http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Defeitos e Soluções (Impressão Laser)

Defeitos e Soluções (Impressão Laser)

Veremos a seguir a maioria dos "defeitos de impressão" que uma impressora Laser pode gerar quando estiver com algum tipo de defeito e a solução para corrigi-los:


Erro 01

Defeito: Partes da impressão não foram impressas.

Causa: À margem do papel não esta configurado corretamente.

Solução: Configure a margem na impressora ou no software instalado no computador.


Erro 02

Defeito: Sujeira de toner por todo papel.

Causa: Papel de baixa qualidade ou impressoras suja.

Solução: Utilize um papel de boa qualidade e limpe a parte interna da impressora.



Erro 03

Defeito: Impressão parcial dos caracteres.

Causa: Papel de baixa qualidade, utilização do modo econômico,baixa densidade de impressão ou cartucho danificado.

Solução: Utilize papel de boa qualidade, verifique as configurações de impressão ou substitua o cartucho.


Erro 04

Defeito: Linhas verticais aparecem na impressão.

Causa: O cilindro do cartucho está danificado ou existe um defeito na unidade de fusão.

Solução: Troque o cartucho ou verifique a unidade de fusão.



Erro 05

Defeito: Impressão com fundo cinza.

Causa: A densidade de impressão está muito alta, o papel esta muito úmido ou o cartucho esta danificado.

Solução: Verifique e diminua a densidade de impressão, utilize estufa ou desumidificador para aquecer o papel ou substitua o cartucho.


Erro 06

Defeito: Impressão torta em algum ponto.

Causa: Defeito nos roletes de tração, cartucho danificado ou o sistema de fusão não está aquecendo suficientemente.

Solução: Verifique se todos os roletes estão funcionando corretamente, substitua o cartucho ou verifique a unidade de fusão


Erro 07

Defeito: O toner não fixa no papel e a impressão sai com um simples toque do dedo.

Causa: O papel pode estar muito úmido, a tensão de entrada pode estar muito baixa, toner de baixa qualidade ou existe um defeito na unidade de fusão

Solução: Utilize desumidificador o estufa para aquecer o papel, verifique a tensão ou o estabilizador, substitua o cartucho ou verifique a unidade de fusão.


Erro 08

Defeito: Defeito verticais repetitivos.

Causa: Cartucho danificado ou problemas na unidade de fusão.

Solução: Substitua o cartucho ou verifique a unidade de fusão.


Erro 09

Defeito: Caracteres com impressão interna defeituosa

Causa: Toner de baixa qualidade, papel de baixa qualidade ou driver incorreto.

Solução: Substitua o cartucho, utilize papel de boa qualidade ou verifique se o driver de impressão está correto.


Erro 10

Defeito: Impressão torta ou desalinhada.

Causa: O papel esta sendo instalado errado, muitas folhas na bandeja ou sistema de tração danificado.

Solução: Verifique a instalação correta do papel, verifique a quantidade máxima de papel permitida na bandeja ou verifique se o sistema de tração está trabalhando corretamente.


Erro 11

Defeito: O papel esta saindo torto ou amassado.

Causa: Papel muito úmido, papel maior que o formato aceito, sistema de fusão aquecendo além do normal.

Solução: Utilize desumidificador o estufa para aquecer o papel, verifique o tamanho máximo do papel ou verifique a unidade de fusão.


Erro 12

Defeito: Sombra de toner envolvendo os caracteres.

Causa: Papel ou toner de baixa qualidade.

Solução: Substitua o papel ou o toner por suprimentos de boa qualidade.



DEFEITOS DE IMPRESSORAS

A) Falha de Caracteres em toda a Linha

Verifique:

  1. Alinhamento da Matriz de Agulhas;
  2. Ausência de Agulhas na Matriz indicando que alguma agulha quebrou;
  3. Indutores abertos ou em Curto na cabeça de impressão;
  4. Flat Cable com fios partidos;
  5. Transistores na Placa Lógica de acionamento das agulhas em curto ou abertos.


B) Falha de Caracteres a partir do meio da linha
Verifique:

  1. Flat Cable semi-partido causando este defeito.
C) Impressora trava e entra em falha quando liga ou quando vai iniciar a Impressão
Verifique:

  1. Falta de Lubrificação no eixo guia do Carro;
  2. Problemas no sensor de posição do carro;
  3. Peças soltas ou Quebradas no caminho da cabeça de Impressão;
  4. Correia frouxa;
  5. Motor do carro com defeito.


D) Impressão sai fraca e falhada
Verifique:

  1. Fita gasta ou com defeito;
  2. Cabeça com agulhas gastas;
  3. Alavanca de número de vias desajustada;
  4. Papel úmido;
  5. Defeito na placa lógica.
E) Não puxa papel
Verifique:

  1. Alavanca de seleção de entrada de papel desajustada;
  2. Engrenagens e/ou motor de alimentação de papel com defeito;
  3. Defeito nos transistores de acionamento dos indutores do motor de papel que ficam na placa lógica.
JATO DE TINTA

A) Falha de caracteres e/ou cores ao imprimir ou não imprime nada e o papel passa normalmente
Verifique:

  1. Usando papel toalha a saída de tintas em proporções iguais no cabeçote de impressão (cartucho de tinta), a desproporção de saída de tinta nos ejetores de diferentes cores indicam falta de alguma tinta ou ejetores entupidos, o cartucho deve ser substituído, recarregado ou se tentar desobstruir os ejetores entupidos;
  2. Com multímetro todos os pontos de testes possíveis cartucho de impressão, a falha em algum dos pontos pode provocar a falha em uma das cores mesmo havendo tinta;
  3. Examine os contatos dos flats com os cartuchos se há pontos de contatos queimados;
  4. Defeitos no kit de limpeza dos ejetores e depósitos de resíduos de tinta do cabeçote de impressão podem estar sujando o cartucho ao invés de limpar;
  5. Certifique-se que não há umidade no papel.
B) Ao ligar o carro para no meio e pisca led de erro (amarelo/Vermelho)
Verifique:

  1. Teste com outros cartuchos;
  2. Teste os cartuchos em outra máquina ou verifique os mesmos com o multímetro;
  3. Os encaixes dos cartuchos no carro de impressão, a falha de contatos destes com os flats causam este defeito;
  4. Teste os contatos dos flats para ver se não estão queimados (o ideal seria ter outro para testar);
  5. Mau contato dos flats na placa lógica;
  6. Teste com outra placa lógica.
C) Não liga nada ou não desliga
Verifique:
1. Tensões AC na entrada da fonte e tensões CC na saída da fonte de tensões da impressora (interna ou externa);
2. Teste com outro painel, defeito na chave liga/desliga pode estar causando isto;
3. Substitua a fonte;
4. Substitua a placa lógica.



D) Não comunica com o micro ou imprime caracteres estranhos
Verifique:

  1. Mau contato nos cabos de comunicação;
  2. Driver de impressão que está instalado pode estar corrompido;
  3. Se possível teste a impressora em outro micro ou outra impressora no micro a fim de isolar o defeito;
  4. Confira a configuração no Setup do micro está de acordo com a Interface aceitável pela impressora.


E) Não puxa papel ou ao puxar puxa mais que uma folha
Verifique:

  1. O desgaste no Pickup Roller (rolete de Puxada de papel);
  2. O desgaste nos roletes e borrachas de separação de folhas que trabalham juntos com o Pickup;
  3. As alavancas de ajuste de largura e comprimento de papel estão ajustadas para o tipo de papel carregado na bandeja (Ex.: A4 / Carta ou Legal);
  4. Umidade nas folhas fazendo com que colem uma Nas outras e sejam puxadas juntas;
  5. Evite deixar papel na bandeja de um dia para o outro


IMPRESSORAS LASER

A) Falha de caracteres, Impressão sai com riscos ou borrões na vertical ou na horizontal
Verifique:

  1. Defeitos, manchas e/ou riscos na superfície do cilindro fotocondutor que fica dentro do cartucho de toner, defeitos neste cilindro ou na lâmina que limpa o mesmo causam estes defeitos;
  2. Se for possível teste com outro cartucho para isolar o defeito;
  3. Sujeira, poeira ou pó de toner derramado no Interior da impressora e no caminho do papel desde a entrada na bandeja até a saída, se possível aspire ou limpe com pincel ou dê um jato de ar (tome cuidado com o pó de toner que pode ficar em suspensão no ar, a respiração do mesmo pode causar alergias e problemas respiratórios, utilize máscara de proteção);
  4. Utilize o método de parar a impressão no meio antes que a folha entre na unidade fusora, se o defeito na impressão já existir é sinal que o defeito é gerado antes do fusor e que este não é a causa, porém, se o defeito só aparecer após a folha passar pelo fusor é sinal de que os rolos fusor ou pressor podem estar causando o defeito, se for o caso desmonte a unidade fusora e verifique possíveis defeitos;
  5. Defeitos ou desgastes nos cilindros de transferência, roletes de tracionamento, pickups e separação de papel.

B) Impressora agarra papel constantemente e fica dando erros de atolamento de papel ou puxa mais que uma folha
Verifique:

  1. Desgaste nos roletes de tração e separação de papel;
  2. A posição em que o papel está agarrando e substitua as peças gastas;
  3. Se há umidade no papel , teste com outra resma de papel.


C) Informa código de erros através de LCD ou painel de Leds
Verifique:

  1. Manual do usuário ou no Manual Técnico se houver o que significa o Código apresentado e em que localização da Impressora o mesmo se encontra

Ex.:

  • 50 FUSER ERROR (Erro de aquecimento no Fusor, normalmente causado por queima da lâmpada, Resistência ou Fusível Térmico de Proteção);
  • 13 PAPER JAM (Atolamento de papel dentro da Impressora);
  • 22 MEMORY REQUIRED (requisição de memória);
  • 12 OPEN OR NO CARTRIDGE ( Porta aberta ou sem cartucho)

Principais defeitos de impressoras

Principais defeitos de impressoras



Defeito

Possíveis Soluções

Media (Papel) varia lateralmente à medida que é feita a impressão

Verificar se a guia do papel está ajustada a largura;

Aumentar a pressão no rolo dispensador (em especial os dispensadores que possuem embreagem);

Cabeça desalinhada em relação ao rolo de borracha.

Falhas transversais na impressão, observados junto com o enrugamento da ribbon.

Aumentar a pressão no eixo do dispensador de ribbon, verificar estado e limpeza da fricção e rolos auxiliares, se houverem.

Verificar o alinhamento da cabeça de impressão com o rolo de borracha, alinhar a cabeça observando o parafuso lateral corrigindo o angulo no sentido de cima para baixo de forma a que a cabeça toque a media completamente paralela;

Verificar o alinhamento da cabeça no sentido de frente para trás, observar os parafusos posicionados na lateral esquerda e direita. A cabeça de impressão deve tocar o topo do rolete de forma completamente paralela.

Falta de nitidez no todo ou em parte da impressão

Verificar o alinhamento da cabeça no sentido de frente para trás, observar os parafusos posicionados na lateral esquerda e direita. A cabeça de impressão deve tocar o topo do rolete de forma completamente paralela;

No caso de total falta de nitidez, verificar a adequação do ribbon a media. Ex.: Papel couchê e ribbon cera.

Rolo de impressão desgastado.

Risco na impressão em posição permanente.

Limpeza da cabeça de impressão com álcool isopropilico, com cabeçote frio.

Persistindo o problema trocar cabeça de impressão, possivelmente um pichel está queimado.

Avanço da media sem impressão

Falha no dimensionamento da etiqueta no programa. Possivelmente um item a ser impresso invadiu o espaço da próxima etiqueta;

Sujeira no sensor de media (GAP), limpar com ar comprimido ou pincel;

Falta de nitidez da impressão da tarja reflexiva;

Variação lateral no corte da etiqueta, desposicionando a media em relação ao sensor;

Ajuste na corrente do sensor através do trimpod, observando o sensor correspondente.

Ribbon e media avançam, mas não ocorre impressão.

Ribbon invertido;

Baixa temperatura no cabeçote para impressão.

Não tracionamento do ribbon, com impressão fraca. Observado de maneira intermitente e principalmente no final do rolo.

Verificar fricção do rolo frontal de rebobinamento do ribbon, e principalmente limpeza das partes em contato com o ribbon e rolete de borracha.

Impressora só imprime no auto teste.

Possível falha de comunicação:

Verificar cabo de conexão com microcomputador;

Verificar estado da saída serial do microcomputador;

Verificar estado da entrada da impressora.

Verificar parâmetros de configuração da porta serial.

Falha de impressão intermitente em apenas um dos lados.

Verificar rolete de borracha, rolamentos e buchas do rolete.

Ajustar a tensão da cabeça de impressão de acordo com a largura do papel.

Impressora não apresenta movimento, nem no auto teste.

Possível problema com o motor. Retirar o motor e testar em outra unidade. Verificar a UDN (chip de controle do motor de passo)

Verificar estado das correias.

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs