http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

REDE PONTO A PONTO NO XP

Para isso você irá precisar do seguinte:

1 Cabo de Rede CrossOver.
2 Computadores, sendo o computador 1 com duas placas de rede e o computador 2 com uma apenas.

Primeiro Passo: Vamos especificar o nome do nosso computador numero 1 (o servidor, que é o computador que se conecta a internet)

Clique com o botão direito do mouse em cima de Meu Computador e depois em Propriedades.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/12.jpg

Depois vá até a guia "Nome do Computador" e especifique um nome e um grupo ao computador como na imagem abaixo.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/13.jpg
para mudar o nome do computador e o Grupo clique em alterar e especifique nos campos próprios. Lembrando que o nome do grupo terá que ser igual em ambos os computadores.

Depois repita o procedimento acima no Segundo Computador



http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/14.jpg

Agora vamos configurar os IPs das maquinas, no Computador 1 (o Servidor), entre em Painel de controle > Conexões de rede, clique com o botão direito do mouse no icone da placa que representa a placa que está ligando os computadores e depois em propriedades.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/2.jpg

Cique sobre Protocolo TCP/IP e depois em Propriedades


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/3.jpg

Marque a Opção "Usar o Seguinte endereço de IP" e especifique os valores da imagem abaixo.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/4.jpg

Clique no botão Avançado na parte de baixo dessa janela e na guia WINS marque a opção "Ativar NetBios sobre TCP/IP" e de OK



http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/5.jpg

Agora vamos ao Segundo computador o Cliente, entre em Painel de controle > Conexões de rede, clique com o botão direito do mouse no ícone da placa de rede e depois em propriedades.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/2.jpg

Cique sobre Protocolo TCP/IP e depois em Propriedades


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/3.jpg

Marque a Opção "Usar o Seguinte endereço de IP" e especifique os valores da imagem abaixo.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/8jpg

(OBS. MUITO IMPORTANTE) O Valor Servidor DNS preferencial e Servidor DNS alternativo irá varia dependendo de sua conexão para saber qual o seu faça o seguinte

Abra o prompt de comando e digite ipconfig/all e de OK


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/7.jpg
esse será os valores utilizados

Clique no botão Avançado na parte de baixo dessa janela e na guia WINS marque a opção "Ativar NetBios sobre TCP/IP" e de OK


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/5.jpg

Pronto está tudo configurado agora vamos compatilhar a conexão.

Clique com o botão direito do mouse em cima da sua Conexão e depois em propriedades.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/9.jpg

Agora marque a opção "Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador a internet" e selecione a placa de rede referente a conexão entre os dois PC.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/10.jpg

Clique em Opções e marque todas os campos como na imagem abaixo, clique em OK e OK novamente


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/11.jpg

Agora vamos compatilhar os arquivos dos nossos PC para que um possa acessar o outro, clique com o botão direito do mouse sobre uma pasta ou HD e depois em "Compartilhamento e segurança"


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/16.jpg

Marque as opções abaixo "Compatilhar esta pasta na rede" e "Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos" (caso deseje esta) especifique um nome como será mostrado na rede e de OK.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/17.jpg

Pronto se tudo deu Certo seus aquivos deverão estar compartilhado em ambos os PC na opção "Meus locais de rede" que fica no Desktop da seguinte forma.


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/18.jpg

E no PC 2 em "Painel de controle> Conexões de rede" deverá aparecer o ícone da conexão que você utiliza no PC 1


http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/15.jpg

FAZENDO SEUS CABOS DE REDE - PARTE 2


FAZENDO SEUS CABOS DE REDE - PARTE 2
 
Não importa se você está instalando uma rede local doméstica ou empresarial, em ambas você irá precisar de montar o cabo de rede!
Na primeira dica, Parte 1 - Ferramentas, vimos as ferramentas normalmente utilizadas para montar o cabo de rede. Aqui, agora, estaremos vendo como fazer a "conectorização" que é como chamamos a colocação do conector RJ45 no cabo UTP.
Primeiro é importante você decidir que tipo de cabo você deseja!
Existem 2 tipos de cabo rede mais comumente utilizados: Direto (ou normal) e Invertido (ou cross ou cross-over).
Invertido ou Cross-over: Este tipo de cabo é utilizado em 2 situações básicas:
  • Conectar 2 PCs através da placa de rede, sem a utilização de um HUB
  • Conexão entre equipamentos de rede específicos tipo entre um hub e um roteador, em alguns casos, conexão entre dois hubs, etc.
Direto (ou normal): Este tipo de cabo, é como o nome informa o mais utilizado, e é utilizado por exemplo na conexão da placa de rede de um micro a um hub ou a um switch.
Você poderá ver os diagramas de conexão cada um dos tipos de cabo acima na dica DIAGRAMA DE CABOS DE REDE
Cortando o cabo:
Corte um pedaço do cabo de rede do tamanho que você irá necessitar!
Lembre-se! Nunca conte em fazer emendas, portanto, ao medir o tamanho necessário, tenha muito cuidado, considere curvas, subidas, descidas, saliências, reentrâncias, etc. E não se esqueça: se sobrar você pode cortar, mas se faltar a solução fica bem mais cara...
Após a medição, faça um corte reto e limpo. Como a imagem abaixo:

Retire a proteção/isolamento (capa azul na figura) da extremidade, em mais ou menos uns 3 centímetros. Alguns alicates de crimpagem possuem uma seção de corte específica para isto (você coloca o cabo na seção de corte que não realiza o corte até o fim, somente retirando o isolamento - veja figura em anexo), caso contrário, pode ser usado um estilete ou canivete.
ATENÇÃO: é muito importante que seja cortado APENAS o isolamento (na figura acima seria a capa azul) e não os fios que estão internamente. Se alguns dos fios internos for danificado, poderá comprometer toda a sua conexão. Normalmente nesta fase são cometidos erros de danificar os fios internos e não se perceber, ocasionando erros posteriores que serão muito difíceis de serem identificados.
A pressão a realizar no corte, o tamanho da seção de isolamento a ser removido, etc., serão mais fáceis de serem controlados com o tempo e a experiência.
Preparando/separando o cabo:
Após o corte do isolamento, é necessário você separar os cabo/fios internos conforme a cor de cada um.
Você verá que são 4 pares de cabo coloridos, sendo cada par composto por uma cor (azul, verde, laranja ou marrom), e seu "par" branco (branco com listas azuis, branco com listas verdes, branco com listas laranja, branco com listas marrom).
Se o cabo é padrão UTP categoria 5, serão SEMPRE estas cores!
Atenção, algumas lojas vendem cabos com 8 fios, porém de outras cores e principalmente com os fios brancos SEM as listas: são cabos telefônicos. Vão funcionar, porém irão dar muito mais trabalho na identificação do "par" correto, e pode vir a ser um problema se algum dia você quiser fazer alguma alteração no cabo... Conclusão: Não vale a economia que oferecem!

Bom, agora que os cabos internos estão separados, você deverá alinhá-los conforme a ordem desejada (se é um cabo direto ou um cabo cross-over), da esquerda para a direita.
A ordem é importante pois seguem um padrão definido na indústria, e mesmo funcionando utilizando um padrão diferente, poderá resultar em mais trabalho na hora de fazer algum tipo de manutenção posterior no cabo, ou reconectorização, ou identificação, etc. A prática me ensinou que é muito mais prático e rápido seguir um padrão!
O padrão que seguimos é o da Associação de Industrias de Telecomunicação (Telecommunications Industry Association - TIA) http://www.tiaonline.org/. O padrão é chamado EIA/TIA-568.

Seguindo o padrão acima, alinhe os cabos internos no seu dedo indicador, de maneira uniforme. Após o alinhamento, corte as pontas, de forma a que fiquem exatamente do mesmo tamanho, e com cerca de 1 a 1,5 centímetros da capa de isolamento.

Colocando o conector RJ-45
A maneira mais prática de inserir o cabo em um conector RJ-45 é assim:
  • Segure o conector RJ-45 firmemente, em uma das mãos e o cabo separado na outra, como a figura acima.
  • A medida que for inserindo os cabos para dentro do conector, force os cabos de forma CONJUNTA, para que não haja problemas de contato. Empurre os cabos olhando bem se todos estão seguindo o caminho correto dentro do conector, mantendo-se paralelos. Você pode sentir uma *pequena* resistência, mas o conector e o cabo são dimensionados para entrar *justos*, sem folgas, e sem muita dificuldade.
  • Empurre os cabos por toda a extensão do conector RJ-45. Eles devem encostar a parede contrária ao orifício de entrada. Você pode conferir olhando de lado (como na imagem abaixo) e na parede onde eles terminam (uma série de pontos). Se algum dos cabos não estiver entrado correto, VOCÊ DEVERÁ RETIRAR O CONECTOR E COMEÇAR TUDO NOVAMENTE!
  • No final, force um pouco o revestimento do cabo trançado, de forma que este revestimento passe completamente o ressalto no conector (que será pressionado pelo alicate de crimpagem mais tarde). Veja na imagem lateral abaixo.
Inserir todos os cabos corretamente, sem folgas, de forma justa, é puramente JEITO e PRÁTICA! Depois de vários cabos, você se sentirá mais a vontade nesta tarefa e parecerá simples, porém as primeiras conexões podem ser irritantes, demoradas, sem jeito, mas não difícil! Não *economize tempo* nesta tarefa! Uma conexão mal feita pode arruinar toda sua rede e ser um problema de difícil identificação.
Certo!

Errado!

Crimpando o cabo com o alicate:
Antes de partir para o uso do alicate, verifique novamente se os cabos estão bem montados nos conectores: os fios até o fim e a capa de cobertura passando o ressalto do conector.
Estando tudo ok, insira o conector montado, com cuidado para não desmontar, na abertura própria do seu alicate de crimpagem (veja imagem abaixo)
Com a outra mão no alicate, comece a apertar, finalizando com as 2 mãos em um bom aperto, porém sem quebrar o conector (sempre tem algum *Hulk* por aí...)
Após a crimpagem, verifique lateralmente no conector se todos os contatos foram para dentro do conector, estando uniformes e encostando nos fios. Se houver algum problema, que não seja falta de pressão no alicate, não há como recuperar o conector, o cabo deverá ser retirado, ou cortado, e o conector estará perdido.

Bom, agora é só continuar com o restante das conectorizações. Um lembrete: verifique sempre com cuidado se as conexões estão bem feitas, se os fios estão bem encaixados e os contatos bem feitos. Se tiver um testador de cabos, aproveite para logo em seguida testar se está tudo ok! Verifique com atenção se os cabos serão diretos ou cross-over na montagem dos fios no conector.

COMO FAZER UM CABO DE REDE

Primeiramente vale a pena esclarecer que o método/diagramas mostrados aqui é apenas 1 dos métodos de criação de cabos tipo CAT5 direto ou cross-over. Existem outros padrões/diagramas que também funcionam.
Bem após o aviso, antes de você se aventurar a fazer seu cabo de rede, é importante você definir que tipo de cabo precisa, e é claro, ter em mãos o material e ferramentas necessárias para a montagem.
Não iremos nesta dica explicar em detalhes como montar um cabo de rede (veja em outra dica aqui no site BoaDica como fazê-lo), mostraremos apenas os diagramas de conexão/ligação do cabo.
Definindo o cabo a ser utilizado:
Como falamos acima existem basicamente 2 tipos de conexão no cabo: direta e invertida (também chamada cross-over).
Cabo direto (ou patch cable): utilizado para ligação da placa de rede ao hub
Cabo invertido (ou crossover cable): utilizado para ligação entre 2 hubs (também chamado cascateamento), ou então para ligar 2 micros pela placa de rede (padrão RJ45) sem a utilização de hub.

Tenha em mãos as ferramentas/materiais necessários que são:
- Pedaço de cabo de rede padrão CAT 5 (4 pares de fios)
- Conectores RJ45
- Alicate de Crimpagem

Diagrama de conexão dos cabos:
Existem vários padrões de conexão dos cabos em uma rede, ou seja da ordem dos cabos internamente no conector. Deixando de lado a discussão de qual padrão é melhor, vamos apresentar o esquema de conexão no padrão EIA 568B.
Esta é a configuração do padrão CAT 5 para cabo direto (ou patch cable) no padrão 568B: veja Tabela 1 e Figura A abaixo.
Tabela 1: Patch cable CAT 5 (EIA 568B)
Conector #1 Conector #2
Branco/Laranja Branco/Laranja
Laranja/Branco Laranja/Branco
Branco/Verde Branco/Verde
Azul/Branco Azul/Branco
Branco/Azul Branco/Azul
Verde/Branco Verde/Branco
Branco/Marrom Branco/Marrom
Marrom/Branco Marrom/Branco
Nota: A primeira cor listada no par, é a cor dominante do fio, ou seja, no cavo azul/banco, é um fio azul com listras brancas e o cabo branco/azul, é um fio branco com listras azuis.
Figura A: Diagrama da fiação no padrão EIA/TIA T568B


Esta é a configuração do padrão CAT 5 para cabo invertido (ou crossover) no padrão 568B: veja Tabela 2 e Figura B abaixo.
Tabela 2: cabo Crossover CAT 5
Conector #1 Conector #2
Branco/Laranja Branco/Verde
Laranja/Branco Verde/Branco
Branco/Verde Branco/Laranja
Azul/Branco Azul/Branco
Branco/Azul Branco/Azul
Verde/Branco Laranja/Branco
Branco/Marrom Branco/Marrom
Marrom/Branco Marrom/Branco
Figura B: Diagrama da fiação Standard e Crossover no padrão EIA/TIA T568B
Cabo A Cabo B
 
free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs