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sábado, 11 de julho de 2009

Impressoras Matriciais

Impressoras Matriciais Todas as impressoras são acompanhadas do seu respectivo manual, são acompanhadas também de um cabo para a conexão as redes elétricas, geralmente a impressora é também acompanhada de um cabo para a conexão ao computador, seja ele na porta LPT ou na porta USB.

Os modelos de impressora a LASER e JATO de TINTA vêm acompanhados de um CD-ROM com um driver (ou programa) para ser utilizado com o sistema operacional, a impressora é ainda acompanhada de um cabo (de dados) para a conexão no computador e outro (cabo de força) para ligação à rede elétrica.

As impressoras se encontram em uma variedade de diferentes tipos e marcas, e são classificadas por suas funções e estruturas, neste texto me refiro às impressoras matriciais, com seus principais defeitos e as possíveis soluções, sem esquecer, é claro, dos cuidados.

Os cuidados podem ser os básicos, mas são essenciais para que a impressora tenha durabilidade e tenha também pouca manutenção, segue uma listinha de cuidados básicos:

a) Sempre usar o tipo de fita entintada que é sugerida pelo fabricante, evite fitas de má qualidade, elas vão comprometer a vida útil da cabeça de impressão.

b) Obedeça as condições climáticas e elétricas conforme o manual que é fornecido pelo fabricante.

c) Não use papel contínuo com picote muito grosso, isso pode travar a impressora quando o papel passar pelo picote.

d) Não coloque a cabeça de impressão muito próxima do papel, isso com certeza vai diminuir a vida útil da cabeça de impressão.

Os principais defeitos a as possíveis soluções são listadas a seguir:

Se a impressora não liga:

* Verifique se o cabo de alimentação da impressora está em boas condições de conduzir energia (quebrado ou esfiapado).

* Verifique se a tomada em que está a impressora está energizada (use um multímetro) * Verifique se a impressora está na tensão correta (impressora de 220 volts não funciona em 110 volts).

* Acione a assistência técnica.

Se a impressora não imprime:

* Verifique se a fita entintada não está travada.

* Verifique se a fita não acabou a tinta da tinta.

* Faça o autoteste na impressora.

* Verifique se o papel esta acionando o sensor de fim de papel.

* Verifique se o cabo está bem conectado.

* Se persistir o problema troque o cabo (por via das dúvidas).

* Troque a placa controladora.

* Se persistir o problema troque a placa controladora.

Se a impressora está falhando na impressão:

* Verifique se a fita entintada não está travada, (ou trava algumas vezes).

* Verifique se não há restos de tinta, fita ou papel na frente das agulhas.

* Faça uma limpeza na cabeça de impressão (não a desmonte).

* Se ainda persistir o problema acione a assistência técnica.

Se a impressora está travando na impressão:

* Verifique se a fita entintada não está travada.

* Verifique se a alavanca de aproximação da cabeça de impressão não está na posição máxima (cabeça muito próxima).

* Verifique se o eixo do carro de impressão não está sujo, se estiver sujo, passe solvente num pano limpo e limpe o eixo do carro de impressão, lembre-se, não passe graxa, óleo ou similares, apenas limpe com solvente, esta é a dica que quem faz manutenção de impressoras tanto esconde, no caso do eixo estar muito seco por falta de uso, passe vaselina líquida depois de passar o pano umedecido com solvente.

* Analise se a impressora trava também no autoteste.

* Verifique se não há nada trancando o movimento do carro de impressão, vale também a dica acima.

* Verifique se os cabos estão bem conectados (cabo de força da impressora e cabo de transmissão de dados).

* Troque o cabo (por via das dúvidas).

* Troque a placa controladora (se for possível).

* Acione a assistência técnica.

Se ao começar a imprimir em modo MS-DOS ou dentro de qualquer outro aplicativo do Windows, a impressora se desliga, a ao liga-la novamente imprime normalmente, verifique:

* Se a fita não está travando. (por estar usada demais e/ou rasgada).

* Se o carro de impressão não está sendo obstruído do seu curso normal.

* Se o cabo que alimenta a impressora está bem conectado à tomada de força, se tiver com mau contato, ao pedir mais energia os contatos da tomada causam faíscas, causando erros de leitura, por isso ao liga-la novamente corretamente funciona normalmente.

* Se o cabo de transmissão de dados está bem preso aos contatos, tanto na CPU quanto na impressora.

* Persistindo o defeito, o defeito está na fonte da impressora ou na ROM (EPROM) da impressora.

* Chame a assistência técnica.

Resistência de carga para fazer testes de áudio em altas potências




  • Neste caso, a resistência R2 (3,9 Ohms/50w) vai ficar praticamente com toda a carga, enquanto que R2 (100 Ohms), em série com o alto-falante, dará uma idéia do áudio que está a ser reproduzido.Isto vai tornar possível testar altas potências de áudio, usando alto-falantes mais fracos.Neste caso, o alto-falante a usar poderá ser de 8 Ohms.

Abaixo a foto do projecto

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