http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

terça-feira, 14 de julho de 2009

ELETRICIDADE

Apesar de ser possível minimizar a ameaça de blecautes de energia mantendo cópias atualizadas das informações, essa medida não evitará a perda de arquivos de trabalho que estejam abertos nos computadores em rede.

Embora os protetores de surto de tensão possam ajudar a resolver os problemas gerados por picos e quedas de energia, eles não evitarão sua ocorrência. Uma queda de tensão na rede elétrica pode causar apenas uma leve oscilação na iluminação, entretanto, a mesma queda de energia pode ser devastadora para os dados e para o hardware de rede.

Ruído elétrico

Os problemas de energia elétrica são as maiores causas de defeitos no hardware das redes de computadores e conseqüente perda de dados. Dentro das edificações, o ruído da rede elétrica sempre está presente. Se não for encarado corretamente, esse ruído elétrico poderá causar problemas sérios em uma rede de computadores.

Figura 1 – Ruído elétrico

O ruído elétrico ou ruído na linha AC, vindo de um monitor de vídeo ou de uma unidade de disco pode ser suficiente para gerar erros em uma rede de computadores. Isto ocorre pela adição de voltagens indesejadas aos sinais de dados e evitando que as portas lógicas dos computadores detectem o início e o fim das transmissões de dados. Esse problema pode ser maior quando um computador tiver uma conexão de aterramento ruim.

Outros efeitos dos problemas de energia incluem o travamento de outros dispositivos de rede, como impressoras, switches, a perda de dados, degradação do hardware, danos em partes internas e paradas inevitáveis dos sistemas.

Falhas de energia

Quedas de tensão, surtos e ruídos, blackout etc. O que acontece com a rede de computadores quando esta é submetida a algum problema na rede elétrica? Um relâmpago que caia próximo pode, por exemplo, gerar um pico de tensão que atravessará imediatamente o cabeamento, conexões de rede, linhas telefônicas e outras. O pico de tensão penetra na rede através da tomada de alimentação elétrica, linha telefônica ou cabos de dados (cabos lógicos), podendo vir a danificar placas de fax/modem, placas de rede, placa-mãe, disco rígido e outros. Problemas de perda de dados também poderão ocorrer.

Somente a utilização de sistemas de controle de energia proporciona a proteção necessária e evita problemas nos sistemas de computadores, equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, centrais telefônicas etc.

Problemas típicos da linha de alimentação

O excesso de energia indesejado que é enviado para o equipamento elétrico que utiliza essa energia, chamado de carga, é chamado de distúrbio de energia. Os distúrbios típicos de energia incluem subtensões, sobretensões, surtos de voltagem, quedas de energia, picos, oscilações e ruído.

Subtensões e sobretensões:

Também conhecidas como quedas/aumentos de voltagem. Essas variações são ocorrem por curto período dos níveis de voltagem. Este tipo de problema é o mais comum abrangendo mais de 85% de todos os tipos de problemas de energia elétrica.

Normalmente as subtensões (mais comuns) são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar-condicionado, etc.

Efeitos causados:

Uma queda de voltagem pode drenar a energia que um computador necessita para funcionar e causar congelamentos do sistema, panes inesperadas resultando em perda de dados, arquivos corrompidos ou mesmo o dano ou comprometimento de uma determinada parte do hardware do computador.

Figura 2 - Sub e sobretensão

Blackout:

Perda total de energia, também conhecida como "apagão". Geralmente são causados por demanda excessiva de energia elétrica junto ao fornecedor, raios / tempestades, acidentes, etc.

Figura 3 - Blackout

Efeitos causados:

Perda do trabalho que não foi armazenado (salvo) nos meios de armazenamento fixos do computador. Por exemplo, a tabela de alocação de arquivos pode ser perdida ocasionando a perda total dos dados e informações armazenadas no disco rígido.

Pico de Tensão ou Transiente:

Um pico de tensão (transiente de tensão) é um impulso que produz uma sobrecarga de voltagem na linha de alimentação (aumento de voltagem instantânea). Geralmente, os picos duram entre 0,5 e 100 microssegundos. Em outras palavras, quando ocorre um pico, isso significa que a sua linha de alimentação foi atingida momentaneamente por uma força poderosa de, no mínimo, 240V.

É causado normalmente por um raio que cai próximo ao prédio ou pela própria companhia de energia elétrica, quando esta retorna com o fornecimento após interrupção de energia. Um pico de energia pode penetrar nos equipamentos a partir da linha de energia elétrica AC, conexões de rede, linhas seriais ou telefônicas e danificar ou destruir completamente seus componentes.

Efeitos causados:

Danos aos equipamentos, perda de dados.

Figura 4 - Picos de tensão

Surto de tensão

Um surto de tensão é caracterizado por um aumento de voltagem acima de 110% da voltagem normal transportada por uma linha de alimentação. Geralmente, esses incidentes duram apenas poucos segundos (pelo menos 1/120 do segundo).

No entanto, esse tipo de alteração de energia é responsável por quase todos os danos de hardware que acontecem nas redes de computadores. Isso porque a maioria das fontes de alimentação dos dispositivos que funcionam em 120V foi construída para nunca lidar com 260 V. Os hubs são especialmente vulneráveis a surtos elétricos por causa das suas linhas de dados de baixa voltagem sensíveis.

Aparelhos de ar-condicionado, equipamentos elétricos e outros podem causar o surto. Quando o equipamento é desligado, a voltagem extra é dissipada pela linha de energia elétrica.

Efeitos causados:

Computadores e outros dispositivos eletrônicos são projetados para receber energia elétrica numa determinada faixa de voltagem. Níveis acima desta faixa podem estressar componentes mais delicados provocando falhas prematuras.

Figura 5 - Surto de tensão

Oscilações e Ruído:

As oscilações ou harmônicos ou ruídos são conhecidos como Interferência Eletromagnética (EMI) e Interferência de Rádio Freqüência (RFI). O ruído elétrico quebra a suavidade da onda senoidal esperada para a energia elétrica. É causado por diversos fatores tais como raios, motores, equipamentos industriais, transmissores, podendo ser intermitentes ou constantes. Uma causa comum dessa oscilação é uma extensão da rede elétrica excessivamente longa, criando um efeito de antena.

A melhor forma de tratar do problema de oscilação é refazer a fiação. Apesar de parecer uma solução extrema e cara, provavelmente será a única forma confiável de se garantir conexões de energia e aterramento completamente limpas e diretas.

Efeitos causados:

Ruídos podem produzir erros em arquivos, dados, programas executáveis.

Figura 6 - Ruído

Aterramento em equipamentos de redes de computadores

Para o perfeito aterramento e proteção dos dispositivos de redes de computadores recomenda-se o uso de tomadas de três pinos. Nesse tipo de tomada, os dois conectores superiores fornecem energia (220V) ou apenas um (110V). O conector inferior protege os usuários e os equipamentos contra choques e curto-circuito. Esse conector é chamado de conector terra de segurança. No equipamento elétrico em que isso é usado, o fio terra de segurança está conectado a todas as peças metálicas expostas do equipamento. As placas mãe e os circuitos de computação do equipamento de computação são eletricamente conectados ao "chassis". Isso também os conecta ao fio terra de segurança, que é usado para dissipar a eletricidade estática.

A finalidade da conexão ao aterramento de segurança das peças metálicas expostas do equipamento de computação é impedir que se tornem energizadas com uma voltagem perigosa, resultado de falha na fiação dentro do dispositivo.

Figura 7 - Tomada de 3 pinos

Finalidade do aterramento de equipamentos de computadores

A finalidade do aterramento de segurança dos componentes metálicos expostos do equipamento de computação é evitar que esses componentes se energizem com voltagem de risco que pode ocorrer devido a uma falha na fiação interna do dispositivo.

Figura 8 - Ligação de aterramento

Classificação dos problemas de energia

Temos normalmente três condutores em um cabo de alimentação elétrica e os problemas que ocorrem são rotulados conforme o(s) fio(s) específico(s) afetado(s). Se existir uma situação entre o fio energizado e o neutro, isso é chamado de problema de modo normal. Se uma situação envolver o fio energizado, o fio neutro e o fio terra de segurança, isso é chamado de problema de modo comum.

Os problemas do modo normal geralmente não proporcionam perigo, isso porque eles são normalmente interceptados pela fonte de alimentação do equipamento, por uma fonte de alimentação ininterrupta ou por um filtro de linha de alimentação AC.

Os problemas do modo comum, por outro lado, podem ir diretamente para o "chassis" de um computador sem algum tipo de filtro interventor. Portanto, eles podem causar mais danos aos sinais de dados que os problemas do modo normal. Além disso, eles são mais difíceis de se detectar.

0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs