http://www.blogger.com/start
 

TECMATRÔNICA®

nosso propósito é inteiramente didático free hit counter
 
Relógio

Look! (visitem!)TECMATRÔNICA INFORMÁTICA

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Como consertar um aspirador de pó

De modo geral, aspiradores de pó duram de 8 a 12 anos, dependendo de sua qualidade, freqüência de uso e manutenção geral. Com a manutenção e os reparos necessários em seu aspirador de pó, você pode prolongar sua vida útil e reduzir seu custo real.

Há dois tipos comuns de aspiradores de pó: tipo vassoura e de arrastar. O aspirador de pó tipo vassoura tem o motor e o bocal na mesma unidade. O aspirador de pó de arrastar tem o motor e o coletor de pó em uma unidade e o bocal em outra unidade de potência, com as duas unidades conectadas por um tubo ou mangueira flexível.

Cross section of an upright vacuum

Seção transversal de um aspirador de pó do tipo vassoura

Como funcionam os aspiradores de pó do tipo vassoura

O aspirador de pó do tipo vassoura usa um motor e uma ventoinha para puxar a sujeira de uma superfície e depositá-la no coletor de pó. A sujeira se desprende e é sugada pelo aparelho com uma escova giratória. O aspirador de pó do tipo vassoura é guiado pelo usuário por meio de um puxador em que estão montados o coletor e os controles. A operação é simples. A manutenção e os consertos são fáceis de fazer.

Como funcionam os aspiradores de pó de arrastar

Um aspirador de pó de arrastar joga a maior parte de seu peso (motor, filtros, coletor e dispositivo para recolher o fio) em uma unidade separada, para que o aparelho fique mais leve.

Com um tubo flexível longo, a unidade mais pesada pode ficar no meio de um cômodo enquanto o bocal de sucção se desloca com facilidade. Esse modelo permite o uso de motores cada vez maiores e potentes.

Assim como no aspirador tipo vassoura, o aspirador de arrastar levanta a sujeira com a escova giratória localizada na extremidade do tubo flexível e alimentado por um motor menor. O motor principal suga a sujeira pelo tubo flexível. As rodinhas permitem que ele se movimente com facilidade. Como a ventoinha em um aspirador de arrastar é mais isolada que a de um aspirador do tipo vassoura, ela costuma ser menos suscetível a danos.

Cross section of a canister vacuum.

Seção transversal de um aspirador de arrastar

Como consertar um aspirador de pó do tipo vassoura

As dicas a seguir dão instruções simples para fazer a manutenção da chave liga/desliga de um aspirador de pó do tipo vassoura, escova giratória, correia motriz, ventoinha e motor. Você também aprenderá como consertar uma chave liga/ desliga, uma conexão de fio na unidade de potência, bocal, motor e dispositivo para enrolar o fio em um aspirador de arrastar.

Manutenção de uma chave liga/ desliga: por causa de seu uso repetitivo, a chave liga/desliga de um aspirador de pó pode apresentar problemas. Felizmente, na maioria dos modelos o acesso à chave é fácil e o teste é simples. Algumas são presas com rebites, mas a maioria usa parafusos.

1) Tome o cuidado de desligar o aspirador da tomada, depois retire a tampa para expor a parte traseira da chave. A chave pode estar no puxador ou no corpo do aparelho


2) Verifique os fios para ver se estão bem conectados à chave.

3) Use um multímetro para ver se há um circuito aberto quando a chave estiver desligada e um circuito fechado quando ela estiver ligada.

4) Se houver algum problema com o circuito, ou se a chave não mostrar resultados corretos no teste, remova e troque-a por outra igual.

Manutenção do bocal: o bocal em um aspirador do tipo vassoura é o primeiro contato que o aparelho tem com a sujeira. Ele é também um dos primeiros componentes que precisam de manutenção.

O bocal é um rolete redondo com uma série de escovas deslocadas. As escovas podem desgastar, o rolete pode sofrer danos, o protetor da extremidade pode sair e se perder e a correia motriz pode se soltar, havendo a necessidade de remoção ou troca do bocal.

1) Para inspecionar o bocal, vire o aspirador de cabeça para baixo. O bocal fica na borda frontal do corpo do aparelho.

2) Remova os prendedores em cada extremidade, remova a correia motriz e retire o bocal do corpo do aparelho.

3) Para desmontar o bocal, remova o protetor da extremidade e da flange e puxe a escova do suporte.

4) Se estiver gasta, troque a escova. Se estiver quebrada, substitua o protetor, flange ou suporte. Se necessário, troque todo o bocal.

Manutenção de uma correia motriz: a correia motriz em um aspirador do tipo vassoura transmite potência do motor ao bocal. Ela deve ser inspecionada uma vez por mês para ver se está em boas condições. Alguns bocais têm um ajuste que permite apertar ou afrouxar a correia motriz.

1) Remova uma extremidade do bocal (ver "Manutenção de um bocal") do corpo do aspirador.

2) Solte a correia motriz da polia do motor e retire-a do contorno do bocal.

3) Passe a nova correia motriz sobre o bocal e em torno da polia do motor.

4) Reinstale o bocal e ajuste a correia motriz, se necessário.

Manutenção da ventoinha: a ventoinha em um aspirador do tipo vassoura fica localizada sob o motor. Ela leva a sujeira sugada pelo bocal para o coletor de pó. Na maioria dos casos, a ventoinha não precisa ser substituída, basta a manutenção periódica.

1) Retire a tampa do motor e desmonte o motor do corpo do aspirador. A ventoinha fica no lado inferior do motor.

Servicing an upright vacuum's motor and dirt fan.

Manutenção do motor e da ventoinha de um aspirador do tipo vassoura

2) Limpe a base e as pás da ventoinha com pano úmido. Verifique se há danos nas pás causados pela sucção de objetos sólidos.

3) Desparafuse a ventoinha do eixo do motor para inspecionar e limpar a parte traseira.

4) Verifique se o eixo do motor precisa de lubrificação.

5) Se for preciso trocar a ventoinha, cuide para que a nova peça seja idêntica à original. Leve a peça antiga à loja especializada em peças para eletrodomésticos para que não haja engano na hora da compra.

Manutenção do motor: a maioria dos aspiradores do tipo vassoura é projetada para ter vida útil razoavelmente longa. Contudo, alguns duram mais do que outros. Essa durabilidade depende, em grande parte, da qualidade do motor. Se o motor do aspirador parar de funcionar inesperadamente, verifique o cabo elétrico, a ventoinha (para ver se está emperrada) e a chave liga/ desliga. Também é possível que o motor esteja com defeito.

1) Se você suspeita de defeito no motor, primeiro teste as escovas do motor com um multímetro.

se você suspeita de defeito no motor." src="http://static.hsw.com.br/gif/how-to-repair-small-appliances-31.jpg" border="0" width="400" height="274">

Teste as escovas do motor do aspirador do tipo vassoura com um multímetro
se você suspeita de defeito no motor

2) Gire o eixo do motor ou o bocal com a mão. O motor deve manter a continuidade.

3) Caso contrário, substitua as escovas ou leve o aspirador à assistência técnica autorizada. Se o motor não tiver conserto, talvez seja melhor comprar outro aspirador, porque o custo de um novo motor é um grande investimento.

Como consertar um aspirador de pó de arrastar

Um aspirador de pó de arrastar tem seus próprios procedimentos de consertos.

Manutenção da chave liga/desliga: como as chaves na maioria dos eletrodomésticos, a chave liga/ desliga do aspirador de arrastar é muito usada. Considerando-se a facilidade do conserto e o baixo custo de uma peça nova, essa chave é um dos primeiros componentes que devemos verificar se o aspirador não liga. Teste as escovas do motor do aspirador do tipo vassoura com um multímetro se você suspeita de defeito no motor.

1) Abra ou remova o corpo do aparelho para ter acesso à parte traseira da chave.

2) Use um multímetro para ver se há um circuito aberto quando a chave estiver desligada e um circuito fechado quando ela estiver ligada.

3) Além disso, verifique a fiação e os terminais para ver se estão conectados corretamente.

4) Se a chave realmente não funciona corretamente, retire-a e troque-a. Algumas chaves são presas ao aparelho com parafusos, outras com prendedores ou colchetes. Algumas são presas com rebites.

Manutenção de uma conexão de fio na unidade de potência: uma vantagem do aspirador de arrastar é que a parte que se desloca pelo piso é mais leve do que um aspirador do tipo vassoura. Uma desvantagem é que a energia precisa ser levada primeiro à unidade que se desloca pelo piso e, depois, à unidade de potência.

A conexão entre as duas unidades costuma ser fonte de problemas, mesmo nos aspiradores de altíssima qualidade. O motivo é que há quatro seções de conexão: da unidade móvel ao tubo flexível, de uma extremidade do tubo à outra, de uma extremidade do tubo sugador à outra e dentro do bocal. A extremidade de cada seção de fio tem um conector. Se a conexão não for suficiente, o bocal não funciona ou funciona apenas intermitentemente.

Na maioria dos casos, a manutenção dessa ligação de fios requer apenas a inspeção e ajuste de cada conector, sempre que necessário. Se um conector específico tiver uma ligação que apresente problemas com freqüência, pode-se limpar as conexões macho e fêmea com uma lixa de papel e uma lata de ar comprimido.

Fios partidos ou isoladores gastos às vezes podem ser reconectados e protegidos com fita isolante. Contudo, se o fio estiver dentro do tubo flexível (ou mangueira), é preciso que a mangueira também seja trocada.

Manutenção de um bocal: a manutenção do bocal em um aspirador de arrastar é bem parecida com a do bocal em um aspirador do tipo vassoura.

1) Remova os prendedores de cada extremidade do bocal e retire-o, bem como a correia motriz, do corpo do aparelho. Em muitos casos, tudo que se tem a fazer é limpar a escova e as duas extremidades. Remova qualquer excesso de pelos de animais ou fibras de carpete que possam estar presos ao bocal.

2) Se necessário, remova a flange e a tampa do bocal para retirar a escova do eixo e limpá-la ou trocá-la.

3) Verifique também a correia motriz e troque-a se estiver gasta ou danificada.

4) Ao reposicionar o bocal, puxe a correia para ver se ela tem tensão suficiente para girá-lo. Se a correia estiver frouxa, ajuste-a de acordo com as instruções no manual do usuário.

Manutenção do motor: o motor de um aspirador de arrastar é de fácil acesso na maioria dos modelos. Para testar e trocar as escovas do motor, siga as instruções abaixo.

1) Abra a tampa do aparelho e retire a tampa do motor.

Abra a tampa do aparelho para ter acesso ao motor.

Abra a tampa do aparelho para ter acesso ao motor

2) Coloque o multímetro nos dois fios que saem da chave liga/ desliga e chegam ao motor.

3) Gire o eixo do motor algumas vezes com a mão. O motor deve apresentar circuito fechado no teste, com certa resistência. Se o ohmímetro não indicar nenhuma resistência ou resistência infinita, o motor provavelmente está danificado.

4) Verifique as escovas do motor da mesma maneira, se forem acessíveis. Troque-as se necessário.

Para outros consertos no motor, leve o aspirador à assistência técnica autorizada. Se for preciso trocá-lo, avalie as condições gerais do aspirador e considere a possibilidade de comprar outro aparelho.

Manutenção do enrolador automático de fios: o enrolador automático de fios em um aspirador de arrastar é um dispositivo que simplesmente facilita guardar o fio. Ele não limpa nada. O enrolador automático de fios costuma ficar localizado na parte traseira da unidade móvel.

Uma mola interna proporciona tensão suficiente para recolher o fio. O enrolador gira o fio em círculo, por isso a extremidade interna do fio também precisa girar em círculo. Ao mesmo tempo, ele tem que estar eletricamente ligado ao motor.

Para que isso funcione,o fio fica preso a um contato giratório denominado bloco coletor. É um condutor circular de eletricidade que passa corrente da extremidade interna do fio a um bloco fixo. Se os blocos ficam sujos ou corroídos, eles não passam corrente ao motor.

1) Abra a tampa superior do aparelho. Há outra tampa de vedação que protege o enrolador automático de fios - e provavelmente o motor também - da câmara de vácuo.

2) Dependendo se você estiver limpando ou trocando o enrolador automático de fios, talvez seja necessário retirá-lo do corpo do aparelho. Para isso, encontre os prendedores que o mantêm no lugar e solte-os. Se necessário, corte os dois fios que vão do enrolador ao motor. Em alguns casos, é possível fazer ajustes e consertos sem cortar os fios do motor.

3) Limpe a sujeira do enrolador automático de fios, depois limpe o coletor e o bloco fixo, com pano macio embebido em álcool isopropil. Se apresentar corrosão, os blocos devem ser lixados superficialmente e depois limpos com pano.

4) Ajuste a mola se necessário e reinstale a unidade em ordem reversa, substituindo os fios cortados, se for o caso.

0 comentários:

Postar um comentário

free hit counter

Quase super busca

VIDEOS

manutenção em lap top CONSERTO DA CALCULADORA

O BLOG CRIADO PARA VC QUE GOSTA DE TECNOLOGIA

NOSSO PROPÓSITO É INTEIRAMENTE DIDÁTICO.

VALEU!!!

 

blogs