http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Como instalar o Windows 7

Como instalar o Windows 7


W7

Você certamente já leu muito sobre o Windows 7 Release Candidate, mas agora é hora de colocar a mão na massa e instalá-lo no seu computador. Com performance melhorada, suporte ao multitoque e melhorias na interface, o Windows 7 foi recebido com entusiasmo pelos críticos do Windows Vista - que não são poucos.

A instalação é mais rápida e o sistema é mais customizável, porém, vá com calma. Alguns cuidados são necessários antes de mergulhar de cabeça no novo sistema.

Antes de mais nada, organize-se. Há algumas possibilidades de instalação: começar do zero em um PC antigo, particionar seu HD atual, fazer um dual-boot ou fazer o upgrade do Vista.

W7




A instalação do zero certamente é a melhor escolha, quando ela é possível. Você apaga completamente o Windows XP, por exemplo, e instala o Windows 7 com o PC reformatado. Essa é a opção que causa menos problemas. Em nossos testes, aliás, não causou absolutamente nenhum.

Fazer o upgrade sem apagar o sistema antigo é possível, mas só para quem tem o Vista. O Windows 7 não faz upgrade do XP. Caso queira fazer o upgrade de apenas uma partição, siga as instruções no instalador automático do Windows 7.


W7




Para instalar o Windows 7 em uma partição específica, é preciso antes de mais nada iniciar diretamente do CD de instalação. Mas você não pode simplesmente redimensionar o tamanho de uma partição, ainda que possa deletá-la ou recriá-la. Em último caso, você usar um software de terceiros para redimensionar a partição, como o Paragon Partition Manager.

Também é importante lembrar que o Windows 7 Release Candidate vai parar de funcionar no dia 1º de junho de 2010. Depois dessa data, ele só volta a funcionar se você pagar a licença. E o sistema vai avisar você que a data está chegando de forma pouco educada: o PC vai simplesmente desligar a cada 2 horas, para que você saiba que o Release Candidate está com a data de licença expirando. Para contornar o inconveniente, será necessário instalar uma versão final do sistema antes de 1º de março de 2010. Até lá, vocêtem um ano para usar o Windows 7 de graça.


Prepare seu computador para o Windows 7
Antes de mais nada, rode o Windows 7 Upgrade Advisor Beta, que vai checar a compatibilidade do hardware e avisar eventuais problemas e conflitosque possam vir a ocorrer. Nesse primeiro estágio, você terá que aceitar o famigerado UAC (Controle da Conta de Usuário, em inglês) antes de instalar qualquer coisa.

Depois disso, ele testará a CPU, a RAM, o HD e as placas gráficas do computador. Certifique-se de ter o mínimo necessário para instalar oWindows 7:
- 1 GHz de CPU com 32 bit (x86) ou 64 bit (x64);
- 1 GB de RAM (32 bit) ou 2 GB (64 bit);
- 16 GB de HD livres para 32 bit ou 20 GB para 64 bit;
- Direct X9 GOU com drive WDDM 1.0 ou mais recente.

Não é exatamente a coisa mais recomendável do mundo você instalar um sistema operacional ainda em desenvolvimento no seu computador principal, aquele onde você trabalha. Em nossos testes, por exemplo, o sistema empacou na webcam (uma QuickCam, da Logitech) e em uma versão antiga do CorelDraw.

No geral, porém, a performance do Windows 7 foi tão boa que parte da redação aqui da PC Magazine já o adotou em definitivo para o trabalho diário.

W7



De qualquer modo, se você está fazendo uma atualização em cima do Windows Vista ou usando um PC que estava encostado, use o aplicativo Windows Easy Transfer Utility. Ele permite que você migre todos os arquivos e preferências de seus principais programas para um disco externo, por exemplo, ou um pendrive USB.

É uma boa maneira de garantir o backup para o caso de algo dar errado. O Windows Easy Transfer Utility está no menu inicial do Vista ou na pasta Acessórios/Ferramentas do Sistema do XP.


Faça o download e - importante! - grave no DVD
Até julho, você pode baixar o Windows 7 e ativá-lo em 3 computadores diferentes. E dessa vez a Microsoft foi esperta e não limitou o download só para quem tem tem Internet Explorer. Usuários de Firefox podem baixar numa boa.

Tenha paciência, pois o arquivo é imenso: 2,36 GB. Mas a Microsoft usa um administrador de downloads baseado em Java, da Akamai Technologies, que permite a rápida retomada do imenso download, no caso de ele ser interrompido. Use-o para agilizar o processo.

Depois de baixar o arquivo no formato ISO, é preciso queimá-lo em um DVD. Há programas gratuitos excelentes, como o ImgBurn ou o CDBurnerXP, que são leves e transformam arquivos ISO em discos bootáveis.

Você deve então reiniciar o computador pelo DVD, para iniciar a instalação do sistema. Há a opção de instalar de um pendrive USB, desde que você tenha um drive com espaço suficiente para o sistema. Na verdade, instalar de um pendrive é até mais rápido, porém, instalar de um DVD dá menos problema e é menos complicado.


Fazendo a instalação de forma facilitada
O Windows 7 RC instala automaticamente a versão Ultimate do sistema, ainda que a Microsoft já tenha avisado que sairão pelo menos 5 versões diferentes, como foi no Vista. Caso você queira desbloquear as outras versões que estão escondidas no instalador, vá na pasta Sources e simplesmente delete o arquivo Ei.cfg.

Assim que o instalador roda, ele já pede para buscar updates na internet, o que é aconselhável permitir. Aceite os termos delicença e você estará pronto pra festa.

O instalador vai reiniciar o computador uma ou duas vezes. Depois, ele vai solicitar informações sobre sua conexão à internet. Finalizando essa fase, você pode configurar o desktop e explorar todas as novidades do Windows 7. Boa sorte.

0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs