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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DÚVIDAS?

MAS NA REALIDADE QUAL MESMO O MELHOR EQUIPAMENTO?
VEMOS CONSTANTEMENTE ESTES ESPECIALISTAS EM JOGOS DE PC QUEBRANDO AS CABEÇAS TENTANDO CORRIGIR E MUITAS VEZES FRACASSAREM.


ORA: O MELHOR SEMPRE É O NOVO?

Melhor configuração de PC para jogos




Confira a melhor configuração possível em um computador atual!

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as melhores configurações que podem ser montadas em um computador para rodar facilmente os games mais pesados da atualidade. As dicas tratam dos componentes internos do PC, como processador, placa de vídeo, memória, fonte e disco rígido, além de peças como gabinetes, teclados e mouses.
Com a chegada do Natal muitos estão querendo ir às lojas em busca de novas peças para o computador. Se você tiver dinheiro suficiente, é possível montar um verdadeiro PC dos sonhos para jogos, mas esteja preparado para mudar vários componentes, evitando que um deles freie o desempenho total.
Observações iniciais
Há algum tempo atrás, o melhor computador que você poderia montar com a arquitetura dos processadores de quatro núcleos era associar duas placas de vídeo ATI RADEON HD4870X2, o que daria um total de quatro chips gráficos atuando simultaneamente.
Com a chegada do novo processador i7, muita coisa mudou neste quesito. Em testes realizados com diversas configurações, ele permite desempenhos jamais vistos ao acoplar três NVIDIA GEFORCE GTX280 trabalhando de forma conjunta dentro do computador, rodando games como Crysis à sessenta quadros por segundo em monitores realmente grandes.
Outra característica interessante para gamers em relação ao i7 é que ele acessa a memória do seu computador de forma direta, sem usar o front side bus para isso. Além desse detalhe, será necessário passar a  usar memórias DDR3 em triple channel para um rendimento elevado em desempenho. Deste modo, você precisará de três pentes de 1 ou 2GB atuando em rendimento máximo no seu computador.

Quer jogar tudo isso sem travar?

MONTANDO A MÁQUINA
Processador – Como dito anteriormente, é muito interessante procurar um i7 para sua máquina. Já existem três modelos com a nova arquiterura disponíveis. O melhor entre eles é o INTEL CORE i7 965 EXTREME, que opera quatro núcleos de 3.2GHz.
Preço médio: US$1000,00

Inovação tecnológica e desempenho caracterizam o i7

Placa-mãe – Para fazer com que tudo rode em pleno desempenho, é necessário ter uma placa-mãe que atenda a todos os requisitos dos outros componentes. Se você for demorar para comprar uma, espere a chegada da ASUS P6T6 WS REVOLUTION. Se não puder esperar, a melhor placa-mãe atual é a Gigabyte GA-EX58-EXTREME.
Preço médio: US$360,00

A melhor opção para a configuração indicada.

Placas de vídeo – Aqui as coisas começam a ficar um pouco mais interessantes (e caras). Com a configuração indicada acima você pode optar por até três chips gráficos associados em SLI, no caso da nvidia, que apresentou melhores resultados se comparado aos testes com as placas da ATI. A melhor opção é a GEFORCE GTX 280, em um conjunto de até três placas associadas, garantindo desempenho até então incomparável para jogos.
Preço médio: US$450,00

E aí, vai encarar?

Memórias – Devido à capacidade de triple channel do sistema que estamos montando, será necessário comprar conjuntos de três pentes de memória, somando 3, 6, ou até mesmo 12GB no total. O suporte que a placa mãe escolhida oferece permite a colocação de pentes DDR3 de 1333MHz. Sugerimos o conjunto CORSAIR DOMINATOR de 6GB.
Preço médio (6GB): US$300,00



HD – Em relação ao disco rígido, é recomendado um que tenha alta rotação, permitindo transferência de dados em boas quantias. O VELOCIRAPTOR da WESTERN DIGITAL pode ser uma ótima referência para jogos, apresentando dez mil rotações e 300GB de espaço em disco.
Preço médio: US$250,00

Um dos melhores HDs para jogos.

Fonte – Para alimentar todas as peças acima, sem dúvida será necessário uma fonte de alto rendimento. Neste aspecto, uma boa recomendação é a CORSAIR  HX1000W pode ser uma ótima opção, oferecendo 1000W e cerca de 80% de eficiência em condições reais.
Preço médio: US$250,00

É preciso alimentar todo esse sistema.

Gabinete – Para colocar todos esses componentes, não basta que seu gabinete seja apenas uma caixa de metal e plástico, certo? Ele deve ter, acima de tudo, um excelente sistema de refrigeração, impedindo que o calor, em especial gerado pelas placas de vídeo, cause algum tipo de problema durante os jogos.
Neste quesito, indicamos o ZALMAN LQ1000 como a melhor escolha, um gabinete que opera utilizando ventoinhas e refrigeração à água para manter o sistema em boas temperaturas, impedindo que problemas aconteçam enquanto você usa o PC.
Preço médio: US$700,00

Refrigeração híbrida para o seu sistema.

Sistema Operacional – O melhor sistema operacional para que você aproveite os recursos comprados, em especial no que se refere ao processador e à memória, é o Windows Vista em sua versão 64 bits, que faz uso de toda a memória disponível e otimiza os resultados no processamento.
CONCLUSÃO
As dicas acima foram pesquisadas no site E-bay, onde podemos ter uma boa noção dos preços em que se encontram algumas peças. Somando o computador dos sonhos, vamos gastar cerca de quatro mil dólares em peças, sem contar com monitores, teclado, mouse e outros componentes.
No entanto, você sem dúvida jogará os melhores games em quantidades muito elevadas de quadros por segundo. Caso queira rever todos os componentes em um único quadro, confira a tabela contendo todos eles logo abaixo:





Need for Speed Shift

Need for Speed Shift


capa
A Eletronic Arts (EA Games) há algumas semanas lançou o mais novo Need For Speed, que nada mais é do que a série de corrida mais conhecida do mundo. Nessa nova versão da franquia, a EA apostou no estilo de corrida Grid, ao qual você não correrá nas ruas, mas sim em pistas de corrida.
O fato do game ser Grid (não que ele se reduza somente a isso), somado ao fato de ele não ser de racha me deixou desanimado em joga-lo. Tive a minha primeira decepção com a série quando encostei no NFS Pro Street. Pra mim esse game nem se comparava com os outros da franquia. Mas referente ao Shift, ele tem dentro dele uma das máximas dos games: você olhando alguém jogar-lo não vai ser nem de longe hipnotizado, mas quando vai pra trás do volante as coisas começam a mudar.
De início o jogador irá passar por uma prova, cujo objetivo é dar uma volta na pista. É só para se pegar os controles mesmo. Em seguida irá correr contra alguns oponentes, para assim mostrar a sua recém habilidade gamer. Mas não se preocupe, não será nada demais. Logo correndo com o primeiro carro, é que o game realmente mostra que tem veículos com uma direção muito real, deixando aquelas pessoas que nunca jogaram games assim um pouco perdidas. Perdidas no sentido dos controles serem diferente dos outros jogos de corrida que normalmente jogo, porque o carro derrapa com mais facilidade nas curvas. Mas acredito que com uns 10 ou 15 minutos você já consiga fazer proezas, caso seja o seu caso.
Depois que você passar pela primeira corrida, será levado ao shopping car (CAR LOT), aonde devera comprar o seu primeiro carrinho de verdade. Não se empolgue porque os carros inicias não são muito bons. Como sempre você terá que começar bem de baixo. Logo em seguida será mostrada três torneios, com cada um possuindo 5 corridas. A cada corrida você ganhará dinheiro e pontos que valerão para destravar os outros campeonatos. Em todo o final de corrida é mostrado um painel com a sua precisão e a sua agressividade como corredor, e esses pontos serão somados para assim elevar seu nível piloto.
A primeira etapa do campeonato se chama RACE COALION. Nela você encontrará cinco pistas, e como você está no início, elas não vão ser difíceis. Porém, mesmo com o game no fácil, de inicio já se pode notar uma agressividade nas corridas, com seus rivais possuindo uma inteligência artificial boa.

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A realidade pode ser vista a cada momento do game, e fazem parte disso a física das batidas. Quando você bate em outros carros ou no muro, o carro se danifica. Lógico que se você bater em outro carro não vai dar tanto estrago, mas vá contra o muro em alta velocidade para você ver o que acontece. Sua visão embaça, mostrando a parte do carro que bateu se amassando de uma maneira quase perfeita. Isso é um ponto ótimo do game, e escancara que a física ficou bem legal.
Como já deu pra perceber, a EA Games colocou como ponto de foco nesse game a REALIDADE, e ela é vista em todas as direções: os gráficos, a jogabilidade (como eu já disse de inicio), o som e a inteligência artificial dos rivais.
As qualidades gráficas podem ser vistos claramente, com os detalhes e as texturas que ficaram com um nível muito bom. É só reparar os cenários das pistas. Alguma vezes pode-se ver edifícios ricos em detalhes, diferentes daquelas pastas borradas que são vistas em outros jogos de corrida. Mas não são só edifícios… também aparecem em alguns mapas, brinquedos de parques como: roda gigante, kamikazes e outras coisas. Os carros e as pistas também em si não escaparam, pois o pessoal da EA trabalhou arduamente, para fazer uma criação gráfica da nova geração, e o resultado ficou de primeira. Os carros realmente ficaram muito bem feitos, e logicamente como característica antiga da EA, sempre colocando carros existentes. A iluminação e os reflexos deram um extra, e engrandecem ainda mais os gráficos de Shift.
A jogabilidade, como eu já disse de inicio, ficou um pouco estranha porque ela está BEM real. O carro ficou meio que sensível demais ao controle, mais não levei mais que 10 minutos para pegar o jeito, pelo menos no básico de direção. E até que dá pra jogar na boa com o teclado, diferente das muitas pessoas que ficam reclamando, como o próprio FiliPêra, falando que jogar em PC é ruim e blá blá blá. Tudo é balela, quem já tem uma certa prática não terá problemas, acredito eu.
Outro elemento importante além da jogabilidade e da direção, é a física. Toquei um pouco sobre esse assunto no inicio, porém não citei o fato de haver perda de controle quando se dá (ou se recebe) uma porrada em outro carro. Tenha certeza de uma coisa: se você bater em seu oponente de mau jeito e também estiver com uma velocidade um pouco alta, irá direto pra fora da pista. Se isso não acontecer e você ainda permanecer na pista, será ainda pior, porque se tiver algum oponente atrás você, levará batidas dele, com quase 100% de certeza.
A qualidade sonora do game ficou muito boa, tendo cada carro o seu próprio som logicamente. Muitas pessoas acham o som provindo de um motor de carro atrativo ou de certo ponto até legal, mas, para mim, é um barulho chato, irritante e contínuo. Só olhei mesmo pra ver se os sons eram bons e abaixei um pouco o volume, porque ao meu ver estava insuportável. Mas, mesmo me irritando, os sons mostraram-se fiéis e muito reais aos sons originais dos carros correspondentes. Não apenas os sons dos motores, mas também das lixadas de pneus que são feitas em cada curva estreita. O game merece um 10 por isso, porque isso o torna mais e mais próximo da realidade, o que pareceu ser o objetivo dele.

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Inteligência artificial: os seus inimigos (corredores) estão mais furiosos, e quase sempre que eu ficava de lado com outro carro, o bastardo sempre tentava me jogar fora da pista, e alguma das vezes ele até conseguia. Então não vacile e fique com os olhos abertos e os dedos bem ágeis para escapar desses FDP’s.
Outro ponto chamativo nos jogos de corrida, que é claro responsável pela emoção gerada pelo game, é a sensação de velocidade. O carro realmente parece estar andando naquela velocidade, embora não tenha passado dos 280 Km/h. Mas outro ponto forte para deixar as corridas ainda mais nervosas é deixar a câmera em primeira pessoa, que se você for olhar, é um ponto extra para mais realidade do game, afinal é assim que você iria ver o mundo dentro de uma das máquinas loucas de Need for Speed. É como se você mesmo estivesse dentro do carro atrás do volante mandando brasa para superar seus inimigos (sim, inimigos).
A trilha sonora ficou mais ou menos, a maioria das pistas inicias não tem música ou pelo menos não parecem ter. Elas só ficam audíveis no final de algumas pistas, principalmente se você chegar em primeiro. A música da tela de loading ficou muito chata e a do menu principal também (fora que os loadings ficaram um pouco grandes).
Mas nas pistas de Drift (derrapagem) as benditas músicas aparecem em todas as pistas e são tocadas a todo momento em que você encontra-se dentro delas. Mas metade delas não prestam, são funk, e a parte que presta é o rock. Poxa EA Games, vocês fraquejaram nesse aspecto. O fato de ter funk dentro do game é desanimador, mas para resolver isso você poderá fazer o esquema do media player, que você já imagina qual é: abaixe a música do game e coloque as que você quer ouvir pelo MEDIA PLAYER. Simples assim!
O game também conta com suporte online (multiplayer), encontrado no MENU PRINCIPAL, onde você verá de todo o tamanho escrito ONLINE. Para poder fazer a sua primeira jogada terá que passar por uma pequena burocracia, contando com o registro da EA Games, que você obrigatoriamente terá que fazer. Mas, depois da primeira vez, tudo fica um pouco mais rápido. Nas partidas online existem dois tipos principais de jogo: o Enfrentamento (versus), que você jogará com várias pessoas, e seu objetivo é chegar na melhor posição possível; e o Duelo de Pilotos (Battle), em que você e mais um piloto se enfrentarão constantemente do início ao fim da pista.
Como eu não conseguir jogar o modo Duelo, então só comentarei sobre o enfrentamento. Na teoria modo versus online ele é igual o offline, as diferenças estão nos acontecimentos, e no fato dos seus rivais mal intencionados gostarem de bater à toda velocidade na traseira e dos lados de seu carro para fazer você perder o controle ou mesmo dar uma batida na parede e perder alguns segundos. Você não pode deixar barato, e saia detonando os malditos que encontrar na sua frente sem ter dó algum deles. As corridas online ficaram muito divertidas e emocionantes. Como muitos costumam dizer por ai: tem ADRENALINA AO EXTREMO.
E é claro, como eu também já disse no inicio, o game possui uma loja cheia de carros para serem adquiridos. São um total de 60 carros de vários modelos, classes e montadoras, como: ASTON MARTIN, AUDI, BMW, BUGATTU, CHEVROLET, DODGE, FORD, HONDA, INFINITI, KOENIGSEGG, LAMBORGHINI, LEXUS, LOTUS, MAZOA, MACLAREN, MERCEDES-BENS, MITSUBISHI MOTORS, NISSAN, PIGANI, PORSCHE, BENAULT, SCION, SEAT, SUBARU, TOYOTA E VOLKSWAGEM abrangendo o gosto de todos. Observação: Para adquirir a maioria dos carros, você terá que destravá-lo antes.

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Tunando os carros
Como é costume dos Need’s desde o Underground se eu não me engano, aqui existe um cantinho para você dar uma melhorada no carro, tanto na aparência quanto no motor, fazendo assim milagres com ele, e podendo alcançar um desempenho melhor que antes. No Need For Speed Shift são duas áreas para que isso aconteça: UPGRADE e TUNING.
UPGRADE: Tem diversas opções para melhorar seu carro como DRIVETRAIN, ENGINE, TURBO, BRAKE e SUSPENSION. Essas melhoras vão do estágio 1 ao 3. BODY KIT, COCK PIT e WEIGHT: essas mechem mais um pouco com a aparência e no setor de aerodinâmico. Mudar a cor do carro para qualquer uma que você quiser, aumentar o tamanho das rodas e colocar adesivos como pintura em seu carro.
TUNING: É dividida em 4 áreas STEERING LOCK, GEARING, BALANCE E DOWNFORCE.
STEERING LOCK (Bloqueio de direção): Serve para ajustar a direção do carro, deixando mais rápida ou mais lenta.
GEARING (Transmissão): Ajusta a relação das machas para melhorar a aceleração e a velocidade.
BALANCE (Balanço): Ajustar a direção do carro entre subviragem e sobreviragem.
DownForce: Uma maior força aerodinâmica, melhora na hora de fazer curvas a grandes velocidades.
O game conta com a opção multilíngue, o mais interessante que o multilinguage dele é igual de Indigo Prophecy: você instala o game normal em qualquer língua, e toda a vez que você o executar poderá escolher a língua que fica mais fácil para você. As línguas são: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Holandês, Tcheco e Húngaro. Eu só não entendo porque não colocaram Português, mais uma decepção da EA games.
O game ficou bom e vale a pena ser jogado, mesmo você que não é chegado em corrida ou mesmo corrida de grid, mas você vai gosta desse estilo de game, acredite. É como eu falei no post: o jogo todo, na minha opinião, ficou muito bom mesmo, o mais próximo que já chegaram da realidade em games de corrida. Se você é viciado em simuladores quem sabe esse game tenha sido feito pra você. Sei de uma coisa: não passava em minha mente jogar esse novo Need, pois não fui muito com a cara dele, mas no fim das contas eu estou aqui elogiando. Só tenho uma coisa pra dizer joguem-no, porque vale muito a pena.
O que faltou no game: Boazudas acenando para dar a partida dos carros. É realmente uma pena. É eu sei eu sei agora é grid e não racha, mas poderiam passar por cima da realidade nesse quesito.

Configuration

Configuração mínima: Windows XP Sp2, Processador Intel Core 2 Duo ou AMD X2 3600+, 1GB de memória RAM (XP/ Vista 1,5gb), Placa de vídeo 128 bits Geforce 7800 / ATI Radeon X1800 e 6Gbs de HD.
Configuração jogada: Windows 7 (64 bits), Processador Athlon 64 X2 4400, 4 GBs de memória RAM, Placa de vídeo 128 bits Geforce 8600 GT (512 de Memória) e 6GBs de HD. Joguei de 20 a 25fps com a configuração do game mostrado na imagem acima.
Nota: 9
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