http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Como consertar um liquidificador

O liquidificador é um eletrodoméstico comum e útil na cozinha. Alimentos e líquidos são misturados ou triturados de acordo com a velocidade estabelecida pelo usuário. O liquidificador atual pode picar gelo, fazer pasta de amendoim, ralar queijo e desempenhar muitas outras funções úteis.

Como funcionam os liquidificadores

O liquidificador de cozinha é um eletrodoméstico com motor. A hélice dentro do copo está conectada ao eixo do motor. Ao variar a corrente que chega ao motor, controla-se a velocidade da hélice.

A manutenção preventiva pode reduzir os consertos necessários para manter o liquidificador funcionando por muitos anos. As duas medidas mais importantes que o usuário do aparelho pode tomar são não sobrecarregar o liquidificador e manter a vedação em perfeitas condições.

Cross section of a blender

Seção transversal de um liquidificador

A chave de velocidades múltiplas no liquidificador envia corrente ao motor de acordo com os botões de controle que são selecionados ou o período de tempo em que o reostato fica ligado. Mais corrente significa uma velocidade maior no motor. Colocar alimentos duros no copo do liquidificador e tentar triturá-los em baixa velocidade faz com que o motor queime.

Como o copo recebe líquidos e precisa ser desmontado para limpeza, ele tem vedações para impedir vazamentos. Além disso, o corpo do liquidificador tem uma vedação ao redor do acoplamento para que os líquidos não vazem para o motor vulnerável. Manter essas vedações bem fechadas e ter o cuidado de não deixar que os líquidos derramem do copo pode ajudar a manter o bom funcionamento do aparelho.

Como consertar um liquidificador

Entre os consertos em liquidificadores estão manutenção da chave de velocidades múltiplas, troca de fusível, manutenção do motor, ajuste do parafuso de comando e manutenção da hélice.

Manutenção da chave de velocidades múltiplas: é fácil entender por que a chave de velocidades múltiplas é um componente fundamental do liquidificador. Por causa de seu grande uso e complexidade, é quase sempre o responsável por problemas no aparelho. Para a manutenção da chave de velocidades múltiplas, siga as instruções abaixo.

1) Remova a base do liquidificador.

2) A chave de velocidades múltiplas fica presa à base com clips ou parafusos, aos quais temos acesso pela parte inferior ou interna da base. Inspecione visualmente a chave antes de removê-la; em muitos casos, o problema é um terminal frouxo. Caso contrário, um fio ou terminal escurecido pode identificar onde ocorreu o problema.

3) Verifique a chave de velocidades múltiplas com um multímetro.

Removendo a tampa e testando

Remova a chave de velocidades múltiplas do liquidificador para testá-la

4) Devido a sua localização exposta na frente do liquidificador, a chave é suscetível a danos causados por líquidos. Use uma lata de ar comprimido ou um limpador de contato elétrico para limpar a chave. Se necessário, troque-a.

Trocar o fusível: felizmente, a maioria dos liquidificadores tem um fusível em série que protege o motor de sobrecarga. Se corrente excessiva for enviada ao motor, o fusível queima. Você precisa determinar se o fusível está funcionando.

1) Remova a base do liquidificador e localize o fusível no fio que vai da chave de velocidades múltiplas até o motor.

2) Desconecte o fio e use um multímetro para testar o fusível. Se o circuito estiver aberto, o fusível está queimado.

3) Troque o fusível defeituoso por outro de mesma capacidade.

Manutenção do motor: de modo geral, o motor suporta muitos anos de uso (mas não muito abuso). Infelizmente, se o motor precisa ser trocado, talvez seja mais compensador comprar um liquidificador novo.


É fácil testar o funcionamento do motor. Visto que existe um circuito que vai do cabo do eletrodoméstico ao motor, através dos controles de velocidades múltiplas, e de volta ao cabo, um ohmímetro (que faz parte do multímetro) pode testar o circuito.

1) Coloque o multímetro em cada pino do cabo elétrico.

2) Selecione um botão ou gire levemente o controle de velocidade, depois leia a resistência no medidor.

3) Em seguida, gire o parafuso de comando uma vez no sentido horário. Se a leitura de resistência (em ohms) mudar, o motor precisa de manutenção. Leve-o à assistência técnica autorizada ou troque o aparelho, dependendo do custo.

Ajuste do parafuso de comando: se o motor funcionar bem, mas a hélice no copo do liquidificador não girar como deveria, o problema pode ser o parafuso de comando. A causa mais freqüente é um parafuso de comando frouxo.

1) Remova a base e vire o liquidificador de cabeça para baixo. A outra extremidade do eixo de comando surgirá na parte inferior do motor.

2) Segure o eixo de comando com uma chave inglesa ou alicate, depois vire o liquidificador de lado para prender uma chave inglesa ao parafuso de comando.

3) Mantenha firme o eixo de comando enquanto você gira o parafuso de comando no sentido horário.

A outra causa de problemas no parafuso de comando é o arredondamento de seus cantos, o que requer um novo parafuso. Para trocá-lo, inverta as instruções para apertá-lo, instale a nova peça e faça o ajuste.

Manutenção da hélice: o funcionamento da hélice do liquidificador é simples. Ela é movida pelo parafuso de comando, que mistura ou tritura alimentos dentro do copo.

está marcada dentro do copo.

A hélice do liquidificador mistura ou tritura alimentos no copo

O problema mais comum é causado pelo vazamento de líquidos no copo. A solução é apertar a base. Se isso não resolver o problema, inspecione e, se necessário, troque a junta.

Se o parafuso de comando estiver girando, mas a hélice não, verifique o soquete da hélice em que se encaixa o parafuso de comando. Talvez ele esteja gasto e seja necessário trocá-lo. Trata-se de um problema comum em liquidificadores com parafusos metálicos de comando e soquetes para hélice feitos de plástico.

0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs