http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CBHD: será a China capaz de sobrepujar o Blu-Ray?

CBHD: será a China capaz de sobrepujar o Blu-Ray?
Guerras de formatos sempre existiram e sempre tenderão a existir enquanto houver mais do que uma opção viável para determinado produto. O problema disso é que a indústria aceita somente um formato como sendo o “padrão absoluto”, evitando assim que as pessoas precisem possuir dois ou mais aparelhos, um para cada tecnologia (lembra-se da transição do da fita de vídeo para o DVD, quando muita gente possuía ambos os aparelhos?).

A guerra de formatos que mais deu o que falar nos últimos tempos foi a do Blu-Ray contra o HD-DVD: eles brigavam para descobrir qual deles seria o formato considerado como padrão para a reprodução de filmes em alta definição (os de sigla HD, ou “High Definition”).

Em fevereiro de 2008, a Toshiba declarou que pararia de desenvolver players de HD-DVD, dando, portanto, a vitória ao formato Blu-Ray. Contudo, na metade de 2007 um novo formato, chamado CBHD (China Blue High-definition Disc), havia sido anunciado. Mas, o que ninguém sabia até então, era que tal formato, cujo desenvolvimento foi bancado pelo governo da China, tinha tanto potencial.
O CBHD

A China é o país que mais produz discos de DVD no mundo, sendo responsável por 30% da produção, apesar disso, a pirataria no país é enorme. Para você ter ideia a pirataria de lá já é capaz de realizar cópias de conteúdo em alta definição, os quais são baixados e comprimidos para que tudo caiba em um DVD e, além disso, o mais impressionante é que tal técnica produz resultados com qualidade de imagem superior à do DVD comum (mesmo gravado em um!).

Novidade quente!Com isso em mente, a China pensou em uma maneira de criar uma tecnologia barata, capaz de combater a pirataria e de impedir o pagamento de royalties aos fabricantes de Blu-Ray. Então, o CBHD foi criado.

Baseado no HD-DVD, o CBHD possui a mesma capacidade de armazenamento (30 GB). Contudo, ele possui um custo de produção extremamente menor quando comparado ao HD-DVD e ao Blu-Ray (algo em torno de nove dólares). Além disso, o próprio player (produzido pela Shinco e pela TCL) do formato CBHD é mais barato, chegando a custar até 40% menos do que um player de Blu-Ray, tanto que em poucos meses desde o seu lançamento, o CBHD já é muito mais vendido do que o Blu-Ray, chegando a apresentar uma proporção de três discos CBHD vendidos para um Blu-Ray.
Mas você deve estar pensando, como que tal formato pode emplacar se o seu único concorrente possui apoio de grandes estúdios estadunidenses? Ora, isso porque essa é uma grande chance para o cinema Hollywoodiano invadir “com tudo” o mercado chinês. Um exemplo disso é que a Warner Bros. foi a primeira a apoiar o novo formato, seguida posteriormente pela Universal Studios e pela National Geographic.


Compare as diferenças
A Warner já disponibilizou 30 filmes em CBHD e pretende lançar, até o final de 2009, outros 100 títulos. Entre eles estão os títulos Harry Potter (do 1 ao 6), Diamante de Sangue, Speed Racer e A Bússola de Ouro.

Como se já não bastasse o fato de ele ser mais barato do que o Blu-Ray e de que está, cada vez mais, recebendo mais suporte de grandes nomes da indústria cinematográfica, o CBHD possui outras vantagens em relação ao seu oponente: codecs de áudio (DRA) e vídeo (AVS) mais poderosos (a capacidade inferior do disco não é por acaso), navegação de menus parecida com a dos DVDs, um tipo de modulação diferente e, principalmente, uma ferramenta extra de proteção contra cópias (DKAA). Apesar disso, ao contrário do que você poderia ter imaginado, o método de gravação é basicamente o mesmo: laser azul-violeta.

Apesar disso tudo, há ainda quem diga que a era das mídias 100% “baixáveis” não está longe de chegar, e ainda, que esse papo de discos de alta definição não vai durar muito tempo.
Mas e você? Vai arriscar comprar um player Blu-Ray ou CBHD (quando ele estiver disponível) agora, vai esperar mais um pouco ou não vai comprar nada e esperar que a indústria cinematográfica libere o download dos seus filmes? Deixe a sua opinião!



free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs