http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

sábado, 4 de julho de 2009

CIRCUITO ELÉTRICO

Um CIRCUITO ELÉTRICO BÁSICO consiste de uma fonte de energia conectada a uma carga.

Essa carga utiliza a energia e a transforma em uma forma de trabalho útil.





Um DIAGRAMA ESQUEMÁTICO é uma “imagem” de um circuito que utiliza símbolos para representar os componentes. O espaço necessário para representarmos um circuito elétrico ou eletrônico é reduzido muito pelo uso de um diagrama esquemático.



Algumas definições:

VOLTAGEM (E) é a força ou pressão elétrica operando em um circuito.
AMPERE (A) representa o fluxo de corrente produzido por um volt através de uma resistência de um ohm.


RESISTÊNCIA (R) é a oposição à corrente. Ela é medida em ohms (Ω). Um ohm de resistência vai limitar a corrente produzida por um volt para o nível de um ampere.


FÓRMULA LEI DE OHM pode ser transposta para encontrar-se qualquer dos valores em um circuito se os outros dois são conhecidos.

Você pode transpor matematicamente a fórmula da Lei de Ohm:


ou utiliza-la-á para determinar a relação matemática entre R, E e I.





ANÁLISE GRÁFICA da relação entre R, E e I pode ser estudada colocando-se esses valores em um gráfico. Tal gráfico é útil para observarmos as características de um dispositivo elétrico.




POTÊNCIA é a razão em que um trabalho é realizado por unidade de tempo. O tempo necessário para realizar uma determinada quantidade de trabalho vai determinar a potência utilizada. Em uma fórmula, P = E x I, onde P = potência em watts, E = voltagem em volts, e I é a corrente em amperes.


As QUATRO UNIDADES ELÉTRICAS BÁSICAS são P, I, E e R.

Qualquer uma dessas unidades de medida sendo desconhecida, pode ser expressa em termos se as duas outras forem conhecidas.

O gráfico de fórmulas é uma representação simples dessas relações.




POTÊNCIA NOMINAL em watts indica a taxa em que um dispositivo converte energia elétrica em outra forma de energia. A potência nominal de um resistor indica a potência máxima que o resistor pode suportar sem ser destruído.

A POTÊNCIA UTILIZADA por um dispositivo elétrico é medida em watts/hora. Um watt/hora é igual a um watt utilizado continuamente durante uma hora.

A EFICIÊNCIA de um dispositivo elétrico é igual à potência elétrica convertida em energia útil, dividida pela potência elétrica fornecida ao dispositivo.


HORSEPOWER, ou CAVALO-VAPOR é uma unidade de medida normalmente utilizada para classificarmos motores elétricos. É uma unidade de trabalho. Um cavalo-vapor é igual a 746 watts.


Um CIRCUITO EM SÉRIE é definido como um circuito que tem apenas um caminho para o fluxo de corrente.




0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs