http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Este artigo entra um pouco na parte técnica destes componentes, não com circuitos e componentes, mas como funcionam e para que realmente servem, tornando-se muito útil para a definição da compra de um deles, seja para fim doméstico ou empresarial de pequeno e médio porte.

Estabilizador

O estabilizador eletrônico é uma solução eficiente, de custo moderado, recomendada para aqueles consumidores que querem proteger os seus equipamentos (hardware) contra as variações (oscilações) de tensão, picos e ruídos presentes nas redes elétricas.

Estabilizador Eletrônico - correção por seleção de tapes (TAPE CHANGER)

A tecnologia de correção por seleção de tapes (tape changer) dos estabilizadores eletrônicos atuais oferecem a baixos custos, alta confiabilidade e eficiência na correção das oscilações de tensão das redes elétricas.

Seu princípio de funcionamento baseia-se na soma e subtração de tensão através da seleção de tapes do transformador. Quando ocorre uma oscilação de tensão, o estabilizador imediatamente reconhece e dispara o tape de correção adequado, somando ou subtraindo tensão na linha e por sua vez, estabilizando-a.

Essa tecnologia é recomendada para atender a equipamentos de pequeno, médio e grande porte; tais como microcomputadores pessoais, servidores de rede, periféricos, computadores médios e grandes, equipamentos voltados à automação comercial, industrial e bancária, equipamentos médico hospitalares sensíveis e outros, ou seja, qualquer equipamento que requeira uma alimentação elétrica de qualidade.

OBS: de acordo com o grau de segurança pretendido para configurações de médio e grande porte, é muito freqüente a utilização de qualquer das tecnologias citadas, de estabilizador conjugado com o no-break, quando este necessitar de rede estabilizada no ramo de by-pass.

Estabilizador Eletrônico Microprocessado

Esta tecnologia também tem seu princípio de funcionamento de correção por seleção de tapes (tape changer). Agregada à evolução dos microprocessadores, resulta em uma eletrônica de alta performance, responsável por uma estabilidade de tensão extremamente precisa. Corresponde atualmente a mais avançada tecnologia empregada na fabricação de estabilizadores eletrônicos.

Tal tecnologia possibilita também a interação do estabilizador com os equipamentos computadorizados via software, pois possui uma interface RS232 para gerenciamento e controle da rede com a verificação de parâmetros, memorização de eventos, etc…

Recomendado para o mercado de equipamentos eletrônicos de alta sensibilidade, que exigem uma estabilidade de tensão altamente precisa como computadores de grande porte ligados em rede, sistemas de teleprocessamento, equipamentos de análise laboratoriais, equipamentos médico hospitalares de alta performance e outros.

OBS: de acordo com o grau de segurança pretendido para configurações de médio e grande porte, é muito freqüente a utilização de qualquer das tecnologias citadas, de estabilizador conjugado com o no-break, quando este necessitar de rede estabilizada no ramo de by-pass.

Estabilizador Eletrônico por Controle de Fase

Uma tecnologia ainda utilizada atualmente, é a do estabilizador com princípio de funcionamento através do disparo de tiristores por ângulo de fase.

Embora produza uma eficiente estabilização de tensão, requer uma construção eletro-eletrônico composto por uma grande quantidade de componentes, resultando em um equipamento volumoso, de alta dispersão térmica e ruído sonoro.

OBS: de acordo com o grau de segurança pretendido para configurações de médio e grande porte, é muito freqüente a utilização de qualquer das tecnologias citadas, de estabilizador conjugado com o no-break, quando este necessitar de rede estabilizada no ramo de by-pass.

No-Break

O no-break é uma solução completa para a proteção tanto do equipamento (hardware) quanto dos arquivos que se perderiam devido à falta de energia. Além de corrigir a rede elétrica contra as oscilações de tensão (estabilizar), fornece, na falta de energia, alimentação elétrica ininterrupta evitando a paralisação dos equipamentos e conseqüentemente a perda de arquivos.

No-Break Off-line (Standby)

Os No-Breaks Off-line (Standby) oferecem, a preço baixo, soluções para ambientes que necessitam de proteção mínima de energia.

A energia é fornecida aos equipamentos diretamente pela concessionária (rede). Enquanto a rede elétrica está presente, o No-Break somente re-carrega as baterias. As mudanças ou variações de voltagem e freqüência não são reguladas pelo No-break Off-line (Standby) e passam por ele até seu equipamento. Quando estas se tornam muito bruscas, o módulo inversor do No-Break entra em operação, como se tivesse faltado energia, e converte a energia da bateria (DC) para energia AC a qual alimenta o equipamento a ele ligado. Esta tecnologia fornece esta proteção mínima requerida pelos equipamentos eletrônicos a um preço bastante acessível.

Os No-Breaks Off-line (Standby) são recomendados para micros pessoais, estações de trabalho isoladas, fax, centrais telefônicas, iluminação de emergência, equipamentos domésticos e etc.

TECNOLOGIA OFF-LINE (STAND-BY)
p1.gif
No-Break Interativo Semi-Senoidal

As características principais desta topologia são o suprimento de energia adicional e ininterrupta, estabilização de tensão e possibilidade de utilização de software inteligente.

Nesta topologia, enquanto a rede elétrica gerada pela concessionária de energia está presente, é ela quem alimenta o módulo estabilizador/filtro de linha o qual por sua vez alimenta aos equipamentos conectados ao no-break, fornecendo-lhes uma rede elétrica condicionada, isenta de ruídos de linha e estável. Neste estado, o inversor permanece desligado, em standby.
Quando ocorre uma falta de energia, automaticamente é efetuada a transferência para o módulo inversor, o qual é acionado e recebendo a energia reservada pelo banco de baterias a transforma em alimentação (ininterrupta) para os equipamentos conectados ao no-break, evitando por sua vez a paralisação destes.

O ponto favorável do no-break interativo (com módulo estabilizador/filtro de linha) em relação ao no-break não interativo (off-line, standby - não estabilizado) é além de estabilizar, filtrar e condicionar a rede, evitar as transferências desnecessárias para o módulo inversor perante uma oscilação de tensão na entrada, visando o aumento da vida útil das baterias.

Os no-breaks não interativos, quando ocorre uma oscilação de tensão, transferem imediatamente para o módulo inversor, como se faltasse energia, visando não deixar passar esta oscilação para o equipamento a ele conectado. Neste momento, as baterias entram em descarga até que ocorra novamente a transferência para a rede, ou seja, a oscilação de tensão deixe de existir. Se isto ocorrer com freqüência, as baterias logo se esgotarão.

Os no-breaks interativos, devido a terem o módulo estabilizador/filtro de linha, não transferem para o módulo inversor quando ocorre uma oscilação de tensão, a não ser que esta seja muito grande, pois eles a estabilizam. Por sua vez, utiliza-se muito menos das baterias para proteger os equipamentos a eles conectados, aumentando sua vida útil e conseqüentemente sua confiabilidade.

Outra versatilidade deste tipo de no-break (interativo), está na possibilidade de utilização de software de gerenciamento e/ou controle, através de uma porta de comunicação RS232 ou contato seco (DB9).

Indicado para alimentar equipamentos de pequeno porte. Devido seu excelente custo benefício, torna-se produto indispensável para micros, terminais, centrais telefônicas, equipamentos de segurança e outros que requeiram ininterrupção em seu funcionamento.

TECNOLOGIA INTERATIVO SEMI-SENOIDAL
p2.gif
No-Break Interativo Senoidal

Esta topologia possui as mesmas características e versatilidades mencionadas anteriormente para o no-break interativo semi-senoidal, com o acréscimo da forma de onda de saída ser senoidal (igual à fornecida pela concessionária de energia elétrica).

Indicado para alimentar equipamentos de pequeno e médio porte, que requeiram uma alimentação elétrica de qualidade por se tratar de equipamentos de alta responsabilidade, ex.: servidores de redes, estações de trabalho, terminais ponto de venda, etc…

TECNOLOGIA INTERATIVO SENOIDAL
p3.gif
No-Break On-line de Dupla Conversão

Destinado à utilização em redes elétricas críticas, alimentando a equipamentos sensíveis, esta topologia é a que melhor atende a todos os requisitos de desempenho e confiabilidade, com a versatilidade da utilização de software de gerenciamento e/ou controle, através de interface RS 232.

A característica fundamental deste tipo de equipamento é a geração própria e constante de uma energia pura, isolada da rede gerada pela concessionária de energia, isenta de ruídos elétricos, picos, oscilações de tensão e freqüência.

A topologia on-line dupla conversão caracteriza-se pelo no-break ser composto por módulo retificador AC/DC que fornece alimentação às baterias (re-carregando-as) e ao inversor DC/AC ao mesmo tempo. O módulo inversor opera 100% do tempo, alimentando constantemente à carga (equipamentos conectados ao no-break). Não existe tempo de comutação, pois é sempre o inversor que alimenta a carga.

Outras duas grandes vantagens dos no-breaks on-line dupla conversão estão na aceitação de variações de freqüência de entrada, estabilizando-as na saída, tornando-os plenamente compatíveis com grupos geradores e o uso das baterias somente nas faltas de energia ou mediante grandes oscilações de tensão. Eles suportam estes problemas e os corrigem sem a necessidade constante de utilização das baterias, preservando-a e aumentando sua vida útil.

Este tipo de no-break é recomendado para equipamentos de pequeno, médio e grande porte, redes vitais, equipamentos médico-hospitalares essenciais, sistemas de telecomunicações e qualquer outro que necessite de energia elétrica de alta confiabilidade.

TECNOLOGIA ON-LINE DUPLA CONVERSÃO
p4.gif

0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs