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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Need for Speed Shift

Need for Speed Shift


capa
A Eletronic Arts (EA Games) há algumas semanas lançou o mais novo Need For Speed, que nada mais é do que a série de corrida mais conhecida do mundo. Nessa nova versão da franquia, a EA apostou no estilo de corrida Grid, ao qual você não correrá nas ruas, mas sim em pistas de corrida.
O fato do game ser Grid (não que ele se reduza somente a isso), somado ao fato de ele não ser de racha me deixou desanimado em joga-lo. Tive a minha primeira decepção com a série quando encostei no NFS Pro Street. Pra mim esse game nem se comparava com os outros da franquia. Mas referente ao Shift, ele tem dentro dele uma das máximas dos games: você olhando alguém jogar-lo não vai ser nem de longe hipnotizado, mas quando vai pra trás do volante as coisas começam a mudar.
De início o jogador irá passar por uma prova, cujo objetivo é dar uma volta na pista. É só para se pegar os controles mesmo. Em seguida irá correr contra alguns oponentes, para assim mostrar a sua recém habilidade gamer. Mas não se preocupe, não será nada demais. Logo correndo com o primeiro carro, é que o game realmente mostra que tem veículos com uma direção muito real, deixando aquelas pessoas que nunca jogaram games assim um pouco perdidas. Perdidas no sentido dos controles serem diferente dos outros jogos de corrida que normalmente jogo, porque o carro derrapa com mais facilidade nas curvas. Mas acredito que com uns 10 ou 15 minutos você já consiga fazer proezas, caso seja o seu caso.
Depois que você passar pela primeira corrida, será levado ao shopping car (CAR LOT), aonde devera comprar o seu primeiro carrinho de verdade. Não se empolgue porque os carros inicias não são muito bons. Como sempre você terá que começar bem de baixo. Logo em seguida será mostrada três torneios, com cada um possuindo 5 corridas. A cada corrida você ganhará dinheiro e pontos que valerão para destravar os outros campeonatos. Em todo o final de corrida é mostrado um painel com a sua precisão e a sua agressividade como corredor, e esses pontos serão somados para assim elevar seu nível piloto.
A primeira etapa do campeonato se chama RACE COALION. Nela você encontrará cinco pistas, e como você está no início, elas não vão ser difíceis. Porém, mesmo com o game no fácil, de inicio já se pode notar uma agressividade nas corridas, com seus rivais possuindo uma inteligência artificial boa.

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A realidade pode ser vista a cada momento do game, e fazem parte disso a física das batidas. Quando você bate em outros carros ou no muro, o carro se danifica. Lógico que se você bater em outro carro não vai dar tanto estrago, mas vá contra o muro em alta velocidade para você ver o que acontece. Sua visão embaça, mostrando a parte do carro que bateu se amassando de uma maneira quase perfeita. Isso é um ponto ótimo do game, e escancara que a física ficou bem legal.
Como já deu pra perceber, a EA Games colocou como ponto de foco nesse game a REALIDADE, e ela é vista em todas as direções: os gráficos, a jogabilidade (como eu já disse de inicio), o som e a inteligência artificial dos rivais.
As qualidades gráficas podem ser vistos claramente, com os detalhes e as texturas que ficaram com um nível muito bom. É só reparar os cenários das pistas. Alguma vezes pode-se ver edifícios ricos em detalhes, diferentes daquelas pastas borradas que são vistas em outros jogos de corrida. Mas não são só edifícios… também aparecem em alguns mapas, brinquedos de parques como: roda gigante, kamikazes e outras coisas. Os carros e as pistas também em si não escaparam, pois o pessoal da EA trabalhou arduamente, para fazer uma criação gráfica da nova geração, e o resultado ficou de primeira. Os carros realmente ficaram muito bem feitos, e logicamente como característica antiga da EA, sempre colocando carros existentes. A iluminação e os reflexos deram um extra, e engrandecem ainda mais os gráficos de Shift.
A jogabilidade, como eu já disse de inicio, ficou um pouco estranha porque ela está BEM real. O carro ficou meio que sensível demais ao controle, mais não levei mais que 10 minutos para pegar o jeito, pelo menos no básico de direção. E até que dá pra jogar na boa com o teclado, diferente das muitas pessoas que ficam reclamando, como o próprio FiliPêra, falando que jogar em PC é ruim e blá blá blá. Tudo é balela, quem já tem uma certa prática não terá problemas, acredito eu.
Outro elemento importante além da jogabilidade e da direção, é a física. Toquei um pouco sobre esse assunto no inicio, porém não citei o fato de haver perda de controle quando se dá (ou se recebe) uma porrada em outro carro. Tenha certeza de uma coisa: se você bater em seu oponente de mau jeito e também estiver com uma velocidade um pouco alta, irá direto pra fora da pista. Se isso não acontecer e você ainda permanecer na pista, será ainda pior, porque se tiver algum oponente atrás você, levará batidas dele, com quase 100% de certeza.
A qualidade sonora do game ficou muito boa, tendo cada carro o seu próprio som logicamente. Muitas pessoas acham o som provindo de um motor de carro atrativo ou de certo ponto até legal, mas, para mim, é um barulho chato, irritante e contínuo. Só olhei mesmo pra ver se os sons eram bons e abaixei um pouco o volume, porque ao meu ver estava insuportável. Mas, mesmo me irritando, os sons mostraram-se fiéis e muito reais aos sons originais dos carros correspondentes. Não apenas os sons dos motores, mas também das lixadas de pneus que são feitas em cada curva estreita. O game merece um 10 por isso, porque isso o torna mais e mais próximo da realidade, o que pareceu ser o objetivo dele.

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Inteligência artificial: os seus inimigos (corredores) estão mais furiosos, e quase sempre que eu ficava de lado com outro carro, o bastardo sempre tentava me jogar fora da pista, e alguma das vezes ele até conseguia. Então não vacile e fique com os olhos abertos e os dedos bem ágeis para escapar desses FDP’s.
Outro ponto chamativo nos jogos de corrida, que é claro responsável pela emoção gerada pelo game, é a sensação de velocidade. O carro realmente parece estar andando naquela velocidade, embora não tenha passado dos 280 Km/h. Mas outro ponto forte para deixar as corridas ainda mais nervosas é deixar a câmera em primeira pessoa, que se você for olhar, é um ponto extra para mais realidade do game, afinal é assim que você iria ver o mundo dentro de uma das máquinas loucas de Need for Speed. É como se você mesmo estivesse dentro do carro atrás do volante mandando brasa para superar seus inimigos (sim, inimigos).
A trilha sonora ficou mais ou menos, a maioria das pistas inicias não tem música ou pelo menos não parecem ter. Elas só ficam audíveis no final de algumas pistas, principalmente se você chegar em primeiro. A música da tela de loading ficou muito chata e a do menu principal também (fora que os loadings ficaram um pouco grandes).
Mas nas pistas de Drift (derrapagem) as benditas músicas aparecem em todas as pistas e são tocadas a todo momento em que você encontra-se dentro delas. Mas metade delas não prestam, são funk, e a parte que presta é o rock. Poxa EA Games, vocês fraquejaram nesse aspecto. O fato de ter funk dentro do game é desanimador, mas para resolver isso você poderá fazer o esquema do media player, que você já imagina qual é: abaixe a música do game e coloque as que você quer ouvir pelo MEDIA PLAYER. Simples assim!
O game também conta com suporte online (multiplayer), encontrado no MENU PRINCIPAL, onde você verá de todo o tamanho escrito ONLINE. Para poder fazer a sua primeira jogada terá que passar por uma pequena burocracia, contando com o registro da EA Games, que você obrigatoriamente terá que fazer. Mas, depois da primeira vez, tudo fica um pouco mais rápido. Nas partidas online existem dois tipos principais de jogo: o Enfrentamento (versus), que você jogará com várias pessoas, e seu objetivo é chegar na melhor posição possível; e o Duelo de Pilotos (Battle), em que você e mais um piloto se enfrentarão constantemente do início ao fim da pista.
Como eu não conseguir jogar o modo Duelo, então só comentarei sobre o enfrentamento. Na teoria modo versus online ele é igual o offline, as diferenças estão nos acontecimentos, e no fato dos seus rivais mal intencionados gostarem de bater à toda velocidade na traseira e dos lados de seu carro para fazer você perder o controle ou mesmo dar uma batida na parede e perder alguns segundos. Você não pode deixar barato, e saia detonando os malditos que encontrar na sua frente sem ter dó algum deles. As corridas online ficaram muito divertidas e emocionantes. Como muitos costumam dizer por ai: tem ADRENALINA AO EXTREMO.
E é claro, como eu também já disse no inicio, o game possui uma loja cheia de carros para serem adquiridos. São um total de 60 carros de vários modelos, classes e montadoras, como: ASTON MARTIN, AUDI, BMW, BUGATTU, CHEVROLET, DODGE, FORD, HONDA, INFINITI, KOENIGSEGG, LAMBORGHINI, LEXUS, LOTUS, MAZOA, MACLAREN, MERCEDES-BENS, MITSUBISHI MOTORS, NISSAN, PIGANI, PORSCHE, BENAULT, SCION, SEAT, SUBARU, TOYOTA E VOLKSWAGEM abrangendo o gosto de todos. Observação: Para adquirir a maioria dos carros, você terá que destravá-lo antes.

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Tunando os carros
Como é costume dos Need’s desde o Underground se eu não me engano, aqui existe um cantinho para você dar uma melhorada no carro, tanto na aparência quanto no motor, fazendo assim milagres com ele, e podendo alcançar um desempenho melhor que antes. No Need For Speed Shift são duas áreas para que isso aconteça: UPGRADE e TUNING.
UPGRADE: Tem diversas opções para melhorar seu carro como DRIVETRAIN, ENGINE, TURBO, BRAKE e SUSPENSION. Essas melhoras vão do estágio 1 ao 3. BODY KIT, COCK PIT e WEIGHT: essas mechem mais um pouco com a aparência e no setor de aerodinâmico. Mudar a cor do carro para qualquer uma que você quiser, aumentar o tamanho das rodas e colocar adesivos como pintura em seu carro.
TUNING: É dividida em 4 áreas STEERING LOCK, GEARING, BALANCE E DOWNFORCE.
STEERING LOCK (Bloqueio de direção): Serve para ajustar a direção do carro, deixando mais rápida ou mais lenta.
GEARING (Transmissão): Ajusta a relação das machas para melhorar a aceleração e a velocidade.
BALANCE (Balanço): Ajustar a direção do carro entre subviragem e sobreviragem.
DownForce: Uma maior força aerodinâmica, melhora na hora de fazer curvas a grandes velocidades.
O game conta com a opção multilíngue, o mais interessante que o multilinguage dele é igual de Indigo Prophecy: você instala o game normal em qualquer língua, e toda a vez que você o executar poderá escolher a língua que fica mais fácil para você. As línguas são: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Holandês, Tcheco e Húngaro. Eu só não entendo porque não colocaram Português, mais uma decepção da EA games.
O game ficou bom e vale a pena ser jogado, mesmo você que não é chegado em corrida ou mesmo corrida de grid, mas você vai gosta desse estilo de game, acredite. É como eu falei no post: o jogo todo, na minha opinião, ficou muito bom mesmo, o mais próximo que já chegaram da realidade em games de corrida. Se você é viciado em simuladores quem sabe esse game tenha sido feito pra você. Sei de uma coisa: não passava em minha mente jogar esse novo Need, pois não fui muito com a cara dele, mas no fim das contas eu estou aqui elogiando. Só tenho uma coisa pra dizer joguem-no, porque vale muito a pena.
O que faltou no game: Boazudas acenando para dar a partida dos carros. É realmente uma pena. É eu sei eu sei agora é grid e não racha, mas poderiam passar por cima da realidade nesse quesito.

Configuration

Configuração mínima: Windows XP Sp2, Processador Intel Core 2 Duo ou AMD X2 3600+, 1GB de memória RAM (XP/ Vista 1,5gb), Placa de vídeo 128 bits Geforce 7800 / ATI Radeon X1800 e 6Gbs de HD.
Configuração jogada: Windows 7 (64 bits), Processador Athlon 64 X2 4400, 4 GBs de memória RAM, Placa de vídeo 128 bits Geforce 8600 GT (512 de Memória) e 6GBs de HD. Joguei de 20 a 25fps com a configuração do game mostrado na imagem acima.
Nota: 9

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