http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Como consertar um abridor elétrico de lata

Alimentos enlatados representam facilidade e conveniência no preparo das refeições. Em segundos, um abridor elétrico de lata coloca à nossa disposição uma variedade de frutas, verduras e até mesmo pratos principais enlatados. Alguns modelos também abrem garrafas ou amolam facas.

Obviamente, tentar abrir uma lata com um abridor defeituoso nos tenta a pedir comida pronta. Felizmente, abridores elétricos de lata são eletrodomésticos simples, de fácil manutenção e conserto.

Como funcionam os abridores elétricos de lata

O abridor elétrico de lata é ativado por uma alavanca operacional. Ela se ergue e a borda da lata é colocada entre o cortador e o mecanismo de avanço. Um imã prende a parte superior da lata.

Quando pressionada para baixo, a alavanca ativa uma chave que liga o motor. O motor transmite força através das engrenagens para girar o pequeno mecanismo de avanço e rodar a lata. Ao girar a lâmina, o cortador corta a borda da tampa. Quando se remove a lata, a tampa permanece presa ao imã.

Cross section of a can opener

A seção transversal de um abridor elétrico de lata

Muitos problemas com abridores elétricos de lata podem ser solucionados antes de ocorrerem, com limpeza e lubrificação periódica do cortador e roda motriz. Desligue o abridor da tomada, limpe as peças com uma escova de dentes e detergente suave, passe um pano limpo e lubrifique com óleo leve ou lubrificante branco. Remova o excesso de lubrificante para que ele não passe aos alimentos ou a outros componentes do aparelho.

Como consertar um abridor de lata

Abridores de lata são fáceis de consertar. Entre os consertos mais comuns estão manutenção da chave, do mecanismo de avanço, do esmeril e do motor.

Manutenção da chave: uma chave de contato ativada pela alavanca operacional do abridor de lata elétrico liga e desliga o aparelho. Um defeito nela pode impedir o funcionamento do aparelho, além de que é muito fácil consertar a chave.

1) Retire a tampa do abridor de lata para que você possa observar como ele é ativado.

2) Pressione a alavanca para baixo para ter certeza de que ela faz contato com a chave. Caso contrário, verifique e remova qualquer obstrução, ou realinhe a alavanca para que ela faça contato.

3) Se mesmo assim a chave não funcionar, desligue o aparelho da tomada e teste com um multímetro.

4) Se os contatos estiverem corroídos, use lixa de papel presa em alicate para limpá-los. Se um contato estiver quebrado ou se a chave estiver defeituosa, troque-os.

5) Remova e marque todos os fios, solte a chave e retire-a do encaixe. Faça a troca por uma chave identificada como peça de reposição para o seu eletrodoméstico.

Manutenção de engrenagens: as engrenagens traduzem a potência do motor em torque que gira a lata. Isso requer um mecanismo de avanço na borda da lata e, no mínimo, outra engrenagem maior dentro do aparelho.

1) Inspecione o mecanismo de avanço e limpe ou troque se ele estiver gasto ou quebrado.

2) Verifique as engrenagens internas abrindo a tampa do aparelho e removendo-as cuidadosamente. É possível que alguns dentes estejam faltando ou tenham se dobrado, ou apenas precisem de lubrificação, com um lubrificante branco. Se for necessário substituir as engrenagens, certifique-se de que as engrenagens de reposição são exatamente iguais em todas as dimensões, entre as quais largura, circunferência e número de dentes.

3) Se não for possível achar substituto para uma engrenagem quebrada, considere a possibilidade de usar uma cola para metal ou plástico, dependendo do caso, para consertar o problema. Ao terminar, reposicione com cuidado as engrenagens e a tampa, depois teste o aparelho.

Manutenção do esmeril: alguns abridores elétricos de lata têm um esmeril embutido que amola a lâmina enquanto ela é usada. Outros abridores elétricos de lata também funcionam como amoladores de facas, usando o motor para alimentar um ou mais esmeris para desempenhar a tarefa.


A causa mais comum de problemas com o esmeril é que rebarbas de pedra e outras partículas obstruem o funcionamento do aparelho.
Essa situação pode fazer com que o motor fique sobrecarregado ou que seu fusível queime. A melhor maneira de evitar esse problema é limpar periodicamente o esmeril e a área que o cerca.

Depois de gasto ou danificado, o esmeril precisa ser trocado por outro de mesmo tamanho. Alguns modelos usam um parafuso ou clip para manter a pedra no eixo. Outros exigem que apedra e o eixo sejam substituídos ao mesmo tempo. Dependendo da função do esmeril em seu abridor de lata, talvez seja melhor
desconectá-lo ou não usá-lo.

Manutenção do motor: abridores elétricos de lata e outros eletrodomésticos que não exigem muita potência usam um motor de pólo graduado. Ele tem menos peças do que o motor universal e é menos oneroso. Testar e trocar o motor de um abridor elétrico de lata é muito simples.

1) Desligue o aparelho da tomada, abra-o e encontre o fusível no motor.

2) Coloque uma sonda do multímetro de um lado e a segunda do outro lado do fusível. Se a luz de continuidade não acender, o fusível está queimado e precisa ser trocado.

3) Prenda um multímetro a dois fios sobre a bobina indutora. Se o circuito estiver aberto, substitua o motor inteiro. Pode-se obter um exatamente igual em uma loja especializada em peças para eletrodomésticos.

4) Sempre verifique as indicações de desgaste que causam trepidação do eixo. Remova o rotor para ver se há dano ou desgaste excessivo.

0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs