Fazendo a instalação de forma facilitada
O Windows 7 RC instala automaticamente a versão Ultimate do sistema, ainda que a Microsoft já tenha avisado que sairão pelo menos 5 versões diferentes, como foi no Vista. Caso você queira desbloquear as outras versões que estão escondidas no instalador, vá na pasta Sources e simplesmente delete o arquivo Ei.cfg.

Assim que o instalador roda, ele já pede para buscar updates na internet, o que é aconselhável permitir. Aceite os termos delicença e você estará pronto pra festa.

O instalador vai reiniciar o computador uma ou duas vezes. Depois, ele vai solicitar informações sobre sua conexão à internet. Finalizando essa fase, você pode configurar o desktop e explorar todas as novidades do Windows 7. Boa sorte.

CIRCUITOS ELETRÔNICOS

CARREGADOR DE BATERIA 12V




R1__________500 Ohm 1/4 W Resistor
R2__________3K 1/4 W Resistor
R3__________1K 1/4 W Resistor
R4__________15 Ohm 1/4 W Resistor
R5__________230 Ohm 1/4 W Resistor
R6__________15K 1/4 W Resistor
R7__________0.2 Ohm 10 W Resistor
C1__________0.1uF 25V Ceramic Capacitor
C2__________1uF 25V Electrolytic Capacitor
C3__________1000pF 25V Ceramic Capacitor
D1__________1N457 Diode
Q1__________2N2905 PNP Transistor
U1__________LM350 Regulator
U2__________LM301A Op Amp
S1__________chave normalmente aberta.


Este circuito carrega baterias de carros. Ele funciona enviando a maxima corrente a bateria, até a corrente cair a 150mA. Nesse tempo uma tensão mais baixa é aplicada para evitar sobrecarga. Quando a bateria é carregada totalmente o Led indica que o ciclo de carga terminou. Uma fonte de tensão de 18V é necessária para alimentar o circuito. O regulador U1 precisa ser montado em um bom dissipador de calor. Para usar o circuito conecte um bateria
aos terminais e de um toque na chave S1.





INVERSOR DE VOLTAGEM



C1,C2___________68 uf, 25 V Capacitor de Tântalo
R1,R2___________10 Ohms, Resistor de 5 Watt
R3,R4___________180 Ohm, Resistor 1 Watt
D1,D2___________HEP 154 Diodo de silicio
Q1,Q2___________2N3055 Transistor NPN
T1______________24V, Transformador com center tape

Com esse circuito você poderá ligar uma TV ou um som estéreo na estrada ou camping pois este faz a inversão de tensao 12Vdc da bateria do automovel para 120Vac. A potência depende dos transistores utilizados e também do transformador. Podendo suportar potências de 1 a 1000W.

Como disse anteriormente Q1 e Q2 assim como T1 determinam a potência do inversor, usando o transistor 2N3055 e um transformador de 15A obtém-se uma potencia em torno de 300W. Para uma maior potência será nescessário substituir os transistores e o transformador. Lembre-se que operando esse circuito com altas potências a corrente será bastante elevada, portanto tenha cuidado com sua bateria.





FONTE AJUSTAVÉL



C1_____________14000uf or 10000uf 40 Vdc Electrolytic Capacitor
C2_____________100uf 50Vdc Electrolytic Capacitor
C3_____________.1uf Disc Capacitor
C4_____________.01uf Disc Capacitor
R1______________5k Pot
R2______________240 Ohm 1/4 W Resistor
U1______________LM338K 1.2 to 30 Volt 5 Amp Regulator
BR1_____________10 Amp 50 PIV Bridge Rectifier
T1______________24 V 5 Amp Transformer
S1______________SPST Toggle Switch



Para trabalhar com circuitos eletrônicos todo projetista nescessita de uma boa fonte, esta aqui descrita de facil montagem fornece uma tensão variável de 1.2 - 30V a 5A. Será nescesário montar o regulador em um bom dissipador de calor. Pode-se adicionar ao circuito um voltimetro e um amperimetro para monitoramento.



FONTE PARA ADAPTAR CD NO CARRO



C1__________1000uF 25V Electrolytic Capacitor
C2__________10uF 25V Electrolytic Capacitor
C3__________1uF 15V Elextrolytic Capacitor
C4__________.1uF 15V Electrolytic Capacitor
U1__________7809 Or Other Regulator


Para ouvir cd's no carro você precisa de uma fonte, para economizar pilhas de seu disk-man, esse circuito é exatamente isso ele transforma a tensão 12V do carro para 9V (utilizada pelos disk-man da sony), mas também pode ser adaptada para outros modelos tendo que trocar somente o regulador. Montar o regulador em um dissipador de calor.


FONTE SIMÉTRICA AJUSTÁVEL



C1,C2_______2200uF 35V Electrolytic Capacitor
C3,C4,C5,C7_1uF 35V Electrolytic Capacitor
C6,C8_______100uF 35V Electrolytic Capacitor
R1,R4_______5K Pot
R2,R3_______240 Ohm 1/4 W Resistor
BR1_________2A 30V Bridge Rectifier
U1__________LM317 Adjustable Positive Regulator
U2__________LM337 Adjustable Negitive Regulator
T1__________30V Center Tapped 2 Amp Transformer
S1__________SPST 2 Amp Switch



Ideal para trabalhar com preojetos de amplificadores operacionais essa fonte simétrica ajustável entre 0-15V é de muito fácil construção. U1 e U2 precisam de dissipador de calor.


Fonte Solar Estabilizada de 3 e 6V


Este circuito possibilita a alimentação de aparelhos eletrônicos a partir da luz solar. São utilizadas 4 (ou mais) células solares Heliodinâmicas de 1,6V x 500mA, que são conectadas a um sistema regulador de tensão. os diodos zener determinam a tensão de saída, sendo comutados por uma chave. Para uma alimentação de 3V podemos usar 3 ou 4 celulas, mas para 6V devemos usar 5 ou mais celulas. O transistor BD135 deve ser montado num dissipador. Este circuito pode alimentar aparelhos eletrônicos pequenos, como rádios, amplificadores e gravadores, desde que o consumo não supere os 500mA. Os diodos zener são de 400mW, e outras tensões podem ser obtidas com alteração de seus valores.


Fonte para Pedal de Efeito


Este circuito é uma fonte de 9V para pedais de efeito, com uma exelente filtragem.



TRANSMISSOR DE FM


Transmissor de FM em miniatura baseado nos transistores 2N3904, com alcance de cerca de 50m. A bobina L1 é constituida por 8 a 10 voltas de fio 22 enroladas em uma forma não condutiva de cerca de 6mm de diametro. C4 é um pequeno trimmer ajustável, os resistores são de 1/8 mas também pode ser usados os de 1/4 e os demais capacitores são ceramicos e a antena pode ser um fio rigido de 10 a 15cm. Para ajuste coloque seu radio FM em uma frequencia que não seja ocupada por nenhuma emissora e com uma chave de ajuste não condutiva tente sintonizar o trimmer até obter ajuste, dependendo da potência de seu radio receptor pode ser que na hora do ajuste se ouça um apito então esse é o ponto de sintonia.







INDICADOR DE LINHA OCUPADA



R1______________3.3K 1/4 W Resistor
R2______________33K 1/4 W Resistor
R3______________56K 1/4 W Resistor
R4______________22K 1/4 W Resistor
R5______________4.7K 1/4 W Resistor
Q1,Q2___________2N3392 NPN Transistor
BR1_____________1.5 Amp 250V Ponte Retificadora
LED1____________LED Vermelho
LED2____________LED Verde



Este circuito é bastante util quando se tem uma extenção em casa pois ele indica que a linha está ocupada. A indicação é feita através de Led's o vermelho indica linha ocupada e o verde linha livre. Quando o telefone toca os dois led's piscam.


GRAVADOR DE CONVERSAS TELEFÔNICAS



R1__________270K 1/4 W Resistor
R2__________1.5K 1/4 W Resistor
R3__________68K 1/4 W Resistor
R4__________33K 1/4 W Resistor
C1__________0.22uf 150 Volts
Q1,Q2_______2N4954 NPN Transistor
D1__________1N645 Diodo



Este circuito grava conversas da linha telefônica automaticamente, para isso é necessário conectar um gravador que tenha as entradas mic e remote.



RING FLASH



C1__________0.47uF 250V Capacitor
R1,R2_______10K 1/4 W Resistor
R3__________1K 1/4W Resistor
D1,D2________20V 1/4W Zener Diode
D3__________1N4148 Diode
Q1__________2N3904 NPN Transistor
U1__________4N27 Opto Isolator
RELAY_______Solid State Or Regular Relay



Este circuito e util quando é necessário ter um sinal visual de uma chamada telefônica.


MIX USANDO FET

Circuito do Mixador

R1,R3_______10K Potenciômetro
R2,R4_______100K Resistor 1/4 W
R5__________6.8K 1/4 Resistor 1/4W
C1,C2,C3____.1uF Capacitor
Q1__________2N3819 FET


Este é um circuito bem simples quando queremos unir duas fontes de audio em uma só saida. Uma de suas qualidades é posuir um consumo bastante pequeno. O circuito deve ser instalado em uma caixa de metal para reduzir ruidos.



VOZ ELETRÔNICA




Quando falar no microfone sua voz parecerá uma voz metalica no alto falante..



VU METER



C1__________2.2uf 25V Electrolytic Capacitor
R1__________1K 1/4W Resistor
D1__________1N4002 Silicon Diode
LED1-LED10__Standard LED or LED Array
U1__________LM3915 Audio Level IC



Circuito para medir o nivel de som. V+ nescessita ser entre 3 e 20V. A voltagem de audio de entrada deve ser padrão de 1Vpp e no maximo de 1.3Vpp. Se não houver movimento dos led's experimente desconectar o pino 9 do ic



PRÉ AMPLIFICADOR DE MICROFONE





Com esse simples circuito pode-se obter um bom ganho no sinal de audio.



PRÉ AMPLIFICADOR DE MICROFONE USANDO IC





Com esse simples circuito pode-se obter um bom ganho no sinal de audio.



MIXADOR DE 4 ENTRADAS









SIRENE




Este circuito é de fácil montagem. O alto falante deverá ser de 8 ohms



Controle de Tom de 3 bandas


O valor de R1 a ser usado depende do ganho necessário. R2 é unknown - experimente, o "Amp OP" não é critico, podendo ser usado um 4558.




TESTADOR DE CONTROLE REMOTO




Este circuito é bastante util quando precisamos reparar e testar controles remotos.



CONTROLE REMOTO INFRA VERMELHO

TRANSMISSOR



RECEPTOR


R1____________22K 1/4W Resistor
R2____________1 Meg 1/4W Resistor
R3____________1K 1/4W Resistor
R4,R5_________100K 1/4W Resistor
R6____________50K Pot
C1,C2_________0.01uF 16V Ceramic Disk Capacitor
C3____________100pF 16V Ceramic Disk Capacitor
C4____________0.047uF 16V Ceramic Disk Capacitor
C5____________0.1uF 16V Ceramic Disk Capacitor
C6____________3.3uF 16V Electrolytic Capacitor
C7____________1.5uF 16V Electrolytic Capacitor
Q1____________2N2222 NPN Silicon Transistor
Q2____________2N2907 PNP Silicon Transistor
Q3____________NPN Phototransistor
D1____________1N914 Silicon Diode
IC1____________LM308 Op Amp IC
IC2____________567 Tone Decoder
LED1__________Infa-Red LED
RELAY_________6 Volt Relay
S1_____________SPST Push Button Switch
B1_____________3 Volt Battery




Para ajustar o circuito aponte o transmissor para o receptor e ajuste R6 até ouvir o click do relé.



DETETOR DE CHUVA



CR1__________1K 1/4 W Resistor
R2__________680 Ohm 1/4 W Resistor
D1__________1N4001 Silicon Diode
BZ1_________12V Buzzer
S1__________SPST Switch
SCR1________C106B1 SCR




Este circuito de fácil construção pode ser utilizado para avisar quando a ocorrencia de chuva ou detectar o nivel de uma caixa d'agua..



CHAVE DE TOQUE



C1__________10uf 16V Electrolytic Capacitor
R1,R2_______100K 1/4 Watt Resistor
R3__________10 Meg 1/4 Watt Resistor
U1__________4011 CMOS NAND Gate IC



CONTADOR DE 7 SEGMENTOS






R1-R7_______470 Ohm 1/4 Watt Resistor
U1__________74LS90 TTL BCD Counter IC
U2__________74LS47 TTL Seven Segment Display Driver IC
DISP1_______Common Anode 7 Segment LED Display



Todos os pulsos do contador são compativeis com nivel TTL. Para mais digitos no contador deve-se conectar os pinos 11/6 do 74LS90 e 74LS47 ao pino 14 do 74LS90 no outro circuito.



DETETOR DE CHUVA 2




Circuito utilizado para detecção de chuva.



INDICADOR 110/220V




Este circuito é de bastante utilidade e de fácil montagem. Seu funcionamento é muito simples quando conectado em 110 um led se acenderá e quando em 220 os dois se acenderão. Uma dica é usar um led bicolor.



CHAVE DE TOQUE 2








CABO LINK PARA AGENDAS CASIO


Este circuito proporciona uma comunicação de agendas casio via porta serial do computador usando um conector DB25. Para utilizar um conector DB9 serial devemos atentar para pinagem do mesmo obedecendo os mesmos protocolos do conector DB25. O circuito acima foi testado em uma agenda modelo SF-8300. Funciona em todos os modelos de agenda da Casio, série SF, CSF, NX e IP-800. O Software tem suporte para os seguintes modelos: NX-4000, NX-6000, SF-A10, SF-A20, SF-A30, IP-800, SF-M10, SF-R10, SF-R20, CSF-4450, CSF-4650, CSF-4950, CSF-4970, CSF-5350, CSF-5550, CSF-5750, CSF-7950, CSF-8950, SF-4300, SF-4400, SF-4600, SF-4700, SF-4900, SF-5100, SF-5300, SF-5500, SF-5600, SF-5580, SF-5780, SF-5980, SF-6300, SF-7000, SF-7500, SF-7600, SF-7900, SF-8000, SF-8300, SF-8350, SF-8500, SF-8900, SF-9000, SF-9300, SF-9350, SF-9500, SF-9600, SF-9700. E sua versão shareware pode ser conseguida no endereço http://ourworld.compuserve.com/homepages/imsl/hereis.htm

Qualquer duvida ou se precisar de um cabo pronto mande um mail para mim.

Ligação do Mini Pug Stereo

TX => pino interno (mais a frente)
RX => pino do meio
GND => pino externo (mais atras)



DETETOR DE MENTIRAS




Circuito simples para se utilizar em brincadeiras de detecção de mentiras.



DADO ELETÔNICO




Circuito interessante para ser utilizado em jogos que utilizem dados.



DIMMER




R1__________50K Pot
R2__________15K 1/2W Resistor
C1,C2_______0.068 250V Capacitor
L1__________Lamp To Be Controlled (up to 350 watts)
L2__________Neon Lamp
TR1_________40502 TRIAC


Este circuito controla a intensidade de uma lâmpada até 350W. Se houver aquecimento do triac instale um disipador. Não utilize o circuito em lampadas fluorecentes. O circuito funciona somente em 117Vac.



DRIVER PARA LÂMPADA FLUORESCENTE



C1__________100uf 25V Electrolytic Capacitor
C2,C3_______0.01uf 25V Ceramic Disc Capacitor
C4__________0.01uf 1KV Ceramic Disc Capacitor
R1__________1K 1/4W Resistor
R2__________2.7K 1/4W Resistor
Q1__________IRF510 MOSFET
U1__________TLC555 Timer IC
T1__________6V 300mA Transformer
LAMP_______4W Fluorescent Lamp


A partir de uma bateria de 12V podemos conectar um lampada fluorescente.



DETECTOR DE LUZ / ESCURO



R1__________100K Pot
Q1__________2N3904 NPN Transistor
Q2__________NPN Phototransistor
RELAY_______9V Relay



Este é um circuito automático para ligar uma carga a partir de luz ou escuro.



SEQUENCIAL DE LED



R1____________1 Meg 1/4W Resistor
R2____________100K Pot
R3____________1K 1/4W Resistor
C1____________0.1uF 16V Ceramic Disk Capacitor
U1____________4011 CMOS NAND Gate
U2____________4017 CMOS Counter
LED1-10_______LEDs Of Any Colour



Circuito sequencial de Led.



FLASH LED




Aqui temos quatro circuitos que utilizam uma tensão de 1,5V portanto servindo para diversas aplicações já utilizei em uma pescaria noturna para indicar o local das redes de pesca, e tambem como flash em uma bicicleta. Acredito que vc irá encontrar varias outras utilidades.



FALTA DE ILUMINAÇÃO NO AUTOMOVEL




Este é um circuito bastante interessante, quando usado em um automóvel, pois com ele é possivel identificar pane em faróis e lanternas. Um diodo Led montado no painel se apaga quando a lampada ligada a ele entra em pane. Pode-se também inverter a situação fazendo com que o diodo acenda no caso da lampada entrar em pane, para isso somente é necessário colocar o reed em paralelo com o diodo. O numero de voltas pode ser expresso pela seguinte observação : uma lampada de farol absorve uma corrente de aproximadamente 7,5A, então devemos enrolar 7 voltas para controlar a corrente dos farois. É importante observar que o diâmetro do fio utilizado na bobinagem do relê deve ser no minimo de mesma espessura do que o utilizado para o enrrolamento original, caso contrário há o risco de queda de tensão no enrolamento e aquecimento.



MXR Distortion







JSH Fuzz






ALARME DE FALTA DE ENERGIA


Este circuito é muito util quando temos que atentar para falta de energia, de dia é muito util pois as vezes essa falta passa despercebida e quando se dá o retorno da energia podemos ter surpresas muito desagradáveis em nosso aparelhos eletro-eletronicos. O circuito deve ser ligado na mesma rede que alimenta o aparelho, e em caso de corte ocorre o acionamento de um bip sonoro por 2 ou 3 minutos dependendo do valor de do capacitor indicado na figura por 1000 a 4700uF .



ALARME CONTRA INCÊNDIO


Um transistor na configuração darlington BC517 garante a sensibilidade desse projeto e usando um simples diodo de uso geral 1N4148 nos pontos A e B tornal o circuito sem muitas complicações de ser montado a chave S1 rearma o circuito em caso de desparo do relé. Se o cabo do sensor for muito longo deve ser usado um blindado para que ruidos não o dispare acidentalmente e mesmo um capacitor de 100n em paralelo com o sensor pode contribuir para redução de ruidos em caso de cabos curtos não blindados. Para ajustar coloque P1 na posição de menor resistência e vagarosamente ajuste até obter o disparo do relé, qunado isso ocorrer volte um pouco o ajuste a aperte S1 para rearmar o circuito, se o relé disparar novamente repita a operação voltando um pouco mais o ajuste, repetindo até que o ajuste necessário deixe o relé desenergizado. Agora aproximando uma fonte de calor do sensor um ferro de solda sem encostar, em alguns segundos o relé deve armar, e para rearmar espere o sensor esfriar e aperte novamente S1.




ALARME PORTÁTIL


Pela sua simplicidade esse circuito é muito util quando queremos ter proteção protátil pois com ele é possivel monitorar gavetas, armários, malas, etc. Para o sensor pode ser usado um fio esmaltado bem fino, o baixo consumo permite seu uso prolongado




Por que os Aparelhos queimam?

Por que os Aparelhos queimam?
Seria talvez por um excesso de "Tensão" nos componentes?

Magnetita

Magnetita

Forma cristalina

A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 26,7% de ferro e 72,4% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.

A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia(região da Grecia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras Mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se!

Ocorrência e obtenção

Magnetita
Geral
Categoria Mineral
Fórmula química Fe3O4 ( FeO . Fe2O3 )
Propriedades
Cor Preta, acinzentada
Cristal habitual Octaédrica. granular
Estrutura cristalina Isométrica
Clivagem Indistinta
Fratura Variável
Escala de Mohs Dureza 5.5 - 6.5
Brilho Metálico
Índice de refração Opaco
Magnetismo Fortemente magnética. Desaparece acima de 550°C
Estrias Pretas bem pronunciadas
Peso específico 5,17 - 5,18
Ponto de fusão ?
Solubilidade ?

A magnetita é a fonte mais valiosa entre os minérios de ferro. É encontrada, como pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.

Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, e nas Montanhas Adirondack, na região de Nova Iorque dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega, Alemanha, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, Pennsylvania, Carolina do Norte, Virginia, New Mexico, Utah e Colorado.

É encontrada, algumas vezes, em grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia ( Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.

Cristais de magnetita têm sido encontrados em certos tipos de bactérias como, por exemplo, na Aquaspirillum magnetotacticum, em cérebros de ursos, pombos e de humanos.

Minerais de magnetita que contêm de 3,8% a 6,3% de manganês são denominados manganomagnetita, e quando está associada com o corindon é conhecida como esmeril.

A magnetita também é encontrada em meteoritos.

A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550°C, adquire a estrutura da hematita (Fe2O3).

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs