http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

sábado, 4 de julho de 2009

Como consertar uma cafeteira

Não há nada mais revigorante de manhã do que o aroma de café fresco - nem nada mais frustrante do que uma cafeteira elétrica que não funciona como deveria.

Felizmente, muitos consertos em cafeteiras elétricas são de simples execução e exigem apenas ferramentas básicas. Por isso, antes de jogar no lixo a cafeteira elétrica ou sair em busca de uma cafeteria, analise como as cafeteiras elétricas funcionam e o que fazer quando elas não funcionam.

Como funcionam as cafeteiras

Há dois tipos de cafeteiras comumente usadas: aquelas que passam água quente uma vez sobre o pó de café e aquelas que o fazem várias vezes.

A maioria das cafeteiras do primeiro tipo é ativada por chaves e cronômetros no painel de controle, aquecendo a água e bombeando-a para passar pelo recipiente com o pó de café. O café quente resultante cai em um recipiente de vidro. Um elemento sob o recipiente de vidro mantém o café aquecido.

As cafeteiras do segundo tipo aquecem uma pequena quantidade de água na base da unidade, formando vapor que empurra a água quente para cima, por um tubo no centro da cafeteira. Na parte superior, a água cai em um recipiente com pó de café e absorve todo aquele excelente sabor do café. Depois, o café quente resultante pinga em orifícios na base do recipiente e chega ao compartimento principal para ser reciclado. Um termostato determina quando o café está no ponto certo e desliga o sistema. Um elemento calefator continua a manter o café à temperatura adequada.

Cross section of a drip and a percolator coffee maker

Seção transversal de uma cafeteira elétrica e de metal

Como consertar uma cafeteira

Entre os consertos comuns em cafeteiras estão a manutenção da chave liga/ desliga, termostato, elemento calefator e elemento de aquecimento.

Manutenção de uma chave liga/desliga: a chave de uma cafeteira é um dispositivo simples que controla a corrente que chega à unidade térmica e à bomba. Felizmente, esse controlador fundamental é fácil de testar e substituir.

1) Certifique-se de que a cafeteira está desligada da tomada.

2) Remova a base para ter acesso à parte posterior da chave.

3) Coloque sondas de teste através dos terminais e ative a chave. O circuito deve estar fechado e mostrar continuidade, como indicado pelas posições da chave.

O mesmo teste de continuidade pode ser usado para verificar outros controladores; por exemplo, os cronômetros. Todos funcionam como chaves, conduzindo eletricidade em algumas situações, mas não em outras.

Manutenção do termostato de uma cafeteira elétrica: o termostato em uma cafeteira elétrica controla a eletricidade que alimenta o elemento calefator. Ele pode causar problemas se não funcionar corretamente. Para testar o termostato em uma cafeteira elétrica, siga as instruções abaixo.

1) Desligue a unidade da tomada, despeje o excesso de água do reservatório, vire a unidade de cabeça para baixo e remova a base (talvez sejam necessárias chaves de fenda especiais - encontradas em grandes lojas de ferragem).

2) Use um multímetro para verificar o termostato, testando-o em cada extremidade.

Testing a drip coffee maker's thermostat
2006 Publications International, Ltd.
Testando o termostato de uma cafeteira elétrica

3) Se ele estiver defeituoso, remova e troque o termostato por outro de mesma capacidade.

4) Além disso, verifique a continuidade do fusível e faça a substituição se o circuito estiver aberto.

Manutenção do termostato de uma cafeteira metálica: o termostato em uma cafeteira metálica tem a mesma função, mas parece diferente do termostato da outra cafeteira.

1) Desligue a cafeteira da tomada, retire o café e o filtro antes de virá-la de cabeça para baixo, depois retire a base para expor o elemento calefator e o termostato.

2) Verifique a continuidade do termostato.

3) se o termostato for um circuito aberto, faça a substituição por outro. Se a troca do termostato requer a remoção de rebites ou de solda, é melhor procurar assistência técnica especializada ou comprar outra cafeteira.

Manutenção de elementos calefatores: o elemento calefator de uma cafeteira é um componente essencial. Ninguém quer café frio. O acesso ao elemento calefator em qualquer um dos dois tipos de cafeteira é feito pela base do aparelho.


1) Verifique se todos os líquidos e o pó de café foram removidos do aparelho antes de virá-lo de cabeça para baixo para retirar a base.

2) Depois de exposto, o elemento calefator pode ser testado usando-se um multímetro como em qualquer condutor. Desligue a unidade do circuito, depois teste cada terminal com o multímetro e verifique se o elemento está
conduzindo eletricidade.

3) Se não houver passagem de eletricidade, substitua o
conjunto ou unidade do elemento calefator. Com fita adesiva, marque a posição de todos os fios e componentes que você soltou para que possa reconectá-los com facilidade.

Manutenção de elementos aquecedores: d epois que o café está pronto, o elemento aquecedor na base da cafeteira o mantém quente. O elemento aquecedor em algumas cafeteiras permanece ativado o dia todo, por isso pode ser o primeiro componente a ter problemas. Além disso, água ou café podem derramar e vazar sobre o elemento aquecedor, causando um curto-circuito. Abaixo como testar e substituir um elemento aquecedor.

1) Retire a base da cafeteira e localize o elemento aquecedor para desconectá-lo dos terminais.

2) Verifique a continuidade usando um multímetro.

3) Se necessário, troque o elemento aquecedor.

1 comentários:

Anônimo disse...

Saudações, gostaria de ver algumas ilustrações de sistema elétrico de aparelhos como cafeteira industrial, fatiadora, banho maria etc.

Postar um comentário

YOU TUBE

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget

Quase super busca

Carregando...

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!