http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

sábado, 4 de julho de 2009

TECMATRÔNICA

Pilhas e Baterias

Pilhas e Baterias

Mini-Bateria selada chumbo-ácida recarregável de 12V/1.3Ah

para ser utilizada como backup do módulo rastreador GTM Tracker I.

Uma PILHA, ou célula é um dispositivo que transforma energia química em energia elétrica. A pilha tem três partes: os eletrodos, o eletrólito e o contêiner, ou recipiente. Existem dois tipos básicos de pilhas: primária e secundária.

Os ELETRODOS são os condutores de corrente da pilha.

O ELETRÓLITO é a solução que age sobre os eletrodos.

O CONTÊINER guarda o eletrólito e prove meios para a montagem dos eletrodos.

A PILHA PRIMÁRIA é uma pilha na qual a reação química acaba por destruir um dos eletrodos, normalmente o negativo. A pilha primária não pode ser recarregada.

A PILHA SECUNDÁRIA é uma pilha na qual as ações químicas alteram os eletrodos e o eletrólito. Os eletrodos e o eletrólito podem ser restaurados à sua condição original pela recarga da pilha.

AÇÃO ELETROQUÍMICA é o processo de conversão de energia química em energia elétrica.

O ANODO é o eletrodo positivo de uma pilha.

O CATODO é o eletrodo negativo de uma pilha.

QUÍMICA DA PILHA PRIMÁRIA é o processo no qual os elétrons, deixando o catodo para realizar um trabalho, criam uma carga positiva que atrai os íons negativos do eletrólito. Os íons negativos se combinam com o material do catodo e formam uma substância, tal como sulfato de chumbo. Elétrons oriundos do trabalho para o anodo criam uma carga negativa que atrai íons positivos (hidrogênio) a partir do eletrólito.

QUÍMICA DA PILHA SECUNDÁRIA é o processo no qual o eletrólito age e muda quimicamente ambos os eletrodos. Esse processo também diminui a quantidade de material ativo do eletrólito. Uma corrente de carga aplicada à pilha reverte o processo e restaura a pilha à sua condição original.

POLARIZAÇÃO é o efeito do hidrogênio que, circundando o anodo de uma pilha, aumenta a resistência interna da pilha. A polarização pode ser evitada pela ventilação da pilha, adição de um material rico em oxigênio ou adição de outro material que absorva o hidrogênio.

AÇÃO LOCAL é a continuação do fluxo de corrente dentro da pilha quando não há um trabalho externo a ser realizado. É causada por impurezas no eletrodo e pode ser evitada pelo uso de amálgama de mercúrio junto com o material do eletrodo.

PILHA SECA é um tipo de pilha comumente conhecido como “bateria de flashes”. Uma vez que o eletrólito não está em estado líquido, mas sim pastoso, o termo ‘seca’ é utilizado. Na maioria das pilhas secas, o próprio invólucro é o catodo.

VIDA DE PRATELEIRA é o período pelo qual a célula pode ficar armazenada e ainda poder ser utilizada.

PILHAS DE MERCÚRIO nunca devem sofrer curto-circuito devido ao risco de explosão.

PILHAS SECAS podem ser de muitos tipos, cada um tendo vantagens e desvantagens. O tipo escolhido para uso depende de vários fatores como custo, facilidade de reposição e voltagem ou corrente necessárias.

PILHA DE CHUMBO-ÁCIDO é o tipo mais utilizado de pilhas secundárias. A pilha de chumbo-ácido produz eletricidade por ação eletroquímica. O anodo é feito de peróxido de chumbo, o cátodo é de chumbo esponjoso e o eletrólito é composto de ácido sulfúrico e água.

A PILHA DE NÍQUEL-CÁDMIO, comumente chamadas de NICAD têm as seguintes vantagens sobre as pilhas de chumbo-ácido: carregam-se em um período mais curto de tempo, entregam uma quantidade maior de energia, podem permanecer ociosas por mais tempo e podem ser carregadas e descarregadas muitas vezes. O anodo é de hidróxido de níquel, o catodo é de hidróxido de cádmio e o eletrólito é composto de hidróxido de potássio e água.

A PILHA DE ÓXIDO DE PRATA é, na maioria dos casos, utilizada em equipamentos de emergência. É leve, pequena e possui uma grande capacidade de energia para o seu tamanho. O anodo é de óxido de prata, o catodo é de zinco e o eletrólito é composto de hidróxido de potássio e água.

A PILHA DE PRATA–CÁDMIO combina as melhores características das baterias de níquel-cádmio e de óxido de prata. O anodo é de óxido de prata, o catodo é de hidróxido de cádmio e o eletrólito é hidróxido de potássio.

Uma BATERIA é uma fonte de voltagem em um contêiner simples feito de uma ou mais pilhas (ou células). As células podem ser combinadas em série, em paralelo ou em série-paralelo.

CÉLULAS LIGADAS EM SÉRIE provêem maior voltagem do que uma única célula, sem aumento na corrente.

CÉLULAS LIGADAS EM PARALELO provêem corrente mais alta do que uma única célula, sem aumento na voltagem.

CÉLULAS LIGADAS EM SÉRIE-PARALELO provêem maior voltagem e maior corrente do que uma única célula.

TIPOS DE BATERIAS podem ser determinados pelos dados contidos na plaqueta de identificação.

Um DENSÍMETRO provê os meios para verificar a densidade do eletrólito.

PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA devem ser sempre observadas e praticadas quando trabalhamos com baterias.

CAPACIDADE é uma indicação da capacidade de fornecimento de corrente da bateria para um período de tempo determinado, por exemplo, 400 amperes/hora.

POTÊNCIA NOMINAL, ou CLASSIFICAÇÃO é a capacidade da bateria para uma razão de descarregamento específica. Na maioria das baterias a classificação é dada para um ciclo de descarga de 20 horas, por exemplo, 20 amperes por 20 horas.

CARGA DE BATERIAS é o processo de reversão do fluxo de corrente através da bateria para restaurá-la à sua condição original. A adição de ingrediente ativo ao eletrólito não irá recarregar a bateria. Há cinco tipos de cargas:

1. Carga inicial

2. Carga normal

3. Carga de equalização

4. Carga de flutuação

5. Carga rápida.

Tensão de gaseificação (GASSING GERAÇÃO DE GASES)
Durante o processo de carga a tensão na bateria sobe lentamente, ultrapassando a tensão nominal e a de flutuação até atingir a tensão de gaseificação. A partir desse momento cessa a acumulação de energia e se insistirmos além desse ponto a bateria passa a consumir toda a corrente entregue realizando a eletrólise da água, o que pode ser visto com facilidade através da intensa formação de bolhas.

O termo "pilha" é antigo, vem quando o italiano Alexandro Volta inventou um artefato que gerava eletricidade. Era composto por uma série de discos eletrodos empilhados (vai daí o nome = pilha) e isolados com uma espécie de feltro embebido em um eletrólito.
Hoje se usa o termo "pilha" para um elemento que gere eletricidade, e "bateria" uma associação deles, (paralelo ou série) com o intuito de gerar uma tensão ou corrente maior.

CIRCUITO ELÉTRICO

Um CIRCUITO ELÉTRICO BÁSICO consiste de uma fonte de energia conectada a uma carga.

Essa carga utiliza a energia e a transforma em uma forma de trabalho útil.





Um DIAGRAMA ESQUEMÁTICO é uma “imagem” de um circuito que utiliza símbolos para representar os componentes. O espaço necessário para representarmos um circuito elétrico ou eletrônico é reduzido muito pelo uso de um diagrama esquemático.



Algumas definições:

VOLTAGEM (E) é a força ou pressão elétrica operando em um circuito.
AMPERE (A) representa o fluxo de corrente produzido por um volt através de uma resistência de um ohm.


RESISTÊNCIA (R) é a oposição à corrente. Ela é medida em ohms (Ω). Um ohm de resistência vai limitar a corrente produzida por um volt para o nível de um ampere.


FÓRMULA LEI DE OHM pode ser transposta para encontrar-se qualquer dos valores em um circuito se os outros dois são conhecidos.

Você pode transpor matematicamente a fórmula da Lei de Ohm:


ou utiliza-la-á para determinar a relação matemática entre R, E e I.





ANÁLISE GRÁFICA da relação entre R, E e I pode ser estudada colocando-se esses valores em um gráfico. Tal gráfico é útil para observarmos as características de um dispositivo elétrico.




POTÊNCIA é a razão em que um trabalho é realizado por unidade de tempo. O tempo necessário para realizar uma determinada quantidade de trabalho vai determinar a potência utilizada. Em uma fórmula, P = E x I, onde P = potência em watts, E = voltagem em volts, e I é a corrente em amperes.


As QUATRO UNIDADES ELÉTRICAS BÁSICAS são P, I, E e R.

Qualquer uma dessas unidades de medida sendo desconhecida, pode ser expressa em termos se as duas outras forem conhecidas.

O gráfico de fórmulas é uma representação simples dessas relações.




POTÊNCIA NOMINAL em watts indica a taxa em que um dispositivo converte energia elétrica em outra forma de energia. A potência nominal de um resistor indica a potência máxima que o resistor pode suportar sem ser destruído.

A POTÊNCIA UTILIZADA por um dispositivo elétrico é medida em watts/hora. Um watt/hora é igual a um watt utilizado continuamente durante uma hora.

A EFICIÊNCIA de um dispositivo elétrico é igual à potência elétrica convertida em energia útil, dividida pela potência elétrica fornecida ao dispositivo.


HORSEPOWER, ou CAVALO-VAPOR é uma unidade de medida normalmente utilizada para classificarmos motores elétricos. É uma unidade de trabalho. Um cavalo-vapor é igual a 746 watts.


Um CIRCUITO EM SÉRIE é definido como um circuito que tem apenas um caminho para o fluxo de corrente.




CORRENTES ELÉTRICAS

DC E AC – A Corrente Contínua (DC) flui apenas em uma direção enquanto a Corrente Alternada (AC) está constantemente mudando em amplitude e direção.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE DC E AC – A corrente continua tem várias desvantagens quando comparada com a corrente alternada. A corrente continua, por exemplo, precisa ser gerada no nível de voltagem requerido pelo trabalho (carga). A corrente alternada, por sua vez, pode ser gerada em um nível alto e rebaixada até o consumo final (pelo uso de transformadores), para qualquer que seja o nível de voltagem requerido pela carga. Uma vez que a potência em sistemas alimentados por DC deve ser transmitida em baixa voltagem e níveis altos de corrente, a perda de corrente, I2R , se torna um problema em sistemas alimentados por corrente contínua. Uma vez que a potência em sistemas alimentados por AC pode ser transmitida em um nível mais alto de tensão e mais baixo de corrente, a perda de potência I2R é muito menor do que em sistemas alimentados por corrente contínua.

FORMAS DE ONDAS DE TENSÃO – A forma de onda de tensão ou de corrente é uma imagem gráfica das mudanças nos valores da corrente e voltagem durante um período de tempo.

ELETROMAGNETISMO – Quando uma bússola é colocada nas adjacências de um condutor de corrente, a agulha se alinha em ângulo reto com o condutor. O pólo norte da bússola indica a direção do campo produzido pela corrente. Sabendo a direção da corrente, você pode usar a regra da mão esquerda para condutores para determinar a direção das linhas magnéticas ou de força.

Setas são geralmente utilizadas em diagramas elétricos para indicar a direção da corrente em uma fiação. Uma cruz (+) no final de uma visão seccional do fio, indica que a corrente está fluindo para longe de você, enquanto que um ponto (●) indica que a corrente está fluindo em sua direção.

Quando dois condutores paralelos e adjacentes carregam corrente na mesma direção, os campos magnéticos ao redor desses condutores, auxiliam-se mutuamente. Quando as correntes fluem em direções opostas nos condutores, os campos ao redor dos condutores irão se opor.

CAMPO MAGNÉTICO DE UMA BOBINA – Quando um fio é enrolado ao redor de um núcleo, ele forma uma BOBINA. Os campos magnéticos produzidos quando a corrente flui através da bobina se combinam. A influência combinada de todos os campos ao redor das voltas do fio produz um campo de dois pólos similar ao de um único imã de barra.

Quando a direção da corrente na bobina é invertida, a polaridade do campo de dois pólos na bobina é revertido.

A força do campo magnético na bobina depende de:

· O número de voltas do fio na bobina.

· A quantidade de corrente na bobina,

· A razão entre o comprimento e a largura da bobina

· Do material do núcleo.

GERAÇÃO BÁSICA DE AC – Quando um condutor está em um campo magnético e, ou o condutor ou o campo se move, uma força eletromotriz (voltagem) é induzida no condutor. Esse efeito é chamado de indução eletromagnética.

Uma volta de fio girando em um campo magnético produz uma voltagem que está constantemente mudando de amplitude e direção. A forma de onda produzida é chamada de senóide e é a representação gráfica da corrente alternada (AC). Uma volta completa (360°) do condutor produz um ciclo de AC. O ciclo é composto de duas alternações: uma alternação positiva e uma negativa. Um ciclo de AC em um segundo é igual a 1 hertz (1Hz).

FREQÜÊNCIA – O número de ciclos de AC por segundo é chamado de freqüência. A freqüência de AC é medida em Hertz. A maioria dos equipamentos é classificada pela freqüência, bem como pela voltagem e corrente.

PERÍODO – O tempo necessário para completar um ciclo de uma onda é chamado de PERÍODO DA ONDA.

Cada onda senóide é composta de duas alternações. A alternação que ocorre durante o período em que a onda senóide é positiva é chamado de alternação positiva. A alternação que ocorre durante o período em que a onda senóide é negativa é chamada de alternação negativa. Em cada ciclo da onda senóide, as duas alternações são idênticas em tamanho e forma, mas opostas em polaridade.

O período de uma onda senoidal é inversamente proporcional à freqüência, isto é, quanto maior a freqüência menor o período. As relações matemáticas entre tempo e frequencia são:

COMPRIMENTO DE ONDA – O período de uma onda é definido pelo tempo que ela leva para completar um ciclo. A distância que a onda cobre durante esse período é chamado de comprimento de onda. O comprimento de onda é indicado ela letra grega Lambda (l) e é medido de um ponto em uma determinada onda senóide até o ponto correspondente na onda senóide seguinte.

VALORES DE PICO E DE PICO-A-PICO – O valor máximo atingido durante uma alternação de uma onda senoidal é o valor de pico. O valor máximo atingido durante a alternação positiva até o máximo valor atingido durante a alternação negativa é o valor pico-a-pico. O valor pico-a-pico é o dobro do valor de pico.

VALOR INSTANTÂNEO – O valor instantâneo de uma onda senoidal de uma voltagem ou corrente alternada é o valor da voltagem, ou da corrente em um instante em particular. Há um número infinito de valores instantâneos entre zero e o valor de pico.

VALOR MÉDIO – O valor médio de uma onda senóide de voltagem ou corrente é a média de todos os valores instantâneos durante uma alternação. O valor médio é igual a 0,0636 do valor de pico. As fórmulas para voltagem média e corrente média são:

Lembre-se: O valor médio (Emédia ou Imédia) é para uma alternação apenas. O valor médio de uma onda completa é zero.

VALOR EFETIVO – O valor efetivo de uma corrente ou voltagem, alternadas, é o valor daquela corrente ou voltagem que produz a mesma quantidade de calor em um componente resistivo que seria produzida pelo mesmo componente por uma corrente continua ou voltagem contínua de mesmo valor. O valor efetivo de uma onda senóide é igual a 0,707 vezes o valor de pico. O valor efetivo também é chamado de valor RMS (root means square) ou valor médio quadrático, ou ainda de valor médio eficaz.

O termo valor RMS é usado para descrever o processo de determinação do valor efetivo de uma onda senóide, usando-se os valores instantâneos de voltagem ou corrente. Você pode encontrar o valor rms de uma corrente ou voltagem tomando valores instantâneos igualmente espaçados na onda senóide e extraindo a raiz quadrada da média da soma desses valores. Daí vem o termo valor quadrático médio.

As fórmulas para os valores efetivo e médio de voltagem e corrente são:

ONDAS SENÓIDES EM FASE – Quando duas ondas senóides estão exatamente no mesmo passo, uma com a outra, dizemos que estão em fase. Para estarem em fase, ambas devem passar por seus pontos mínimo e máximo ao mesmo tempo e na mesma direção.

ONDAS SENÓIDES FORA DE FASE – Quando duas ondas senoidais passam por seus pontos máximo e mínimo em momentos diferentes, uma diferença de fase existe entre elas. Dizemos que as duas ondas estão fora de fase, uma em relação à outra. Para descrever essa diferença os termos ‘liderar’ e ‘atrasar’ são empregados. Dizemos que a onda que atinge o seu ponto mínimo (ou máximo) primeiro lidera a outra onda. O termo atraso é usado para descrever a onda que atinge seu ponto mínimo (ou máximo) após a primeira onda. Quando demonstramos uma onda que está liderando ou em atraso, a diferença normalmente é mencionada em graus. Por exemplo, a onda E1 lidera a onda E 2 por 90°, ou, a onda E2 está atrasada 90° em relação à onda E 1. Lembre-se: duas ondas senóides podem diferir por qualquer número de graus, exceto 0° e 360°. Duas ondas que diferem por 0° ou 360° são consideradas em fase. Duas ondas senoidais que têm polaridade oposta e que diferem por 180° são consideradas fora de fase, mesmo que passem por seus pontos mínimo e máximo ao mesmo tempo.

LEI DE OHM EM UM CIRCUITO AC – Todas as regras e leis DC aplicam-se a um circuito AC que contém apenas resistência. O ponto importante a lembrar é: Não misturar valores ac. As formulas da lei de Ohm para circuitos AC são:

CONHECENDO OS RESISTORES


CONHECENDO OS RESISTORES

Georg Simon OHM

Alemão, filho de serralheiro, iniciou a carreira como professor de matemática, chegando a publicar um tratado de Geometria. Mas, a partir de 1.822, entusiasmado com as descobertas da época, passou a se dedicar ao estudo da eletricidade. Além de bons conhecimentos em matemática, tinha habilidade como experimentador desenvolvida durante o trabalho com o pai na serralheria.

Ohm estabeleceu teoricamente a lei que leva seu nome em 1.827.. Ele assemelhava a corrente elétrica ao movimento de um líquido em um canal, comparando a diferença de potencial à de nível do líquido. Trabalhando em uma época em que os fenômenos elétricos eram desconhecidos, ao enunciar sua lei, definiu com clareza a resistência elétrica de um condutor. Foi ele mesmo quem demonstrou que a resistência de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção transversal. Dedicou-se também à óptica e à acústica, mas nessas áreas não realizou trabalhos da mesma importância como na eletricidade.

CONHECENDO OS RESISTORES

duas classes de resistores; são eles os resistores não lineares e os lineares que podem ser divididos como resistores fixos e os resistores variáveis. Eles também são classificados de acordo com o material do qual eles são feitos. O resistor típico é feito de filme de carbono ou filme de metal. Há outros tipos , mas estes são os mais comuns.
O valor de resistência do resistor não é a única coisa para considerar ao selecionar um resistor para uso em um circuito.
A "tolerância" e as avaliações de energia elétrica ao qual o resistor se submeterá também são importantes.
A tolerância de um resistor denota a variação do valor da resistência. Por exemplo, uma resistência com ±5% tolerância indica um resistor que está dentro de ±5% do valor de resistência especificado como exemplo citamos um resistor de 10.000 Ohms ( 10KOhms) seu valor real pode estar entre 9500Ohms e 10.500Ohms( 9K5Ohms e 10K5OHms).
A máxima potencia de um resistor é especificado em Watts. A potencia de um resistor é calculado usando o quadrado da corrente multiplicado pelo valor da resistência do resistor, obtendo-se assim a potencia que irá se dissipar no mesmo (I2) x (R) . Se o máxima potencia ao qual o resistor é taxado for excedido, ficará extremamente quente, e pode até mesmo provocar queimadura quando nele encostamos.A potencia dos resistores em circuitos eletrônicos são tipicamente taxados em sua grande maioria como 1/8W, 1/4W, e 1/2W. Os resistores de 1/8W quase sempre são os mais usados em aplicações de circuito comerciais.Ao ligar um diodo emissor de luz você deve avaliar o fluxo de corrente em que irá trabalhar o mesmo e tensão onde o mesmo será ligado para poder avaliar a potencia do resistor que você deve escolher..

Valor da Resistência



Resistor Fixo

Resistores de Filme Carbono


Foto de Cima para Baixo Temos:
1/8W
1/4W
1/2W

Características Físicas
Potencia
(W)
Diâmetro
(mm)
Comprimento
(mm)
1/8 2 3
1/4 2 6
1/2 3 9





Resistores de Metal filme


De Cima para baixo temos:
1/8W (tolerância±1%)
1/4W (tolerância ±1%)
1W (tolerância ±5%)
2W (tolerância ±5%)

Características Físicas
Potencia
(W)
Diâmetro
(mm)
Comprimento
(mm)
1/8 2 3
1/4 2 6
1 3.5 12
2 5 15







Resistores Variáveis



Elementos CDS

A esquerda vemos uma fotocélula típica CDS . Seu comprimento é de 8 mm, com diâmetro de 4 mm, Quando luz estiver incidindo na fotocélula, o valor é aproximadamente de 200 ohms, e quando na escuridão, o valor da resistência é aproximadamente 2M ohms..


Outros Resistores

A fotografia na esquerda é de resistores de fio de níquel cromo.
O superior é 10W e é o comprimento de 45 mm x 13 mm. de diâmetro.
Abaixo é de 50W e é o comprimento de 75 mm, x 29mm de diâmetro.
O inferior é o cerâmico de metal Estes dispositivos são separados com uma camada cerâmica.






A fotografia acima é um resistor cerâmico de 5W e é seu comprimento é de 22 mm, por 9 x 9 mm, largura e altura.








Termistor ( Resistor Sensível a Temperatura )


O valor de resistência do termistor muda de acordo com temperatura.
Esta parte é usada como um sensor de temperatura.

Há três tipos principais de termistor :

    NTC (Termistor com Coeficiente de Temperatura negativo )

  • : Com este tipo, o valor de resistência diminui continuamente como as elevações de temperatura.



    PTC (Termistor de Coeficiente de Temperatura positivo )

  • : este tipo, aumenta o valor de resistência de repente quando a temperatura subir sobre um ponto específico.

    CTR (Termistor Resistor de Temperatura crítica )

  • : este tipo, diminui o valor de resistência de repente quando a temperatura subir sobre um ponto específico.

O NTC é usado para o controle de temperatura..

    A relação entre a temperatura e a resistência varia com o tipo de NTC pode ser calculado usando a seguinte fórmula .


      R

      : O valor de resistência à temperatura T

      T

      : A temperatura [K]

      R0

      : O valor de resistência à temperatura de referência T0

      T0

      : A temperatura de referência [K]

      B

      : O coeficiente


      A temperatura de referência utilizada tipicamente é de 25°C que é igual a 298 graus kelvins.
      A unidade de temperatura a ser utilizado é o Kelvin

      Valor absoluto zero grau Kelvin é igual a -273° graus Centígrados
      25°C é igual a 298 graus kelvins





Código de Cores para Resistor

Cores

Valor

Multiplicador

Tolerância
(%)

Preto

0

0

-

Marrom

1

1

±1

Vermelho

2

2

±2

Laranja

3

3

±0.05

Amarelo

4

4

-

Verde

5

5

±0.5

Azul

6

6

±0.25

Violeta

Lilas

7

7

±0.1

Cinza

8

8

-

Branco

9

9

-

Ouro

-

-1

±5

Prata

-

-2

±10

Sem

Marcação

-

-

±20

Exemplo 1Para resistores Standard 4 Faixas:
(Marrom=1),(Preto=0),(Laranja=3)
10 x 103 = 10k ohm
Tolerância (Ouro = ±5%)


Exemplo 2 Para resistor de Precisão com 5 Faixas:
(Amarelo=4),(Violeta=7),(Preto=0),(Vermelho=2)
470 x 102 = 47k ohm
Tolerância (Marron) = ±1%


TABELA DE RESISTORES COM 4 FAIXAS

SOBREPONHA O RESISTORES PARA IDENTIFICAR O VALOR


CALCULADORA PARA RESISTOR DE QUATRO FAIXAS

Use As colunas abaixo para achar o valor do resistor de 4 faixas interativamente. Selecione a cores com o mouse em cada coluna que representara cada faixa do resistor. Quando você olha para o resistor a faixa que se encontra separada das demais deve ficar a direita.


Valor abreviado como em lista de componentes. :
Valor escrito por completo..................................... :

CALCULADORA PARA RESISTOR DE CINCO FAIXAS

Use As colunas abaixo para achar o valor do resistor de 4 faixas interativamente. Selecione a cores com o mouse em cada coluna que representara cada faixa do resistor. Quando você olha para o resistor a faixa que se encontra separada das demais deve ficar a direita.


Valor abreviado como em lista de componentes :
Valor escrito por completo :



CLICK ABAIXO PARA VISUALIZAR A ESCALA COMPLETA PARA RESISTOR SMD MARCADO COM CÓDIGO DE 4 DÍGITOS

OUTROS PADRÕES NO FINAL DA TABELA

Marcação Padrão EIA para resistores de montagem em superfície (SMD)

01S = 1R
02S = 1R02
03S = 1R05
04S = 1R07
05S = 1R1
06S = 1R13
07S = 1R15
08S = 1R18
09S = 1R21

10S = 1R24
11S = 1R27
12S = 1R3
13S = 1R33
14S = 1R37
15S = 1R4
16S = 1R43
17S = 1R47
18S = 1R5
19S = 1R54

20S = 1R58
21S = 1R62
22S = 1R65
23S = 1R69
24S = 1R74
25S = 1R78
26S = 1R82
27S = 1R87
28S = 1R91
29S = 1R96

30S = 2R0
31S = 2R05
32S = 2R10
33S = 2R15
34S = 2R21
35S = 2R26
36S = 2R32
37S = 2R37
38S = 2R43
39S = 2R49

40S = 2R55
41S = 2R61
42S = 2R67
43S = 2R74
44S = 2R80
45S = 2R87
46S = 2R94
47S = 3R01
48S = 3R09
49S = 3R16

50S = 3R24
51S = 3R32
52S = 3R4
53S = 3R48
54S = 3R57
55S = 3R65
56S = 3R74
57S = 3R83
58S = 3R92
59S = 4R02

60S = 4R12
61S = 4R22
62S = 4R32
63S = 4R42
64S = 4R53
65S = 4R64
66S = 4R75
67S = 4R87
68S = 4R99
69S = 5R11

70S = 5R23
71S = 5R36
72S = 5R49
73S = 5R62
74S = 5R76
75S = 5R9
76S = 6R04
77S = 6R19
78S = 6R34
79S = 6R49

80S = 6R65
81S = 6R81
82S = 6R98
83S = 7R15
84S = 7R32
85S = 7R5
86S = 7R68
87S = 7R87
88S = 8R06
89S = 8R25

90S = 8R45
91S = 8R66
92S = 8R87
93S = 9R09
94S = 9R31
95S = 9R53
96S = 9R76
01R = 10R
02R = 10R2
03R = 10R5
04R = 10R7
05R = 11R
06R = 11R3
07R = 11R5
08R = 11R8
09R = 12R1

10R = 12R4
11R = 12R7
12R = 13R
13R = 13R3
14R = 13R7
15R = 14R
16R = 14R3
17R = 14R7
18R = 15R
19R = 15R4

20R = 15R8
21R = 16R2
22R = 16R5
23R = 16R9
24R = 17R4
25R = 17R8
26R = 18R2
27R = 18R7
28R = 19R1
29R = 19R6

30R = 20R0
31R = 20R5
32R = 21R0
33R = 21R5
34R = 22R1
35R = 22R6
36R = 23R2
37R = 23R7
38R = 24R3
39R = 24R9

40R = 25R5
41R = 26R1
42R = 26R7
43R = 27R4
44R = 28R0
45R = 28R7
46R = 29R4
47R = 30R1
48R = 30R9
49R = 31R6

50R = 32R4
51R = 33R2
52R = 34R0
53R = 34R8
54R = 35R7
55R = 36R5
56R = 37R4
57R = 38R3
58R = 39R2
59R = 40R2

60R = 41R2
61R = 42R2
62R = 43R2
63R = 44R2
64R = 45R3
65R = 46R4
66R = 47R5
67R = 48R7
68R = 49R9
69R = 51R1

70R = 52R3
71R = 53R6
72R = 54R9
73R = 56R2
74R = 57R6
75R = 59R0
76R = 60R4
77R = 61R9
78R = 63R4
79R = 64R9

80R = 66R5
81R = 68R1
82R = 69R8
83R = 71R5
84R = 73R2
85R = 75R0
86R = 76R8
87R = 78R7
88R = 80R6
89R = 82R5

90R = 84R5
91R = 86R6
92R = 88R7
93R = 90R9
94R = 93R1
95R = 95R3
96R = 97R6
01A = 100R
02A = 102R
03A = 105R
04A = 107R
05A = 110R
06A = 113R
07A = 115R
08A = 118R
09A = 121R

10A = 124R
11A = 127R
12A = 130R
13A = 133R
14A = 137R
15A = 140R
16A = 143R
17A = 147R
18A = 15R
19A = 154R

20A = 158R
21A = 162R
22A = 165R
23A = 169R
24A = 174R
25A = 178R
26A = 182R
27A = 187R
28A = 191R
29A = 196R

30A = 200R
31A = 205R
32A = 210R
33A = 215R
34A = 221R
35A = 226R
36A = 232R
37A = 237R
38A = 243R
39A = 249R

40A = 255R
41A = 261R
42A = 267R
43A = 274R
44A = 280R
45A = 287R
46A = 294R
47A = 301R
48A = 309R
49A = 316R

50A = 324R
51A = 332R
52A = 340R
53A = 348R
54A = 357R
55A = 365R
56A = 374R
57A = 383R
58A = 392R
59A = 402R

60A = 412R
61A = 422R
62A = 432R
63A = 442R
64A = 453R
65A = 464R
66A = 475R
67A = 487R
68A = 499R
69A = 511R

70A = 523R
71A = 536R
72A = 549R
73A = 562R
74A = 576R
75A = 590R
76A = 604R
77A = 619R
78A = 634R
79A = 649R

80A = 665R
81A = 681R
82A = 698R
83A = 715R
84A = 732R
85A = 750R
86A = 768R
87A = 787R
88A = 806R
89A = 825R

90A = 845R
91A = 866R
92A = 887R
93A = 909R
94A = 931R
95A = 953R
96A = 976R
01B = 1k
02B = 1k02
03B = 1k05
04B = 1k07
05B = 1k1
06B = 1k13
07B = 1k15
08B = 1k18
09B = 1k21

10B = 1k24
11B = 1k27
12B = 1k3
13B = 1k33
14B = 1k37
15B = 1k4
16B = 1k43
17B = 1k47
18B = 1k5
19B = 1k54

20B = 1k58
21B = 1k62
22B = 1k65
23B = 1k69
24B = 1k74
25B = 1k78
26B = 1k82
27B = 1k87
28B = 1k91
29B = 1k96

30B = 2k0
31B = 2k05
32B = 2k10
33B = 2k15
34B = 2k21
35B = 2k26
36B = 2k32
37B = 2k37
38B = 2k43
39B = 2k49

40B = 2k55
41B = 2k61
42B = 2k67
43B = 2k74
44B = 2k80
45B = 2k87
46B = 2k94
47B = 3k01
48B = 3k09
49B = 3k16

50B = 3k24
51B = 3k32
52B = 3k4
53B = 3k48
54B = 3k57
55B = 3k65
56B = 3k74
57B = 3k83
58B = 3k92
59B = 4k02

60B = 4k12
61B = 4k22
62B = 4k32
63B = 4k42
64B = 4k53
65B = 4k64
66B = 4k75
67B = 4k87
68B = 4k99
69B = 5k11

70B = 5k23
71B = 5k36
72B = 5k49
73B = 5k62
74B = 5k76
75B = 5k9
76B = 6k04
77B = 6k19
78B = 6k34
79B = 6k49

80B = 6k65
81B = 6k81
82B = 6k98
83B = 7k15
84B = 7k32
85B = 7k5
86B = 7k68
87B = 7k87
88B = 8k06
89B = 8k25

90B = 8k45
91B = 8k66
92B = 8k87
93B = 9k09
94B = 9k31
95B = 9k53
96B = 9k76
01C = 10k
02C = 10k2
03C = 10k5
04C = 10k7
05C = 11k
06C = 11k3
07C = 11k5
08C = 11k8
09C = 12k1

10C = 12k4
11C = 12k7
12C = 13k
13C = 13k3
14C = 13k7
15C = 14k
16C = 14k3
17C = 14k7
18C = 15k
19C = 15k4

20C = 15k8
21C = 16k2
22C = 16k5
23C = 16k9
24C = 17k4
25C = 17k8
26C = 18k2
27C = 18k7
28C = 19k1
29C = 19k6

30C = 20k0
31C = 20k5
32C = 21k0
33C = 21k5
34C = 22k1
35C = 22k6
36C = 23k2
37C = 23k7
38C = 24k3
39C = 24k9

40C = 25k5
41C = 26k1
42C = 26k7
43C = 27k4
44C = 28k0
45C = 28k7
46C = 29k4
47C = 30k1
48C = 30k9
49C = 31k6

50C = 32k4
51C = 33k2
52C = 34k0
53C = 34k8
54C = 35k7
55C = 36k5
56C = 37k4
57C = 38k3
58C = 39k2
59C = 40k2

60C = 41k2
61C = 42k2
62C = 43k2
63C = 44k2
64C = 45k3
65C = 46k4
66C = 47k5
67C = 48k7
68C = 49k9
69C = 51k1

70C = 52k3
71C = 53k6
72C = 54k9
73C = 56k2
74C = 57k6
75C = 59k0
76C = 60k4
77C = 61k9
78C = 63k4
79C = 64k9

80C = 66k5
81C = 68k1
82C = 69k8
83C = 71k5
84C = 73k2
85C = 75k0
86C = 76k8
87C = 78k7
88C = 80k6
89C = 82k5

90C = 84k5
91C = 86k6
92C = 88k7
93C = 90k9
94C = 93k1
95C = 95k3
96C = 97k6
01D = 100k
02D = 102k
03D = 105k
04D = 107k
05D = 110k
06D = 113k
07D = 115k
08D = 118k
09D = 121k

10D = 124k
11D = 127k
12D = 130k
13D = 133k
14D = 137k
15D = 140k
16D = 143k
17D = 147k
18D = 15k
19D = 154k

20D = 158k
21D = 162k
22D = 165k
23D = 169k
24D = 174k
25D = 178k
26D = 182k
27D = 187k
28D = 191k
29D = 196k

30D = 200k
31D = 205k
32D = 210k
33D = 215k
34D = 221k
35D = 226k
36D = 232k
37D = 237k
38D = 243k
39D = 249k

40D = 255k
41D = 261k
42D = 267k
43D = 274k
44D = 280k
45D = 287k
46D = 294k
47D = 301k
48D = 309k
49D = 316k

50D = 324k
51D = 332k
52D = 340k
53D = 348k
54D = 357k
55D = 365k
56D = 374k
57D = 383k
58D = 392k
59D = 402k

60D = 412k
61D = 422k
62D = 432k
63D = 442k
64D = 453k
65D = 464k
66D = 475k
67D = 487k
68D = 499k
69D = 511k

70D = 523k
71D = 536k
72D = 549k
73D = 562k
74D = 576k
75D = 590k
76D = 604k
77D = 619k
78D = 634k
79D = 649k

80D = 665k
81D = 681k
82D = 698k
83D = 715k
84D = 732k
85D = 750k
86D = 768k
87D = 787k
88D = 806k
89D = 825k

90D = 845k
91D = 866k
92D = 887k
93D = 909k
94D = 931k
95D = 953k
96D = 976k
01E = 1M
02E = 1M02
03E = 1M05
04E = 1M07
05E = 1M1
06E = 1M13
07E = 1M15
08E = 1M18
09E = 1M21

10E = 1M24
11E = 1M27
12E = 1M3
13E = 1M33
14E = 1M37
15E = 1M4
16E = 1M43
17E = 1M47
18E = 1M5
19E = 1M54

20E = 1M58
21E = 1M62
22E = 1M65
23E = 1M69
24E = 1M74
25E = 1M78
26E = 1M82
27E = 1M87
28E = 1M91
29E = 1M96

30E = 2M0
31E = 2M05
32E = 2M10
33E = 2M15
34E = 2M21
35E = 2M26
36E = 2M32
37E = 2M37
38E = 2M43
39E = 2M49

40E = 2M55
41E = 2M61
42E = 2M67
43E = 2M74
44E = 2M80
45E = 2M87
46E = 2M94
47E = 3M01
48E = 3M09
49E = 3M16

50E = 3M24
51E = 3M32
52E = 3M4
53E = 3M48
54E = 3M57
55E = 3M65
56E = 3M74
57E = 3M83
58E = 3M92
59E = 4M02

60E = 4M12
61E = 4M22
62E = 4M32
63E = 4M42
64E = 4M53
65E = 4M64
66E = 4M75
67E = 4M87
68E = 4M99
69E = 5M11

70E = 5M23
71E = 5M36
72E = 5M49
73E = 5M62
74E = 5M76
75E = 5M9
76E = 6M04
77E = 6M19
78E = 6M34
79E = 6M49

80E = 6M65
81E = 6M81
82E = 6M98
83E = 7M15
84E = 7M32
85E = 7M5
86E = 7M68
87E = 7M87
88E = 8M06
89E = 8M25

90E = 8M45
91E = 8M66
92E = 8M87
93E = 9M09
94E = 9M31
95E = 9M53
96E = 9M76
01F = 10M

18F = 15M

30F = 20M


CLICK ABAIXO PARA VISUALIZAR A ESCALA COMPLETA PARA RESISTOR SMD MARCADO COM CÓDIGO DE 3 DÍGITOS






CALCULADORA PARA

RESISTORES EM PARALELO

INDUTORES EM PARALELO

CAPACITORES EM SÉRIE


Esta calculadora pode determinar o valor de até:

10 RESISTORES em paralelo

10 INDUTORES em paralelo

10 CAPACITORES em série.

COMO FUNCIONA
Entre com os valores das resistências nas caixas abaixo e quando todos os valores foram colocados, clique no botão CALCULE e o resultado aparecera na caixa abaixo daquele botão.
Como um teste, coloque as resistências com os seguintes valores: 3, 9 e 18 ohms, sua resposta deve ser 2 ohms.
IMPORTANTE: Após usar para o primeiro calculo se você quiser fazer mais cálculos aperte o botão
LIMPAR e inicie novo calculo. (Limpando manualmente o interior das caixas onde colocamos o valor dos componentes não haverá reset do calculo por isso não deixe de clicar o botão de LIMPAR).



















free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs