http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ALEXA


Alexa


Resumo

Tipo Spyware
Aliases
  • Spyware.Alexa (Symantec)
Sistemas Afetados
  • Windows 9x
  • Windows ME
  • Windows NT/2000
  • Windows XP
Tamanho Irrelevante
Dano Baixo
Remoção Simples
Notas -

Descrição

A Alexa é uma empresa que praticava hábitos abusivos contra a privacidade de seus usuários. A empresa reformulou seus softwares e foi removida das bases de definições de diversos anti-spywares, porém existe uma dúvida geral em relação à Alexa que se refere ao fato de que diversos programas (notavelmente o Ad-Aware e o Spybot S&D) encontram um spyware com o nome de Alexa Related em uma instalação limpa do Windows.

Infecção

Existem dois modos de você possuir a Alexa em seu computador.

  1. Você baixou e executou manualmente o instalador da Barra de Ferramentas da Alexa
  2. Em uma instalação limpa do Windows, diversos programas vão dizer que você está cotaminado pelo Alexa Related

O resto do documento será dividido em Barra de Navegação e Alexa Related. O primeiro se refere a instalação manual feita no site da Alexa e o segundo ao spyware encontrado por diversos programas em uma instalação limpa do Windows.

Importante: O Alexa Related não está presente no Windows XP SP2. A Microsoft removeu a função devido a um bug existente no Internet Explorer.

Detalhes Técnicos

Barra de Navegação

A Barra instala um Toolbar que é integrado ao Internet Explorer. Ela coleta algumas informações sobre o sistema. No mais, é um software legítimo que não merece muita atenção. Pode ser facilmente removido através do Painel de Controle em Adicionar/Remover Programas.

Alexa Related

O arquivo RELATED.HTM, que é usado pela Internet Explorer quando a opção Mostrar Links Relacionados é acionada, faz uma referência, por padrão, ao site de buscas da Alexa. Ao clicar, uma janela será aberta dentro do IE contendo os links relacionados. Para fazer isso, a URL completa da página atual é transmitida para a Alexa.

Os desenvolvedores de anti-spywares acreditam que que a Alexa cria um
log das buscas feitas pelo usuário, com o intuito de criar um perfil contendo informações sobre o hábito de navegação do mesmo.

Mas isso não é tudo. O Internet Explorer possui um bug: se você utilizar esse recurso (dos links relacionados) e clicar no botão
Atualizar, a página será transmitida para a Alexa novamente, mesmo que você já tenha fechado a janela aberta! Isso até mesmo acontece com páginas seguras (que usam SSL e HTTPS) e que podem conter informações confidenciais (tal como senhas ou IDs de sessão).

Carga Maliciosa

Barra de Navegação

O principal problema que afetava a barra de navegação da Alexa era a política de privacidade da companhia, que durante muito tempo permitia que informações pessoais fossem coletadas através de formulários online. A política de privacidade dizia que a barra “não coletava essas informações especificamente”, mas não dizia o que era feito com a informação se tais dados fossem coletados.

Alexa Related

Acredita-se que Alexa cria um perfil (banco de dados que possui informações sobre seus habítos de navegação) baseado nas informações que o Internet Explorer enviapara a empresa quando você seleciona a opção “Links Relacionados” no navegador.

Isso, somado ao bug existente, a Alexa pode coletar informações confidenciais sobre você e as páginas que você visita, o que cria uma grande violação à sua privacidade.

Recomendações

A Alexa reformulou algumas das suas práticas e diversos pesquisadores dizem que ela não mantém mais bancos de dados sobre hábitos de navegação. Mesmo assim, Internet Explorer presente no Windows XP com Service Pack 2 não possui mais esse recurso. Isso significa que a Microsoft não corrigiu o bug, mas ao invés disso removeu completamente o recurso.

Você pode usar o HijackThis e marcar as seguintes linhas para remover o recurso:

O9 - Extra button: Related - {c95fe080-8f5d-11d2-a20b-00aa003c157a} - C:\WINDOWS\web\related.htm

O9 - Extra ‘Tools’ menuitem: Show &Related Links - {c95fe080-8f5d-11d2-a20b-00aa003c157a} - C:\WINDOWS\web\related.htm

Depois de clicar em Fix Checked, as opções no Internet Explorer vão desaparecer.

Se alguma outra ferramenta continuar detectando o Alexa Related, você pode ignorar o aviso, pois a opção não existe mais.

Alertas

Usar a opção Mostrar Links Relacionados em páginas seguras (que iniciam com https://) pode fazer com que informações sigilosas sejam transmitidas para os servidores da MSN e Alexa.

Remoção

Não é necessário remover a Alexa. Só remova se você ainda se sente preocupado quanto às práticas da empresa. Se você quiser, você pode usar o Spybot S&D, mas isso não vai corrigir o problema presente no Internet Explorer. Se você não utiliza a opção, não há problema algum.

Caso você queira remover a Barra de Navegação, você pode fazer isso através do Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle.

Ferramentas de Remoção

-

Remoção Manual

Barra de Navegação

  1. Clique em Iniciar
  2. Se você não utiliza Windows XP ou utiliza o menu clássico do Windows no XP, aponte para Configurações
  3. Selecione Painel de Controle
  4. Abra o Adicionar/Remover Programas
  5. Remova o Alexa ToolBar

Alexa Related

Você pode usar o HijackThis como mostram as Recomendações. O Ad-Aware também remove completamente a entrada. Já o Spybot S&D apenas edita o arquivo para usar o Google e portanto não resolve o
bug.

O Recomendado é não usar o serviço se você vai visitar sites seguros ou que possam conter informações sigilosas.

0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs